conecte-se conosco

Agro News

Portfólio de Projetos Estratégicos do Mapa tem 85 resultados gerados no primeiro semestre

Publicado


.

O Portfólio de Projetos Estratégicos Corporativos (Portfólio de PECs) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) gerou mais de 85 resultados de janeiro até junho de 2020. O Portfólio de PECs 2019-2022 é um conjunto de 16 iniciativas definidas e planejadas pela atual gestão do Mapa, com a finalidade de responder aos principais desafios do agro no Brasil. O documento foi elaborado com a participação ativa de todas as unidades administrativas do Mapa e de suas organizações coligadas. 

A Assessoria de Gestão Estratégica do Gabinete da Ministra, por meio da sua Coordenação de Escritório de Projetos, é responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos resultados dos PECs. “O Mapa está melhorando ainda mais a sua gestão, principalmente no tocante à gestão de projetos. Esses resultados espelham essa melhoria na prática”, avalia o coordenador-geral da AGE/GM, Paulo Sérgio Fresneda. 

O diretor do Departamento de Gestão de Riscos e gestor do PEC da Secretaria de Política Agrícola, Pedro Loyola, considera que o resultado é fruto do planejamento da equipe de projetos. “Foi possível superar as metas de Promoção do Seguro Rural e levar inovações aos agricultores com o novo aplicativo do programa que melhora a qualidade dos produtos e serviços de seguro rural”. 

Leia mais:  Segunda live da Aprosoja reitera importância dos resultados do CAD Parecis

Já os PECs do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram resultados com foco em sustentabilidade. 

“A inclusão das atividades florestais na Cédula de Produtor Rural, abre um leque de oportunidades aos agricultores e produtores rurais e às empresas florestais, os quais, por meio deste instrumento, poderão ter maior acesso a oportunidades de financiamento de suas atividades produtivas, aumentando a competitividade de seus negócios no ambiente rural e florestal”, explica o diretor e gerente funcional do PEC do SFB, Paulo Henrique Carneiro. 

A Coordenadora-Geral de Aquicultura em Águas da União, Juliana Lopes da Silva, informa que o resultado do PEC da SAP reduz em 69% o tempo de efetivação da cessão de uso e que isso é um resultado importante para o aquicultor desenvolver sua atividade de forma ágil, regularizada e segura. 

Segundo o gestor do PEC da Embrapa, Samuel Telhado, o PEC InovaEmbrapa reporta mais de 70 parcerias de inovação firmadas com o setor produtivo. “Os parceiros potencialmente investirão R$27 milhões nos projetos [de pesquisa]. Trata-se de parcerias do tipo ganha-ganha onde o setor público e privado se beneficiarão mutuamente. Fica evidente a importância da ciência e tecnologia para a sociedade”, diz. 

Leia mais:  Pesquisa aponta que soja avariada tem qualidade na alimentação de animais

>> Confira aqui o hotsite do Portfólio de PECs 2019-2022 

Para mais informações a respeito dos PECs ou gestão de projetos no Mapa contate a AGE [email protected], 3218-2693.

Para conhecer o Portfólio de Projetos Estratégicos, bem como para conhecer alguns resultados já alcançados pelo Portfólio de PECs assista ao vídeo: 

Informações à Imprensa
[email protected]

publicidade

Agro News

Soja Legal é lançado pela Aprosoja MT

Publicado


Sustentabilidade

Soja Legal é lançado pela Aprosoja MT

O programa vai fomentar a melhoria continua da propriedade rural, com a integração dos aspectos ambientais e socioeconômicos

22/06/2021

“Um novo conceito de sustentabilidade para o Brasil e para o mundo”, foi com esse olhar que o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Fernando Cadore, lançou o Programa Soja Legal, na noite desta terça-feira (22.06), em Brasília. A cerimônia contou com a presença de ministros, parlamentares e chefes de poderes.

No discurso, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, afirmou que “Aprosoja MT mais uma vez sai na frente com o lançamento do Soja Legal. É um passo para se chegar na certificação, mostrando para o mundo que a soja brasileira é sustentável”.

Já o ministro Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas reforçou que o Governo Federal vai trabalhar para que o setor produtivo de grãos se desenvolva cada vez mais. “Iniciamos tratativas com bancos para linhas de crédito para armazenagem menos burocráticas e financiamentos mais simples para os nossos produtores”, declarou.

Leia mais:  Fila de caminhões na MT 322 e BR 158 causa transtorno na entrada dos armazéns

“Esse lançamento é um passo para reverter a falsa narrativa que foi instituída em relação ao agro. Os produtores brasileiros são exemplos de sustentabilidade. Mato Grosso representa uma potência para o país e o mundo”, disse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O presidente Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, que acompanhou desde o início a criação do programa enfatizou que é um marco para a agricultura brasileira. “O Soja Legal nasceu em Mato Grosso e vai disseminar pelo Brasil. Afinal, dos 66% de vegetação nativa protegida e preservada dentro do território brasileiro, 26% estão em propriedades rurais”, ressaltou Galvan.

Atuação do Programa

O Soja Legal está à disposição dos mais de 7.400 produtores associados da Aprosoja MT. A equipe de campo da entidade fará implantação nas propriedades, com aplicação de questionários, orientações de adequações e formação contínuas com cursos presenciais e online.

As ações incorporam os critérios essenciais de conformidade com oito diretrizes: qualidade de vida no campo e no trabalho, gestão consciente da água, gerenciamento de resíduos, melhores práticas agrícolas, viabilidade econômica, qualidade do produto, relacionamento com o entorno e a governança.

Leia mais:  TV - Veja quem são os novos diretores da Aprosoja MT

“O Soja Legal nasceu para legitimar a nossa sustentabilidade, para mostrar a realidade que temos no campo, a preservação, as melhorias continuas nas partes trabalhistas e tudo que envolve a porteira para dentro”, destacou Cadore.

Fonte: Marcella Lírio

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Continue lendo

Mais Lidas da Semana