conecte-se conosco

Agro News

Impactos da cigarrinha-do-milho nas lavouras será tema de Live

Publicado


Defesa Agrícola

Impactos da cigarrinha-do-milho nas lavouras será tema de Live

Pesquisador irá abordar características, disseminação e os prejuízos causados pelo inseto

06/04/2021

Com a cultura do milho em pleno desenvolvimento em Mato Grosso, o produtor rural pode se deparar com um problema: a cigarrinha-do-milho. O inseto provoca doenças conhecidas como enfezamento da planta e virose da risca, ocasionando perda de produtividade. Para tratar do assunto, a equipe técnica de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) vai promover uma Live, na próxima terça-feira (13.04), às 18h, no canal do Youtube Aprosoja MT.

O pesquisador doutor em Entomologia da Embrapa Cerrados, Charles Martins de Oliveira, vai apresentar aos telespectadores quais são as características do inseto-vetor, como se comporta e os impactos causados. “A cigarrinha está amplamente distribuída em todas as regiões produtoras de milho no Brasil. Quando uma lavoura apresenta um grande número de plantas doentes e com alta severidade, os prejuízos na produção de grãos podem ser superiores a 70%”, explicou.

Leia mais:  Famílias assentadas recebem 1.060 títulos definitivos no Rio Grande do Norte

Durante a Live, os produtores poderão esclarecer dúvidas e aprender sobre boas práticas agrícolas de manejo dos enfezamentos. “As técnicas adotadas ajudam a reduzir os prejuízos causados e permitem a convivência com essas doenças, já que dificilmente o produtor conseguirá evitar que a cigarrinha-do-milho apareça em suas lavouras”, pontuou o pesquisador.

A gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech, ressaltou que a demanda pela palestra se deu por conta de várias queixas de produtores em decorrência dos danos causados pela cigarrinha. “O nosso produtor rural sempre será assistido pela Aprosoja. Quando identificamos algum problema na lavoura, temos que buscar soluções. A Live com o especialista na área será uma oportunidade para evitarmos maiores danos à lavoura e, consequentemente, prejuízos na produção”, esclareceu.

Fonte: Marcella Lírio

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

publicidade

Agro News

Aprosoja faz mudança na forma de acionar o Classificador Legal

Publicado


Defesa Agrícola

Aprosoja faz mudança na forma de acionar o Classificador Legal

A partir do dia 12 de abril, o formato será via Canal do Produtor

05/04/2021

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) informa que, a partir do 12 de abril o acionamento do Classificador Legal terá novo formato, será via Canal do Produtor. De forma simples, rápida e fácil o produtor aciona o Canal, abre um a ordem de serviço, automaticamente o computador compila os dados e encaminha para o classificador mais próximo do município solicitado, que receberá a demanda e fará o alinhamento direto com o produtor rural solicitante.

De acordo com a gerente Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech, “a mudança na forma do acionamento vai possibilitar a ampliação e celeridade nos atendimentos, além disso, os diagnósticos dos problemas que ocorrem na classificação serão identificados mais facilmente”.

Atualmente, o projeto Classificador Legal da Aprosoja, conta com 10 técnicos cadastrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que promovem a mediação confiável entre o produtor rural e as traidings, na classificação de grãos, fazendo cumprir a legislação em suas instruções normativas do Estado.

Leia mais:  Famílias assentadas recebem 1.060 títulos definitivos no Rio Grande do Norte

Para o presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, o projeto é muito importante para que o produtor rural tenha maior transparência na negociação dos grãos. “A classificação é diferenciada em muitos lugares e algumas vezes não condizem com a realidade. É aí que entra o Classificador, para garantir critérios e uma classificação de grãos justa e imparcial “, pontuou Cadore.

Canal do Produtor: (65) 3027-8100

Fonte: Rosangela Milles

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Continue lendo

Mais Lidas da Semana