conecte-se conosco

Prefeitura Várzea Grande MT

Lagoa do Jacaré, no bairro Cristo Rei, recebe mutirão de limpeza

Publicado


Considerada uma área de preservação ambiental, a Lagoa do Jacaré – localizada na região do grande Cristo Rei – tem sofrido com a falta de conscientização de pessoas e empresas que realizam descarte de resíduos sólidos nas margens da lagoa, causando a poluição e degradação do local, o que tem obrigado o poder público a realizar, regularmente, mutirões de limpeza para amenizar os problemas causados por essa ação.

Seguindo todos os protocolos de segurança à Covid-19, foi executada, neste fim de semana, uma força-tarefa envolvendo equipes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Turismo, Rotary Clube, além de voluntários, que atuaram em diversos pontos da lagoa.  

 “A Lagoa do Jacaré é uma importante área de preservação ambiental que há décadas vem sentindo o seu agravamento em decorrência da falta de conscientização de caçambeiros e da população local, que utiliza esse espaço como depósito de lixo, contribuindo para a degradação ambiental. Muitas ações já foram feitas e o resultado não tem sido satisfatório, porém se não houver comprometimento de todos, implementação de investimentos em infraestrutura, conscientização da população e punição das pessoas que contribuem com esse ato criminoso, a questão não será solucionada”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Fernando da Silva Sé.

Leia mais:  Corujinha da Vacinação quer resgatar idosos que ainda não se imunizaram contra a Covid-19

Para a gerente de Educação Ambiental, Selma Guimarães Souza, para que as ações de revitalização da Lagoa do Jacaré surtam efeitos, é necessário que haja o engajamento de todos os envolvidos e, principalmente, a necessidade de um novo modelo de educação ambiental, que começa na escola, passando para a família e envolvendo toda a comunidade para um bem comum. “O poder público faz a sua parte, mas também necessita do apoio dos moradores que devem fazer o dever de casa e de, também, serem os fiscalizadores de ações provocadas por terceiros, que contribuem para a poluição de uma área de preservação tão importante para a região do grande Cristo Rei”.

Selma Guimarães disse ainda que um projeto de revitalização também está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, em parceria com Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – Cefapro (Centro de Formação de Professores) e a Universidade de Várzea Grande – Univag. “Essa equipe estará trabalhando na coleta da água e realizando estudos na microbacia da Lagoa do Jacaré. O resultado do diagnóstico ambiental dará suporte para a elaboração dos projetos de arquitetura e urbanismo, que prevê a realização de um parque no local”, adiantou.

Leia mais:  Várzea Grande entrega Casa de Acolhimento para Meninas em situação de risco

O gerente da Administração Regional do Cristo Rei, Aluísio Fernandes de Oliveira, disse que essa é a terceira ação que a Prefeitura Municipal e parceiros realizam na Lagoa do Jacaré. “Desde o início do ano, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana vêm atuando nesta localidade, com a utilização de máquinas pesadas, como trator e caminhão para a retirada do material descartado pela população. O trabalho tem sido intenso, mas ainda falta a conscientização de muitas pessoas que ainda insistem em fazer desta área um bolsão de lixo. Nós vamos continuar trabalhando para diminuir essa questão e tornar esse espaço um ambiente de lazer para esta população, porém sem a participação efetiva da comunidade, o nosso trabalho será em vão“, pontuou o gerente.

publicidade

Prefeitura Várzea Grande MT

Várzea Grande fará quatro ações de vacinação para todos os públicos inclusive jovens

Publicado


Quatro grandes ações de vacinação contra a COVID 19, três Corujões da Vacinação e o ‘Sextou Vacina VG’, serão desencadeadas desta quarta-feira dia 22 até segunda-feira dia 27 de setembro, em Várzea Grande. O objetivo é acessar o máximo de pessoas e oportunizar à população horários e locais diferentes facilitando o acesso à imunização, reforçando ainda a vacinação de jovens de 12 a 17 anos com comborbidades e de 15 a 17 anos sem comorbidades e que estavam pré-agendados e já confirmados, antes da decisão do Ministério da Saúde de suspender a vacinação para jovens.

“Serão quatro dias distintos com pontos fixos e de drive-thru com horários flexíveis e estendidos com o objetivo de facilitar ao máximo a vida das pessoas”, salienta o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, assinalando que a ordem do prefeito Kalil Baracat é dar continuidade, volume e vacinar o máximo de pessoas.

Nesta quarta-feira, dia 22, a vacinação será no ponto fixo do Miniestádio no bairro Jardim dos Estados, no Corujão da Vacinação das 16h às 22h, podendo se vacinar primeira e segunda dose agendadas, a dose de reforço ou terceira dose, para idosos e os adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e sem comorbidades de 15 a 17 anos.

Dia 23, quinta-feira será a vez da vacinação no drive-thru do Parque Berneck, das 16h às 22h, podem se vacinar aqueles agendados para primeira e segunda dose, a dose de reforço para idosos e também os adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e sem comorbidade de 15 a 17 anos.

Leia mais:  Várzea Grande inicia vacinação contra Covid 19 em servidora com 27 anos de serviços prestados

Dia 24, é dia do “Sextou Vacina VG”, ponto fixo no ginásio de esportes “Fiotão”. Serão 16 horas direto, das 8h à meia-noite, vacinando todos os públicos previstos no Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde e contemplando os diversos programas implementados em Várzea Grande como o Resgate Cidadão; Plantão da 2ª Dose, Corujão, Corujinha entre outros. 

“O ‘Sextou Vacina VG’ é o nosso destaque. Estamos na terceira edição dentro da campanha de vacinação contra a COVID 19, uma nova forma de oportunizar e abrir espaço para que durante o dia inteiro e até à meia noite, as pessoas possam ir vacinar e garantir a imunização que comprovadamente é eficaz. Os públicos contemplados pelos programas municipais de vacinação como o Plantão da 2ª dose; o Resgate Cidadão; Corujão, Corujinha, entre outros em que não há necessidade nem de ter cadastro, basta comprovar ter 18 anos e residir na cidade através do Cartão do SUS, além de ser uma oportunidade para os faltosos contemplam a todos os públicos. Estamos aqui de plantão recebendo de braços abertos a todos. Ainda iniciamos a vacina da população adolescente de 12 a 17 anos com comorbidades e a terceira dose dos idosos e a vacinação de jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades”, pontua Gonçalo de Barros.

Leia mais:  Dia "D" de vacinação em Várzea Grande antirrábica será neste sábado 7 de novembro

Já na segunda-feira, dia 27, a vacinação será em sistema de drive-thrue fixo na Clínica do UNIVAG, das 16h às 22h. Também vacinando primeira e segunda dose agendadas, a dose de reforço para idosos e os adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos e sem comorbidades de 15 a 17 anos.  

“No ‘Sextou Vacina VG’ pessoas acima de 18 anos que não conseguiram fazer o cadastro no site, nós fazemos os cadastros, atualizamos o cartão do SUS e vacinamos. Para isso é necessário trazer documentos pessoais com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço”, lembrou o secretário, frisando que a decisão de manter a vacinação para jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades é uma decisão de respeito para com aqueles que se cadastraram e desejam vacinas. “Aguardamos a manifestação oficial do Ministério da Saúde para retomarmos a vacinação dos jovens de 12 a 14 anos, que é uma decisão sensata, ainda mais quando a maioria dos países já analisam vacinar crianças de 5 anos acima”, disse Gonçalo Barros.

Continue lendo

Mais Lidas da Semana