conecte-se conosco

Cuiabá

Edna Sampaio divulga carta aberta em defesa do lockdown e de mudanças na política de saúde

Publicado


Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá

A vereadora Edna Sampaio (PT) divulgou nesta quinta (25) uma carta aberta onde cobra da prefeitura e do governo do Estado a decretação de lockdown imediato e mudanças urgentes na gestão da saúde. A carta é assinada pelo Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos, do qual fazem parte mais de 90 co-vereadores.

O documento cobra garantia de renda para desempregados e pessoas em situação de pobreza para que possam cumprir o isolamento social e defende a testagem em massa da população.

Pedindo a união de forças entre governo e prefeitura no combate à pandemia, recomenda que seja criada uma “sala de situação” multidisciplinar, reunindo profissionais de diversas áreas do conhecimento, para elaborar estratégias de enfrentamento à doença.

A carta cobra que as organizações populares, os conselhos, as organizações de movimentos sociais e os poderes legislativo e judiciário sejam inclusos na discussão das políticas. Também pede políticas de educação para a saúde, com objetivo de orientar a população sobre os cuidados de prevenção.

O documento alerta que o país concentra 10% dos mortos por Covid-19 no mundo, embora represente somente 3% da população mundial e aponta Mato Grosso entre os quatro estados brasileiros com maior número de mortos proporcionalmente ao quantitativo de infectados.

Edna Sampaio tem destacado a população negra, que compõe mais de 61% das vítimas da doença na capital.

Segundo dados oficiais, o Estado registrou 294.974 casos até esta quinta (25), dos quais 35,8% eram de vítimas pardas e 2,92% de pretas. Na capital, já são 63.656 casos confirmados em residentes locais, dos quais 34,8 mil são pardos e 3,9 mil são pessoas pretas, quantidade que corresponde a 60% do total. Também foram registrados 11.264&nbsp casos de residentes em outros municípios.

“Essa tragédia não está acometendo de forma igual todos os grupos sociais. Os pretos e os pardos representam grande parte dos que adoecem e vão a óbito. Por isso, é importante discutir o racismo estrutural e as ações que o poder público tem feito em relação a isso”.

Confira o documento em anexo.

Live

Nesta quinta-feira, às 19 horas, a vereadora realiza live em sua página no Facebook com a secretária de saúde de Araraquara (SP), Eliana Honain. A cidade é considerada referência no combate a Covid-19.&nbsp Como resultado de um lockdown restrito de um mês, o número pacientes locais internados caiu de 180 para 94, enquanto os internados de outros municípios em hospitais de Araraquara subiu de 38 para 78.

Na semana de primeiro de fevereiro a 21 de março, houve 58% de queda na média móvel de novos casos e entre os dias 26 de fevereiro e 21 de março, queda de 31% na quantidade de pacientes internados.

Neusa Baptista/ Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio

Fotos Relacionadas

Leia mais:  Primeira-dama elabora o "Vacina Solidária" para incentivar a doação de alimentos às famílias carentes

publicidade

Cuiabá

“O servidor público é o braço direito de qualquer gestor e isso precisa ser honrado”, reafirma prefeito que quita folha salarial de julho na sexta

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, quita nesta sexta-feira (30), o salário dos servidores públicos referentes ao mês de julho. Com a medida, o chefe do Executivo segue com o compromisso firmado com os colaboradores em manter i o pagamento referente a  folha salarial no mês trabalhado. “Essa é uma marca que mantenho da minha gestão desde o primeiro mandato como chefe do Executivo Municipal. Um servidor valorizado, com remuneração em dia, com certeza o resultado será sempre positivo em relação à prestação de serviços à sociedade. Jamais faltarei com o meu compromisso”, enfatizou o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, a Prefeitura de Cuiabá conta com aproximadamente 16 mil servidores ativos e mais cinco mil beneficiários do Cuiabá-Prev, totalizando uma folha de cerca de R$ 69 milhões.

“O servidor público é o braço direito de qualquer gestor e isso precisa ser honrado. Uma das formas de fazer esse discurso se valer na prática é tendo esse compromisso com a folha salarial em dia. A gestão Emanuel Pinheiro sempre vai agir com respeito e valorização aos servidores, por entender que uma administração não se faz sozinho. Cada servidor exerce uma contribuição fundamental”, finalizou.

Leia mais:  Pagamento dos servidores municipais será feito na sexta-feira; Prefeito destaca responsabilidade

Continue lendo

Mais Lidas da Semana