conecte-se conosco

Economia

Conselho da Petrobras convoca assembleia para substituir de presidente

Publicado


O Conselho de Administração da Petrobras decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), em data a ser definida, para deliberar sobre a troca de comando da empresa. A medida foi tomada nesta terça-feira (23), após reunião dos conselheiros da estatal. A companhia se pronunciou em nota, detalhando os próximos passos para a posse do general Joaquim Silva e Luna como presidente da empresa, indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

A AGE tem o objetivo de deliberar sobre a nomeação de Silva e Luna para o lugar do atual presidente da estatal, Roberto Castello Branco. O pedido de realização da assembleia havia sido formulado pelo Ministério das Minas e Energia.

Segundo o comunicado divulgado pela companhia no início da noite, a AGE será realizada antes da Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021. Na AGO será decidida a destituição de Castello Branco do cargo de membro do Conselho de Administração, o que acarreta a destituição dos demais sete membros do conselho de eleitos na AGO de julho de 2020. Serão eleitos oito membros do Conselho de Administração e haverá a eleição do presidente do conselho.

Leia mais:  Número de trabalhadores em home office diminui em novembro de 2020

A estatal pontuou ainda que o Conselho de Administração “continuará a zelar com rigor pelos padrões de governança da Petrobras, inclusive no que diz respeito às políticas de preços de produtos da companhia”. Os membros da diretoria executiva têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021 e contam com o apoio do Conselho.

Edição: Aline Leal

publicidade

Economia

IR 2021: Receita recebeu mais de 1,1 milhão de declarações em três dias

Publicado


source
Receita Federal recebeu 1,1 milhão de declarações do IR em três dias
Marcello Casal JR/Agência Brasil

Receita Federal recebeu 1,1 milhão de declarações do IR em três dias

A Receita Federal recebeu em três dias 1.140.989 declarações do  Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. O boletim considerou envios até as 11 horas desta quarta-feira (3). A expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo, 30 de abril.

Quem ainda não entregou a declaração pode preencher e fazer o envio por meio do serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível para tablets e smartphones, em iOS e Android, ou por meio do Programa Gerador da declaração (PGD), online (com certificado digital), na página da Receita.

O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Download do Programa”, na aba IRPF 2021. Em seguida, escolha qual o sistema operacional do computador que está baixando o programa (Windows, outros). O usuário será direcionado para outra página, na qual deverá concluir o download do programa.

Se a declaração do IR for pelo smartphone, tem que aguardar a liberação do aplicativo “Meu Imposto de Renda” estar disponível na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android).

Leia mais:  Produção industrial cresce pela sexta vez seguida, mas ainda tem perdas no ano

Você viu?

Depois de baixar o programa, logo na primeira tela, vão aparecer em tópicos as novidades deste ano para a declaração. Esta tela é apenas informativa e, para preencher o formulário, é necessário fechá-la.

Depois de ler e fechar a aba das novidades, o usuário deverá optar pelo tipo de declaração. Para prestar as contas anuais, deve clicar em “Declaração de Ajuste Anual”.

O contribuinte também deverá optar entre importar dados da declaração do ano anterior ou preencher uma do zero, Se for a segunda opção, deverá clicar em “Iniciar declaração em branco” e informar o CPF e nome completo.

Uma caixa de diálogo recomendará o preenchimento de todas as fichas nas telas seguintes para, no final, escolher entre os modelos simplificados — com desconto de 20% dos rendimentos tributáveis — ou completo — com direito a todas as deduções legais.

Leia mais:  Desemprego subiu 27,6% em quatro meses de pandemia

Continue lendo

Mais Lidas da Semana