conecte-se conosco

Turismo

Ilha de Páscoa reabre com adoção de medidas sanitárias

Publicado

A ilha de Páscoa se fechou completamente e agora retorna com exigências sanitárias para turistas
Pixabay

A ilha de Páscoa se fechou completamente e agora retorna com exigências sanitárias para turistas

Turistas podem voltar a visitar a Ilha de Páscoa, considerada uma das ilhas mais isoladas do mundo, a Ilha Rapa Nui, como é chamada na língua nativa, ficou fechada por mais de dois anos para o turismo nacional e internacional por causa da pandemia da Covid-19.

Agora, com a reabertura, o destino determinou uma série de medidas, especialmente no campo da saúde. A informação foi divulgada nesta semana.

Para entrar na ilha, é preciso preencher um formulário online, ter um teste PCR negativo e que não exceda 24 horas antes do embarque; ter bilhete de ida e volta (estadia na ilha, como turista, deve ter prazo máximo de 30 dias); bilhete de identidade e/ou passaporte; ter reserva em alojamento turístico registado na Secretaria Nacional de Turismo ou uma carta convite escrita por um residente.

Ainda de acordo com o governo chileno, os voos programados para agosto são dois semanais, às quintas-feiras e sábados. Será avaliado também a ampliação de um voo em setembro, que provavelmente será na segunda-feira. Além disso, a prioridade na venda das passagens aéreas na primeira fase de visitas será para passageiros que deixaram o passeio pendente no período de encerramento do turismo na ilha.

Todas as pessoas que viajarem para a Ilha de Páscoa de navio ou aeronave devem apresentar seu certificado PCR negativo no momento do embarque. No caso de menores de seis anos, será permitida a apresentação de teste de antígeno negativo para detecção rápida de Covid, realizado em um centro de saúde autorizado pela Autoridade de Saúde.

Os viajantes também devem ter o Passe de Mobilidade (vacinas validadas no caso de estrangeiros) para fazer o traslado até a ilha. As informações são do site Melhores Destinos.

Além disso, todos visitantes estarão sujeitos a um protocolo de monitoramento, por telefone ou pessoalmente, que será realizado até 7 dias após a chegada. Com isso, os turistas podem ser selecionados aleatoriamente pelas equipes de Saúde entre o primeiro e o quinto dia de chegada na ilha, para fazerem um teste de Covid-19.

Leia mais:  Taste Atlas: Pavê está entre as 50 melhores sobremesas do mundo

Caso o passageiro não concorde em efetuar o teste ou obtenha um resultado positivo, deve iniciar a quarentena pelos 7 dias seguintes no local indicado pela Autoridade de Saúde.

O Hospital Hanga Roa é um deles, e recebeu equipamentos que lhe permitirão alargar a cobertura de cuidados contra a Covid-19. Para além disso, foi instalada ainda uma bomba de oxigénio para o atendimento de doentes respiratórios e protocolos para a transferência de doentes críticos para o continente. O Hotel O’TAI também recebeu uma instalação sanitária com capacidade máxima de 100 pessoas.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.


Fonte: IG Turismo

publicidade

Turismo

Homem tenta abrir porta do avião durante voo e apavora passageiros

Publicado

Homem que tentou abrir porta de avião que saía do Chipre para o Reino Unido estava aparentemente bêbado.
Pexels

Homem que tentou abrir porta de avião que saía do Chipre para o Reino Unido estava aparentemente bêbado.

Um  passageiro aparentemente bêbado tentou abrir a porta de um avião durante um voo que saía do Chipre com direção ao  Reino Unido. O episódio ocorreu em uma viagem da companhia britânica Tui Airways na última terça-feira (16).

“Ele [o passageiro] estava tentando abrir as portas de saída de emergência para tentar sair do avião”, disse Melissa Brown, 32, ao Kennedy News, segundo o New York Post.

“Todo mundo começou a gritar: ‘Socorro, vamos morrer!’ Era como se ele quisesse matar todos nós. Foi absolutamente aterrorizante”, contou a mulher que estava de férias em Pafos, no Chipre, com seu parceiro e dois filhos, e voltava para casa em Manchester, na Inglaterra.

Leia mais:  Casa de show une espetáculo musical, gastronomia e atmosfera burlesca

Ela relatou na entrevista que o homem andava constantemente para cima e para baixo nos corredores do avião e que de vez em quando se trancava no banheiro.

“Ele estava sendo perturbador e deixando as pessoas bastante agitadas e assustadas. Minha filha estava ficando muito agitada e angustiada porque podíamos dizer que ele estava embriagado, definitivamente porque ele estava se chacoalhando e fazendo coisas do tipo”, disse.

A mãe relatou ainda que uma comissária se aproximou dela e disse que eles estavam “tendo dificuldades” com o homem e que ele estava fazendo ameaças a eles.

“De repente, ele pulou no meio do avião, perto da saída de emergência, e começou a fazer sinais com as mãos, orando muito alto em um idioma diferente”, disse Melissa. Segundo ela, na tradução o homem dizia algo como: “Todo mundo precisa começar a orar. Vejo todos vocês no céu”.

Ela conta que diante da situação os passageiros começaram a gritar, agarrando seus filhos e correndo para a parte de trás da aeronave. Enquanto isso, um grupo de homens tentou dominar o perturbador. Dois policiais de folga que estavam presentes no voo conseguiram prender o homem em um assento até que o piloto pudesse ativar o pouso de emergência.

Leia mais:  Cruzeiro no rio Nilo é opção diferenciada para conhecer o Egito

“O piloto fez uma descida muito rápida para um aeroporto na Croácia . Estávamos literalmente caindo do céu”, afirmou a mulher. “Foi realmente traumático”, lembra.

Segundo o New York Post, a companhia aérea declarou: “A saúde e a segurança de nossos clientes e tripulantes são sempre nossa maior prioridade e, devido a um passageiro perturbador, o voo foi forçado a desviar para Zagreb, na Croácia. O passageiro foi desembarcado, recebido pela Polícia e não viajará com Tui quando o voo partir. Adotamos uma abordagem de tolerância zero ao comportamento perturbador em nossos voos”.

Acompanhe o  iG Turismo também pelo Instagram  e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o  perfil geral do Portal iG no Telegram.

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

Mais Lidas da Semana