conecte-se conosco

Cuiabá

Projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ movimentou a cidade; veja balanço das ações desenvolvidas em 14 pontos

Publicado

O primeiro evento do projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ movimentou a cidade e garantiu lazer a população cuiabana e turistas que vieram prestigiar a cidade entre os dias 15 a 19 de junho (Corpus Christi). O evento foi uma ação foi idealizada pela Secretaria de Turismo, sob o comando de Zito Adrien, em parceria com as pastas de Cultura, Esporte e Lazer, com o secretário Aluízio Leite e também pela Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com o secretário Francisco Vuolo, e colaboração de associações e da iniciativa privada. 

Foram 14 eventos espalhados por vários cantos da cidade: Orla do Porto,  Praça Santos Dumont,  Praça Jardim das Américas,   Praça 8 de Abril ,  Parque da Família, Praça da Mandioca, Semana da Índia em Cuiabá – Sesc Arsenal, Casa Cuiabana, São Gonçalo Beira Rio, Centro Histórico,  MISC (Museu da Imagem e Som de Cuiabá), Museu da Caixa D’água Velha, Distrito da Guia  e Comunidade – Rio dos Peixes. 
Conforme levantamento das pastas,  na Praça Jardim das Américas cerca de dez mil pessoas participaram das atividades e mais de cinco mil produtos (comidas típicas, doces, caldos, queijos e demais) foram comercializados.
Na Orla do Porto, circularam  12 mil pessoas durante todo o evento.  Na  Praça 8 de Abril, que contou com exposição de carros antigos,  durante dois dias de exposição, a estimativa é de mais de mil visitantes por dia. No SESC Arsenal, no Porto, foram mais de 3.500 pessoas durante o evento da ‘Semana da Índia’.  A Praça da Mandioca, na sexta-feira (17),  foi palco do  ‘Arraiá da Praça da Mandioca’ e sábado (18), no Samba da Mandioca, foram quase 3 mil pessoas prestigiando o local. 
“Estamos muito satisfeito com esse resultado preliminar. Foi muito corajoso da parte da Prefeitura realizar este evento que focou em segurar a população em Cuiabá nos feriados. A cidade ficava parada, numa solidão, porque todos viajam, saem daqui pra ir para outras cidades. E neste feriado prolongado foi diferente, na Orla do Porto., por exemplo, as famílias foram prestigiar o local. No Jardim das Américas foi um sucesso, teve apresentações culturais, uma gastronomia fantástica, apresentações culturais e entretenimento para a criançada. A ideia partiu de um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, que há tempos, vem solicitando aos  seus secretários ideias e medidas que ajudem os setores prejudicados na pandemia a se recuperarem. Neste projeto piloto soubemos onde acertamos e onde erramos. No próximo, queremos chegar na perfeição, neste, tivemos alguns detalhes que serão reavaliados para o próximo evento”, comentou Zito Adrien.
Para o secretário Aluízio o balanço do evento foi positivo e produtivo. “A Prefeitura de Cuiabá  está de parabéns, pois, em todos os cantos ocorreu programação cultural.  E o evento teste de outros que irão ocorrer. A Cultura, junto com a Turismo e Agricultura estão de parabéns e no 7 de Setembro será muito melhor. No Porto, por exemplo, vimos toda a população presente. Queremos que nossos eventos sejam mais próximo da população, seguindo a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro. Vamos fazer mais eventos para a periferia e levar a cultura para mais próximo da população mais carente”, destacou ele.  
Do Caldos da Malu, a pequena empresária Mariluci Borges da Silva, participou do evento na praça do Jardim das Américas. Ele agradeceu o prefeito Emanuel Pinheiro e pediu a realização de mais eventos como o ‘Viva o Feriado em Cuiabá’. “Foi maravilhoso. Eu amei, foi uma oportunidade muito boa, quero que tenha mais porque é um diferencial para nós, a gente participa de feiras  gastronômicas, mas este evento, foi diferente e produtivo. Prefeito  por favor, faz mais, e continue ajudando a nós”, disse ela sorrindo.  
Para o secretário Vuolo, a  iniciativa do ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ atraiu turistas e a população cuiabana teve diversas opções para curtir esse feriado prolongado na cidade. “Quem ganha é a população , as diversas cadeias produtivas e teremos a oportunidade de mostrar Cuiabá para Mato Grosso e para o Brasil. Este primeiro evento nos mostrou que a população quer viver e curtir em Cuiabá. Iremos melhorar ainda mais os próximos eventos, porque a receptividade foi muito boa e todos saíram ganhado. A população aprovou e isso é que nos deixa muito satisfeitos, cumprimos o que foi planejado “, concluiu. 
 
Foram  parceiros do evento: 
 
Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá
 
Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT)
 
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio)
 
Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC)
 
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)
 
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
 
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT)
 
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT)
  
SESC Mato Grosso
 
SESI- SENAC – MT
  
Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá

Leia mais:  Emenda garante compensação de IPTU para comerciantes


publicidade

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou neste sábado (02), a solenidade de abertura oficial da programação da 54ª Expoagro, que começa na próxima segunda-feira (04) e vai até o dia 10 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro – ACRIMAT.

O evento começou com uma cavalgada que reuniu as comitivas com cerca de 70 cavaleiros e amazonas, com participação da cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso. Os cavaleiros saíram do parque de exposições e passaram pela Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha). O controle do tráfego foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Por fim, as comitivas chegaram ao Palácio Alencastro, onde foram recebidos pelo prefeito e demais autoridades, com um café da manhã ao som do Corpo Musical da Polícia Militar.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal também assinou o Decreto que transfere simbolicamente o seu gabinete, entre os dias 4 e 8 de julho, para o local onde será realizada a feira agropecuária. “Após o período em que ficou suspensa a Expoagro, especialmente nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, recebemos de braços abertos esse grande evento festivo, de negócios e de oportunidades, que coloca Cuiabá na vitrine da economia do setor agropecuário, marcando a tradição de um Estado e uma capital do agronegócio que fomenta o seu desenvolvimento e demonstra a importância do fortalecimento do setor agropecuário. Por isso, celebramos a retomada da 54ª Expoagro e, em homenagem a essa importância, estamos transferindo simbolicamente o nosso gabinete para o Parque de Exposições Jonas Pinheiro e daremos expediente lá também, para mostrar não apenas o envolvimento, mas também o comprometimento da Prefeitura de Cuiabá com o setor agropecuário da nossa capital”, destaca o prefeito.

Leia mais:  Secretários realizam abertura da 3ª edição do Festival da Pamonha na comunidade Rio dos Peixes

Após cinco anos desde o último evento, a Expoagro que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna ao público reunindo diversas atividades como exposições de ovinos e pequenos animais, fóruns das Cadeias Produtivas, debates, palestras e oficinas gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. “Esse ano será muito diferente, porque sempre a programação é realizada em dois finais de semana. Mas, devido ao tempo hábil para organização, decidimos fazer seis dias de evento com três dias de shows gratuitos, isso nunca havia ocorrido. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá entra com um apoio muito amplo, que vai nos ajudar a realizar um belíssimo evento, tenho certeza que vai ser um sucesso”, disse o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, está montando um estande com mais de 3 mil m², que apresenta os pilares do programa Pra Frente Cuiabá, são eles: Agro da Gente, Sine da Gente, Cuiabanco, Imex e Qualifica Cuiabá. A estrutura abrigará ainda o gabinete do prefeito, que será transferido para o local durante os dias do evento.Também estará disponível uma exposição com os tratores e equipamentos que atuam na agricultura familiar, uma área de sustentabilidade com placas solares, um container com amostras sobre a ferrovia e, mais uma novidade, um painel de led com transmissão ao vivo dos rodeios e shows para o público. A ação conta ainda com participação efetiva das secretarias municipais de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer.

Leia mais:  Líderes comunitários alinham com presidente da Câmara andamento da construção do Centro Multiuso de Cuiabá

“Sem dúvida, a 54ª Expoagro representa história, o maior evento ligado ao setor do agronegócio e, por isso, a Prefeitura não poderia, neste período pós-pandemia, ficar ausente desse evento e de forma muito nobre estamos promovendo a abertura de forma oficial. Além disso, preparamos o nosso estande que é uma integração de esforços de várias secretarias para fomentar o desenvolvimento da economia da nossa região, com o programa Pra Frente Cuiabá, integrando o Turismo e a Cultura. Teremos ainda a participação da Prefeitura no fórum de palestra, onde estaremos discutindo a logística de Cuiabá, o empreendedorismo e o projeto do programa de agronegócio de Cuiabá.  Então, nossa expectativa é muito positiva”, pontua o secretário Francisco Vuolo.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, mencionou ainda o investimento na realização das obras de requalificação do parque de exposições. “A Prefeitura de Cuiabá foi e sempre será parceira de um evento tão importante como esse para nossa economia, nossa cultura e para a população. Acrescento também que a gestão, em parceria com o Sindicato Rural, está fazendo a maior obra da história do parque de exposição, que é o Centro de Eventos Jonas Pinheiro. Através de uma emenda federal e uma contrapartida da Prefeitura de Cuiabá, estamos transformando aquele espaço no maior centro de eventos do Centro-Oeste”, reforça Stopa.

Também estiveram presentes o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, o diretor do Sindicato Rural, Allan Paulino, o deputado estadual, Carlos Avallone, entre outras autoridades.

Confira a programação completa:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana