conecte-se conosco

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro anuncia Conferência Municipal sobre o modal de transporte VLT x BRT

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou durante a live na terça-feira (21) a realização da Conferência Municipal sobre o o Modal de Transporte VLTxBRT para o próximo dia 7 de julho, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios de Mato Grosso  (AMM-MT). O debate é organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) das 8h30  até às 12h. No período vespertino,  o evento ocorrerá de 14h com o término às 18h. 

“A Conferência Municipal sobre o Modal VLT x  BRT é uma missão do secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, que irá organizar este debate. Será um dia antes da visita da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Quero fazer um debate sério, respeitoso. Vai ser um debate com respeito a posição de cada um. Eu defendo VLT, mas  quem defender  BRT terá o mesmo espaço e tempo para argumentar.  Uma discussão como esta nunca foi feita. E vai ser  do mais humilde, ao empresário bem sucedido. Ninguém conhece o VLT, então iremos mostrar tudo. Como funciona o VLT?  Quantos foi gasto? A tarifa, manutenção, como vai funcionar o sistema? Como  vai ser e quanto será gasto pra concluir essa obra, o traçado que ele faria. E o mesmo será  para o BRT, demonstrar quanto foi pago, quanto mais  será gasto, quantos ônibus comprados, quanto vai custar, e é o Governo do Estado quem vai pagar? Valor do tarifa e outros. Ninguém sabe, e ficam opinando,  batendo boca, mas não conhecem as vantagens e desvantagens  tanto do  BRT, quanto do VLT”, comentou  o gestor da  Capital. 
 
Conforme Pinheiro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado  estadual Eduardo Botelho, já confirmou presença no evento e adiantou sua defesa pelo BRT. “Ele vai falar e vai defender o BRT. Será  recebido com todo respeito do mundo, não vai  ter chilique de ninguém. É um debate técnico para os usuários que dependem de um transporte digno, com toda a garantia de segurança, respeito. muitos já confirmaram presença, e o Botelho é um  deles”, disse. 
 
Conforme o secretário de Semob, Juares Samaniego,  quase 30 entidades, associações e órgãos públicos foram convidados para a discussão. ” Alguns profissionais técnicos já declaram defesa  ao VLT, e também tem aqueles que defenderão o BRT. Queremos esclarecer o que cada um tem de bom e ruim, com dados técnicos e com exemplos”, explicou o representante da Mobilidade Urbana do município de Cuiabá. 
 
Convidados: 
 

– PODER EXECUTIVO DE CUIABÁ

Leia mais:  Trabalhadores do Aterro Sanitário recebem cestas básicas e cobertores

-PODER EXECUTIVO DE VÁRZEA GRANDE

-CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

-CÂMARA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE

-GOVERNO DO ESTADO

-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MT

-CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MT (CREA)

-FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE MATO GROSSO (FECOMÉRCIO)

-FEDERAÇÃO MATO-GROSSENSE DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRROS (FEMAB)

-ASSOCIAÇÃO DOS MATO-GROSSENSE DOS MUNICÍPIOS (AMM)

-JEAN PEJO – EX-SECRETÁRIO DA SECRETÁRIA NACIONAL DE MOBILIDADE E SERVIÇOS URBANOS (SEMOB) / SECRETÁRIO GERAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE FERROVIAS (ALAF)

-JOSÉ PICOLLI NETO – DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO E PLANEJAMENTO – VLT RIO DE JANEIRO

-MÁSSIMO GIAVINA – VICE-PRESIDENTE DO SINDICATO INTERESTADUAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS FERROVIÁRIOS E RODOVIÁRIOS (SIMEFRE) – (ONLINE)

-VICENTE ABATE – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA (ABIFER)

-SILVIA CRISTINA SILVA – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE METRÔ (AEAMESP)

-UBIRATAN ALVES DE FREITAS – GERÊNCIA EXECUTIVA DE GOVERNO (GIGOV) DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

-RAFAEL DETONI MORAES – SECRETÁRIO ADJUNTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO METROPOLITANO (SINFRA)

Leia mais:  Parceira com Sesi Escola garante desconto ao servidor municipal

-CONSÓRCIO CONSTRUTOR BRT CUIABÁ – VENCEDOR DA LICITAÇÃO DO BRT

-CREA

-CAU

-UFMT

-IFMT

-FIEMT

-SINDUSCON

-CDL

-FECOMÉRCIO

-UCAMB

-FEMAB

-OAB

-UNIVAG

-UNIC

-MPE

-MPF

 
 
 

publicidade

Cuiabá

Programa Melhor em Casa promove festas juninas aos pacientes

Publicado

Músicas tradicionais, danças, grande animação, decoração especial e vestimentas juninas. Assim é possível descrever a ação realizada pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD), vinculada ao Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de  Saúde de Cuiabá, que transformou a sexta-feira (1), de diversos pacientes assistidos pela rede, em um dia muito divertido e especial, em comemoração ao mês junino. 

Implantado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2020, a iniciativa oferece assistência médica especial a pessoas acamadas, domiciliadas ou que possuem algum tipo de elegibilidade – dificuldades de locomoção até as unidades de saúde, possibilitando a garantia de seus respectivos tratamentos clínicos. 

Com a finalidade de incrementar e trazer leveza à rotina de acompanhamentos, os profissionais tiveram a ideia de promover 18 festas durante as visitas de rotina, levando um pouco de descontração e mimos aos pacientes. A coordenadora da EMAD, Joelma Toledo, explicou que a iniciativa, além de estreitar os vínculos com os pacientes, traz para perto também seus cuidadores.

Leia mais:  População prestigia 2ª edição da Feira de Artesanato Popular na Praça em homenagem ao mês da mulher

“Levamos hoje algo diferente para eles, mas principalmente aos seus zeladores também. Precisamos ter uma visão além das enfermidades, o que inclui o contexto social, psicológico, financeiro e demográfico, envolvendo as famílias e dando condições seguras de continuidade dos cuidados recomendados quando não estamos presentes, promovendo assim, uma educação permanente, para que possam entender e desenvolver as atividades necessárias que garantam o bem-estar dos pacientes”, disse. 

O coordenador da Atenção Primária de Saúde, Wilson Cutas, afirmou que o projeto Melhor em Casa visa a desospitalização, ofertando os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma segura e humanizada, premissa da gestão Emanuel Pinheiro. “Disponibilizamos condições que em um hospital, por exemplo, eles não teriam. Com o Melhor em Casa, eles continuam todo auxílio e o mais importante, ao lado de seus familiares”, acrescentou. 

Reconhecido nacionalmente, o município foi um dos escolhidos recentemente para do Projeto Piloto – Instrumento de Elegibilidade, que será implantado pelo Ministério da Saúde, com o intuito de reorganizar os critérios para a elegibilidade dos pacientes, visando a padronização em todo o território brasileiro. 

Leia mais:  Prefeito Emanuel Pinheiro entrega praça Wilson Tozi com lago, quadra poliesportiva e pista de caminhada

Jozi Soares, filha de dona Guilhermina, de 80 anos, uma das pacientes visitadas, afirmou que o apoio da Prefeitura de Cuiabá tem sido fundamental para a evolução do quadro de saúde de sua mãe, diagnosticada com Alzheimer. “Eles nos ajudam tanto. Toda semana estão aqui com ela, sempre muito atenciosos e, graças a Deus, está melhorando dia após dia”, frisou. 

Na capital, atualmente 170 pessoas são assistidas pelo Programa Melhor em Casa, que é realizado pela EMAD, formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista e a Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP), que consiste em farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana