conecte-se conosco

Saúde

Confusão mental é sintoma comum da Covid-19 em idosos, diz estudo

Publicado


source
idosos
Getty Images

Confusão mental pode indicar Covid-19

Uma pesquisa recente aponta que o sentimento de confusão e até delírios são comuns em pacientes mais idosos da Covid-19. A pesquisa foi conduzida por profissionais do King’s College de Londres e afirma que o sintoma está relacionado aos efeitos da infecção no cérebro.

Os cientistas, porém, reforçam que a frequência do sintoma é mais alta em pacientes que já enfrentam um momento de fragilidade, com velhice avançada. Cerca de 850 pacientes com mais de 65 anos participaram da pesquisa.

Entre os idosos que precisaram ser hospitalizados, pelo menos 18% afirmaram que confusão mental era o único sintoma da doença. Além disso, os pacientes com saúde considerada “frágil” apresentaram três vezes mais chances de sentir confusão e alucinações. 

Os pesquisadores investigam agora as causas concretas do sintoma, que pode ser causado pela relação direta do vírus no cérebro ou até mesmo por um efeito relacionado à febre, outro sintoma comum da doença.

Leia mais:  Beber demais pode diminuir eficácia de vacinas contra Covid-19, aponta pesquisa
Fonte: IG SAÚDE

publicidade

Saúde

Queiroga fala sobre antecipação de vacinas e campanha de imunização

Publicado


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou hoje (21), em entrevista ao programa A Voz do Brasil, sobre o andamento do Plano Nacional de Imunização (PNI) e sobre a articulação do governo federal para adiantar doses de vacinas. O ministro também falará sobre a produção de insumo farmacêutico ativo (IFA) e sobre as transferências de conhecimento e tecnologia envolvidas no processo de produção.

Acompanhe ao vivo:

Leia também:

Marcos Pontes pede integração do continente para vencer a pandemia

 O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou que é necessário um movimento regional no continente para vencer a covid-19. Pontes participou, na manhã de hoje (21), de fórum organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

» Leia mais

Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (21), em Brasília, que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Janssen, deve chegar ao Brasil às 6h45 de amanhã (22), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Leia mais:  Entre apoio e críticas, países se dividem sobre vacina russa contra Covid-19

» Leia mais

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

Continue lendo

Mais Lidas da Semana