conecte-se conosco

Internacional

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

Publicado


A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor da quebra dos direitos de patente sobre as vacinas contra a covid-19 e fez um apelo para que os membros do órgão iniciem as negociações o mais rápido possível.

A diretora-geral da OMC disse aos estados-membros que “acolheu calorosamente” a disposição dos EUA de negociar com os proponentes da renúncia temporária ao Acordo Sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trips, na sigla em inglês).

“Precisamos responder urgentemente à covid-19 porque o mundo está assistindo e as pessoas estão morrendo”, disse em um comunicado lido pelo porta-voz da OMC, Keith Rockwell, após uma reunião a portas fechadas.

“Estou contente que os proponentes estejam preparando uma revisão de sua proposta e faço um apelo para que coloquem isso sobre a mesa o mais rápido possível para que as negociações baseadas em texto possam começar.”

Após dez reuniões de membros da OMC não terem conseguido um avanço, Índia e África do Sul disseram que revisarão sua proposta de quebra de patente antes de outra discussão, no final de maio, e de uma reunião formal do Conselho do Trips em 8 e 9 de junho.

Leia mais:  EUA: morte de policial eleva a 5 o total de vítimas após invasão ao Capitólio

Os Estados Unidos disseram ontem que apoiam a quebra das patentes, embora a representante comercial do país, Katherine Tai, tenha alertado que as negociações levariam tempo.

publicidade

Internacional

VÍDEO: Tubarão branco abocanha pássaro em disputa por atum na Austrália

Publicado


source
Tubarão branco é flagrado abocanhando pássaro marinho, na Austrália
Reprodução/Twitter

Tubarão branco é flagrado abocanhando pássaro marinho, na Austrália

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que um grande tubarão branco engole um pássaro marinho inteiro e choca o grupo de turistas que os observavam em Port Lincoln, ao sul da Austrália. 

Segundo o jornal Daily Mail, cerca de 30 pessoas faziam expedição de mergulho em gaiola de tubarão, no início deste mês, quando um pássaro petrel começou a circundar o barco.

O grupo havia jogado no mar alguns pedaços de atum para atrair tubarões e a ave também tentava se aproveitar da situação. Até que um grande tubarão branco resolveu dar um fim na competição. 

O mergulhador Ben Kessler fez o registro e em entrevista ao Daily Mail Australia disse que o pássaro tinha noção dos perigos. “O tubarão cutucou o pássaro duas vezes, o tubarão avisou, mas o pássaro voltou uma hora depois ‘, disse ele.

Kessler disse que não é incomum que tubarões ataquem concorrentes que se interpõem entre eles e uma refeição. “Os tubarões são muito territoriais e qualquer pessoa ou qualquer coisa que atrapalhe é um alvo”, disse ele.

“Curiosamente, o tubarão comeu o pássaro e cuspiu-o mais tarde.”, completou Kessler. 

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Mais Lidas da Semana