conecte-se conosco

Internacional

Câmara aprova impeachment de presidente dos EUA

Publicado


A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, hoje (13), o impeachment do presidente Donald Trump. Trump foi acusado formalmente de incitar uma insurreição contra o governo dos Estados Unidos. O impeachment na Câmara desencadeia um julgamento no Senado.

O único artigo do impeachment foi aprovado pela Câmara, de maioria democrata, por 232 a 197. Dez votos foram de republicanos, partido do presidente, que está nos últimos dias de seu mandato.

A votação realizada com as forças da Guarda Nacional e a polícia protegendo o Capitólio, que foi cercado por uma cerca de segurança erguida após o tumulto de 6 de janeiro.

O processo segue agora para o Senado, atualmente de maioria republicana. O Senado retorna do recesso em 19 de janeiro.

No dia 6, uma multidão invadiu o Capitólio e interrompeu a certificação formal da vitória do presidente eleito, Joe Biden, na eleição de 3 de novembro. Cinco pessoas morreram durante a invasão, inclusive um policial. Biden deve assumir o cargo em 20 de janeiro.

* Com informações da Agência Reuters

Edição: Fábio Massalli

Leia mais:  Após cumprir meta, Biden promete vacinar 200 milhões de americanos em 100 dias

publicidade

Internacional

VÍDEO: ondas de choque são geradas durante explosão do vulcão Cumbre Vieja

Publicado


source
Onda de choque é gerada durante explosão do Cumbre Vieja
Reprodução: Redes Sociais

Onda de choque é gerada durante explosão do Cumbre Vieja

Em uma das maiores explosões do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma , imagens desta sexta-feira (24) mostram momento exato em que aparece ondas de choque em meio a nuvem de cinzas.

Além disso, o som dos estrondos explodindo é assustador. Veja o vídeo:

O aumento de sinal sísmico com processos explosivos forçaram a evacuação de mais três cidades em La Palma. As últimas saídas ocorreram nesta sexta-feira, dos bairros de Tajuya e Tacande de Abajo e Tacande de Arriba , atingiram 160 pessoas, a maioria das quais encontrou refúgio com familiares ou amigos.

Segundo a Pelvoca (Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias),  o número total de moradores evacuados da ilha durante o episódio da erupção que começou no último domingo já ultrapassa 6.200 pessoas.

É o que explica o diretor técnico da Pevolca, Miguel Ángel Morcuende, que detalhou que 150 das 160 pessoas deixaram suas casas por conta própria e outras 10 com deficiências diversas foram evacuado em ambulâncias.

O vulcão Cumbre Vieja , nas Ilhas Canárias,  entrou em erupção no último domingo (19), às 11h10 do horário de Brasília. Ele estava em nível máximo de alerta desde a semana passada.


Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Mais Lidas da Semana