conecte-se conosco

Política Nacional

Lula chama Bolsonaro de “ameaça ao planeta” e sugere quebrar patente de vacinas

Publicado


source
Ex-presidente Lula
Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou carta nesta quarta-feira (7) na qual chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “ameaça ao planeta” por conta da forma como o governo federal faz o combate da pandemia da Covid-19 .

“Infelizmente, nosso país é considerado hoje uma ameaça global, pela circulação descontrolada do vírus e o surgimento de novas mutações. É preciso que se diga que essa ameaça ao planeta tem nome e sobrenome: Jair Bolsonaro, um presidente da República que nega sistematicamente a ciência e que faz pouco caso do sofrimento do povo que jurou defender”, escreveu o petista.

No comunicado, Lula ainda fala sobre o posicionamento de Bolsonaro contra a quebra de patentes de vacinas. “Numa decisão indefensável e irresponsável, o governo Bolsonaro se posicionou contra a quebra das patentes das vacinas, que contribuiria de forma significativa para o enfrentamento à Covid-19”, afirmou o ex-presidente.

De acordo com o petista, “em vez de defender os imunizantes como um bem público para a humanidade, esse governo defende a comercialização privada das vacinas e sua concentração em poucas empresas e países”.

“Hoje, Dia Mundial da Saúde, é dia de luta contra o genocídio. Contra o negacionismo de um governo que trata a maior crise sanitária da nossa história como uma gripezinha, e que diz ‘E daí?’ para os nossos mortos. O mesmo governo que, ainda em 2020, no início da pandemia, deixou de contratar até 700 milhões de doses de vacina que lhe foram oferecidas. Uma irresponsabilidade criminosa que já custou e seguirá custando vidas e mais vidas”, disse Lula.

Após a anulação de condenação do ex-presidente do caso do tríplex de Guarujá, no litoral paulista, ele voltou a ser um forte adversário de Bolsonaro e virtual candidato para as eleições de 2022.

publicidade

Política Nacional

Senador Alessandro Vieira pede para CPI da Covid investigar estados e municípios

Publicado


source
Senador Alessandro Vieira (Cidadania)
Reprodução

Senador Alessandro Vieira (Cidadania)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) pediu que a CPI da Covid investigue também estados e municípios. Neste sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez o mesmo pedido , acusando a CPI de “perseguir” seu governo.

“Garantimos a abertura da CPI da Covid e agora apresentamos o pedido para ampliar o seu escopo, incluindo os atos praticados por governadores, prefeitos e outros agentes administrativos”, escreveu Alessandro Vieira, em sua conta no Twitter.

O senador, que não é da base aliada do governo, ainda disse que “é preciso apurar a verdade em todas as esferas” e que “quem não deve não teme”.

Leia mais:  ‘Enquanto eu for presidente, só Deus me tira daqui’, diz Jair Bolsonaro
Continue lendo

Mais Lidas da Semana