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Economia

Orçamento de 2022 repete corte de R$ 30 bi na Previdência e no seguro-desemprego

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Orçamento de 2022 repete corte de R$ 30 bi na Previdência e no seguro-desemprego
Sophia Bernardes

Orçamento de 2022 repete corte de R$ 30 bi na Previdência e no seguro-desemprego

 A crise no Orçamento deste ano pode se repetir em 2022 , ano de eleições presidenciais, após uma mudança feita pelo Congresso na norma que estabelece as diretrizes para as despesas do governo.

O texto aprovado no Congresso para a  Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)  de 2022 suprimiu trechos da proposta original do governo que traziam algum tipo de blindagem para as despesas obrigatórias , como aposentadorias e salários.

O Ministério da Economia inseriu um mecanismo de proteção para as despesas obrigatórias na proposta, após a crise do Orçamento deste ano, quando o texto aprovado previu cortes de quase R$ 30 bilhões em gastos com aposentadorias e seguro-desemprego. Esse tipo de despesa não pode ser cortada ou bloqueada.

A ideia do governo era que só poderia haver alteração nesse perfil de gasto com base em pareceres técnicos que justificassem os cortes. Essa exigência, porém, foi retirada da LDO aprovada no Congresso semana passada.

O texto também definiu um fundo eleitoral de ao menos R$ 5,7 bilhões que o presidente Jair Bolsonaro já afirmou que vetará.

O Orçamento do ano passado destinava R$ 26 bilhões  para as chamadas emendas de relator, destinadas a obras e ações de interesse de deputados e senadores da base aliada do governo. Para chegar a esse montante, foram feitos cortes em áreas como a Previdência e gastos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com seguro-desemprego e abono salarial.

O problema é que não havia justificativa técnica para os cortes, que precisaram ser revistos posteriormente.

As despesas obrigatórias, como o próprio nome sugere, precisam ser executadas. Por isso, num episódio que desgastou o Ministério da Economia, o governo precisou combinar vetos e bloqueios de cerca de R$ 30 bilhões para sancionar o Orçamento deste ano e recompor as despesas obrigatórias, em um processo que consumiu meses, gerou atrito político para o governo, risco de paralisia da máquina pública e incerteza aos investidores em relação ao quadro fiscal.

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Especialistas em Orçamento ouvidos pelo GLOBO avaliam que esse é um texto ruim para a LDO, traz retrocessos e que, politicamente, indica uma aposta para que os parlamentares tenham mais poderes sobre a execução orçamentária.

O risco, avaliam, é que o país repita o quadro de incerteza a respeito da capacidade de gastos do governo em ano eleitoral. Para Marcos Mendes, pesquisador associado do Insper, há risco de novo imbróglio em 2022:

“Sem dúvida as condições para a repetição da crise estão postas. Só não haverá se o Executivo aceitar as condições impostas e desistir de reagir”, observa

A avaliação da professora de Economia do Insper Juliana Inhasz segue a mesma linha:

“A gente já teve grande dificuldade para conseguir aprovar o Orçamento e colocar as coisas para funcionar neste ano. Correu o risco de ter paralisação da máquina pública porque não tinha dinheiro, dada a demora da aprovação. Essa mudança (feita na LDO) abre caminho para repetir o mesmo cenário.”

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Procurado, o Ministério da Economia preferiu não comentar as mudanças “tendo em vista que o autógrafo ainda não havia chegado para o Executivo até o início da tarde da terça-feira e que a matéria ainda passará por análise para sanção e veto”.

Autógrafo é o nome técnico dado a um projeto aprovado pelo Congresso que segue para sanção presidencial.

As bases colocadas para uma nova crise orçamentária em 2022 ocorrem no momento em que o governo passa por uma minirreforma ministerial e em que o Centrão aumenta sua participação em postos-chave.

O texto original da LDO previa que as despesas obrigatórias “somente poderão ter a sua projeção alterada pelo Congresso Nacional se comprovado erro ou omissão de ordem técnica ou legal, cuja justificativa para a alteração contenha manifestação da área técnica responsável pela projeção, podendo ser ratificada pelo Ministro da Economia, mediante parecer de órgão ou entidade de competência técnica responsável pela projeção no âmbito do Poder Executivo”.

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O texto proposto pelo governo também determinava que qualquer alteração na projeção de despesas, quando significar um aumento, teria de ser compatível com a meta fiscal, resultado das contas públicas previstas para o ano. Tudo isso foi suprimido no texto substitutivo apresentado pelo deputado Juscelino Filho (DEM-MA).

Para Daniel Couri, diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado, as mudanças remetem a problemas já enfrentados, o que permite antecipar a tomada de decisões tanto por parte do Legislativo quanto do Executivo.

“De forma geral, essas alterações feitas pelo Congresso permitem que uma situação parecida com a que aconteceu no Orçamento passado ocorra de novo, mas dificilmente isso vai se repetir. O Executivo já sabe como o Congresso pode se comportar e vai tentar se antecipar” avalia.

‘Captura do Orçamento’

Para ele, esse movimento é uma tentativa de o Congresso ampliar sua participação no processo orçamentário, mas as regras fiscais vigentes vão exigir uma contrapartida:

“Se o Congresso quiser uma participação maior no Orçamento, ele vai ter que cortar despesas.”

A versão aprovada pelo Congresso incluiu a previsão de emendas de relator, que funcionam como porta de entrada para atender a obras e projetos de parlamentares em suas bases, e com mais funcionalidades do que nos outros anos.

Para especialistas, a LDO fixa a prerrogativa do relator-geral de indicar beneficiários e a prioridade da execução dos recursos. Essas mudanças contrariam recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao aprovar, com ressalvas, as contas do governo Bolsonaro de 2020, o órgão fez recomendações a respeito das emendas de relator.

Marcos Mendes afirma que as mudanças feitas pelo Congresso representam a “crescente consolidação da captura do Orçamento pela base de apoio do governo no Congresso”.


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Economia

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em agosto

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Trabalhadores informais nascidos em agosto recebem hoje (25) a quarta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

No último dia 15, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da quarta parcela. O calendário de depósitos, que começaria na última sexta-feira (23) e terminaria em 22 de agosto, teve o início antecipado para o último dia 17 e será concluído em 30 de julho.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

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Quarta parcela: crédito em poupança social digital

Mês de nascimento dia do depósito
Janeiro 17 de julho
Fevereiro 18 de julho
Março 20 de julho
Abril 21 de julho
Maio 22 de julho
Junho 23 de julho
Julho 24 de julho
Agosto 25 de julho
Setembro 27 de julho
Outubro 28 de julho
Novembro 29 de julho
Dezembro 30 de julho

Quarta parcela: saque em dinheiro

Mês de nascimento dia da liberação
Janeiro 02 de agosto
Fevereiro 03 de agosto
Março 04 de agosto
Abril 05 de agosto
Maio 09 de agosto
Junho 10 de agosto
Julho 11 de agosto
Agosto 12 de agosto
Setembro 13 de agosto
Outubro 16 de agosto
Novembro 17 de agosto
Dezembro 18 de agosto

Bolsa Família

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

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O pagamento da terceira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou no último dia 19 e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Número final do NIS dia da liberação
1 19 de julho
2 20 de julho
3 21 de julho
4 22 de julho
5 23 de julho
6 26 de julho
7 27 de julho
8 28 de julho
9 29 de julho
30 de julho

Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

O programa se encerraria neste mês, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para as parcelas.

A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma

Edição: Denise Griesinger

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