Cuiabá

Mutirão de limpeza da LIMPURB atenderá quinze localidades nesta terça-feira (23); bairros receberão serviços de capinação e manutenção na iluminação pública

Publicado

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) atenderá, nesta terça-feira (23), quinze pontos da capital por meio do mutirão de limpeza. Durante a ação, as localidades serão contempladas com equipes que realizarão serviços como pintura de meio-fio, capinação, roçagem, varrição e manutenção na iluminação pública.

Desta vez, os moradores dos bairros Jardim América, Altos da Serra I, Santa Rosa e São João Del Rey receberão as equipes de limpeza.

A Avenida do Contorno Leste, Cemitério do São Gonçalo, Centro Comunitário do bairro Cidade Verde, Praça do Jardim Europa, Avenida das Torres, Ginásio do Quilombo, Praça do bairro São Carlos, Rodovia Emanuel Pinheiro, Orla do Porto e Praça do bairro Bosque da Saúde também serão atendidos com ações de zeladoria e serviços urbanos.

Nestes locais, os caminhões do programa Cata-treco, serviço implementado na gestão Emanuel Pinheiro, atenderão aos moradores que desejam fazer o descarte de entulhos, móveis velhos como sofás, armários, geladeiras, camas e colchões, além de restos de poda de árvore, retirada de bolsões de lixo e materiais que não são recolhidos na coleta regular.

Leia mais:  Fred Gahyva apresenta projeto para modernizar o agendamento na saúde pública de Cuiabá

A Limpurb ainda reforça que a ação tem o objetivo de atender os bairros da capital de forma ágil e eficiente. Cerca de 150 profissionais estão trabalhando nesta iniciativa da Prefeitura de Cuiabá.

O serviço de ‘Cata-treco’ pode ser agendado pelo telefone (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Câmara debate autismo tardio e reforça a importância do diagnóstico precoce

Publicado

Ana Cláudia Fortes – assessoria Vereadora Maysa Leão

Em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) cedeu espaço na Tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá ao professor universitário, cientista e escritor Felipe Thomaz Aquino. Autista diagnosticado tardiamente, Felipe compartilhou sua trajetória e trouxe reflexões profundas sobre o autismo na vida adulta e o papel da ciência na inclusão.
Durante a fala, Felipe destacou o impacto do diagnóstico em sua vida pessoal e profissional, e ressaltou a importância de espaços de escuta e acolhimento, como o da Tribuna. “Voltar a esta Casa, pouco mais de um ano após receber o diagnóstico de autismo nível 1 e TDAH, é simbólico. A visita anterior abriu portas para o meu projeto ‘Ciência sem Moagem’ e para novas conexões. Conhecer a vereadora Maysa Leão, que conhece a causa, foi uma dessas grandes conexões. Somos chamados de ‘lentos’, mas a verdade é que seguimos em nosso próprio ritmo, resistindo a um mundo que exige velocidade e produtividade a qualquer custo”, afirmou.
Felipe aproveitou a oportunidade para falar sobre seu livro, com o selo do projeto “Ciência sem Moagem”, voltado à divulgação científica acessível, e pediu apoio para ampliar a distribuição da obra. “Recebemos um recurso da UFMT para a primeira tiragem, mas precisamos do apoio de autoridades e da iniciativa privada para alcançar mais pessoas com conteúdo científico de qualidade e linguagem acessível”.
Maysa Leão reforçou o alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista. “O Felipe chegou onde chegou mesmo sem diagnóstico na infância. É professor universitário, cientista, escritor. Mas e se ele tivesse tido acesso à terapia desde cedo? Talvez tivesse evitado anos de sofrimento, de sensação de inadequação, de solidão. Por isso, nosso trabalho precisa ser por mais acesso, por mais informação e mais acolhimento. Pessoas autistas não são anjos, nem gênios – são seres humanos, com dificuldades e potencialidades, e precisam ser respeitados”, afirmou a parlamentar.
A vereadora também lembrou que o orgulho autista não deve ser confundido com idealizações. “É sobre garantir dignidade, autonomia, respeito e espaço. E sobre entender que cada pessoa no espectro é única e merece ser compreendida em sua individualidade”.
Felipe finalizou com um apelo direto. “Que todos nós, sociedade e poder público, sejamos responsáveis por construir um mundo onde pessoas autistas não tenham apenas orgulho de um diagnóstico, mas da vida que constroem com liberdade e respeito”.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Paula Calil promove caminhada em prol da saúde mental materna neste sábado

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana