Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Primeira captação de órgãos realizada no Hospital Regional de Sinop ajudará a salvar 3 vidas

Publicado

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste sábado (27.04), o primeiro processo de captação de órgãos realizado no município de Sinop. Graças à solidariedade da família dos doadores, três pacientes de dois outros estados terão uma nova chance de vida.

A captação foi concluída no final da tarde de sábado, no Hospital Regional de Sinop. A cirurgia de retirada dos órgãos iniciou às 12h21 e possibilitou a doação de um fígado e dois rins, que beneficiarão pacientes do Distrito Federal e de São Paulo. 

A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília (DF). A logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

“A captação e o transplante de órgãos são procedimentos que destacam a grandiosidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma pessoa pode salvar a vida de pessoas que estão em outros estados aguardando o gesto da doação. Quero enaltecer o brilhante trabalho das equipes da SES, por meio da Central Estadual de Transplantes e do Hospital Regional de Sinop, que fizeram esse grande feito acontecer”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, comemorou a primeira captação realizada na unidade. 

“Pela primeira vez, em mais de 10 anos do Hospital Regional, nós estamos ofertando para a Central Nacional de Transplantes órgãos de um dos nossos pacientes. Com o consentimento da família e apoio da Central Estadual de Transplantes, demos início ao processo. É preciso valorizar o gesto que esta família teve em um momento de muita dor e devemos também reconhecer o empenho e o envolvimento da nossa equipe assistencial, que abraçou essa causa de uma maneira muito linda”, avaliou o gestor.

Leia mais:  Inscrições para sorteio de 1.000 ingressos para jogo do Cuiabá contra o Flamengo encerra nesta sexta-feira (08)

A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, destaca a atuação dos profissionais envolvidos na ação. Ela entende que este é um trabalho árduo que exige amor, paciência e tempo das equipes.

“Entendemos a importância da conscientização e do diálogo no processo de doação de órgãos, por isso estamos investindo na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Essas comissões são responsáveis pela entrevista familiar e pelas orientações quanto ao processo. Somos muito gratos pela receptividade das famílias que, em um momento difícil, escolhem doar órgãos e salvar vidas”, afirmou Fabiana.

A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam à ampliação do número de captações de órgãos no estado.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu às famílias doadoras e também aos profissionais envolvidos.

Leia mais:  Forças de segurança apreendem 47 celulares e autuam 3 presos por tráfico de drogas em operação na PCE

“Nós agradecemos e parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações”, concluiu.

Balanço

Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.

Nesse período, a Central Estadual de Transplante mediu a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Pasta. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.

Transplantes em Mato Grosso

Em Mato Grosso, são realizados os transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados; os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES-MT.

O serviço de transplante de rim em Mato Grosso passa por uma reestruturação das unidades de referência. No momento, o Governo está em tratativas para retomar integralmente os serviços. 
 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Politec realiza curso para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional nas prefeituras e cartórios

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) começou, nesta segunda-feira (20.1), o Curso de Noções Básicas de Identificação Civil, que está ocorrendo na sede administrativa da unidade, em Cuiabá.

Foram contemplados 25 servidores das prefeituras e cartórios, de Cuiabá e interior de Mato Grosso. Com 80h de carga horária, o curso encerra na sexta-feira (31.1). Todas as vagas estão preenchidas.

O objetivo do curso é ampliar os postos de coleta para a confecção da Carteira de Identidade Civil (CIN), apresentar as legislações aplicadas no âmbito da identificação civil e conscientizar sobre a importância de padronizar a forma de coleta dos dados da população.

Nas aulas é apresentado aos servidores o Sistema de Identificação Civil (SIC), que é um sistema desenvolvido para o gerenciamento de solicitação e emissão da CIN.

O professor do curso e papiloscopista do Estado de Mato Grosso, Elthon Teixeira, enfatiza que o objetivo do curso é padronizar a maneira com que os mais de 150 postos de solicitação em todo estado iniciam o atendimento e fazem o cadastro da população para a emissão da CIN.

Leia mais:  "Programa de bolsas para atletas e técnicos de MT é referência para outros Estados", afirma secretário

“Somos o 3°Estado que mais emite proporcionalmente a carteira de identidade. Cerca de 20% da população já emitiram a nova CIN”, destaca.

Na primeira semana de aula está sendo apresentado o conteúdo teórico, sendo noções de operações no SIC e da legislação sobre identificação civil.

Na segunda semana será realizada a aula prática, sendo um estágio supervisionado com técnicas para coleta de impressões digitais utilizando o Kit de Biometria. Os servidores se deslocarão até o bairro Bela Vista em Cuiabá, onde atenderão 400 pessoas para fazer a emissão da CIN.

“Informamos para a população que todas as vagas para a emissão da CIN no centro comunitário do bairro Bela Vista já foram preenchidas. Quem já se inscreveu deverá levar obrigatoriamente Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e comprovante de CPF”, enfatiza o professor.

Para emissão a nova CIN é necessário agendar por meio do link abaixo:

https://ganhatempo.seplag.mt.gov.br/agendamentos

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana