conecte-se conosco

Mato Grosso

Detran-MT aprimora prova teórica para promover a acessibilidade as pessoas surdas

Publicado


Em razão das dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas no momento da realização da prova teórica de direção, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) adequou a prova teórica para o formato em Libras, buscando garantir o acesso a comunidade surda na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A gravação da tradução das provas foi realizada pelo Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

A prova contém 30 questões e 4 alternativas, sendo que cada alternativa tem um vídeo traduzido para Libras, para facilitar o entendimento dos candidatos surdos.

Os exames teóricos já foram aplicados na sede do Detran-MT, em Cuiabá, e na 51ª Ciretran de Campo Verde.  

O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, explica que muitas vezes os candidatos surdos têm dificuldade com a língua portuguesa e pouca orientação em Libras, gerando falta de compreensão no momento da leitura da prova teórica.

De acordo com o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, além dos candidatos surdos, as provas também irão atender os candidatos que possuem dislexia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, em virtude do acréscimo do tempo de realização da prova do candidato que é de 90 minutos, quase o dobro do tempo padrão para a população em geral.  

Leia mais:  Em Mato Grosso, 28 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca que as adequações na prova teórica buscam garantir o acesso ao serviço a todos os cidadãos e o atendimento digno da pessoa humana. 

Atendimento exclusivo

Desde o final do ano passado, o Detran-MT já conta com atendimento exclusivo aos cidadãos surdos com suporte do intérprete de libras para auxiliar no momento da realização do serviço presencial.

Para ter esse atendimento exclusivo, o cidadão surdo deve fazer o agendamento prévio através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), pelo link CLIQUE AQUI 

O atendimento com suporte do intérprete de libras é realizado somente as quartas-feiras, no período matutino e vespertino, na sede do Detran-MT, em Cuiabá. 

Fonte: GOV MT

publicidade

Mato Grosso

Elevador do mirante está em perfeitas condições; Sema-MT agiliza contratação de empresa de manutenção para liberar uso

Publicado


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informa que o elevador que leva ao topo do novo Mirante do Parque Mãe Bonifácia está em perfeitas condições de uso. A secretaria está agilizando a contratação de empresa que fará a manutenção do equipamento para liberar a utilização nos próximos dias.

Os cuidados são necessários para garantir a segurança e bem estar dos usuários da atração turística, bem como integridade do bem. 

Assim que disponível para a população, o elevador atenderá idosos, gestantes e deficientes físicos.

O Mirante está com o acesso liberado pelas escadas. A lotação máxima é de 20 pessoas na estrutura e o uso das escadas deve ser consciente, ou seja, apenas para acessar a vista panorâmica e não para atividades físicas de impacto.

O Parque Mãe Bonifácia está localizado na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, e aberto para visitação todos os dias, das 6h às 18h.

Fonte: GOV MT

Leia mais:  Moradores de rua recebem cobertores de ação social do Governo do Estado
Continue lendo

Mais Lidas da Semana