conecte-se conosco

Cuiabá

Secretaria Municipal de Saúde divulga o 7º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a COVID-19

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Desde o registro dos primeiros casos em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso publica semanalmente o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. Dando continuidade à divulgação de informações sobre a COVID-19 em Cuiabá, esse é o 45º informe produzido, no qual apresentamos as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 06ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo o período de 14 de março de 2020 a 20 de fevereiro de 2021.

Os dados referentes ao número de casos de COVID-19 são registrados no sistema considerando a data de notificação. Desta forma, o número de casos é atualizado diariamente e, portanto, algumas diferenças quanto ao número de casos e indicadores advindos desses poderão ser notadas quando comparado com os informes publicados em semanas anteriores.

Leia mais:  Câmara derruba vetos e aprova requerimentos na sessão desta quinta

Destaques da Semana Epidemiológica 07 – 14 a 20 de fevereiro de 2021. 

– Até 20 de fevereiro:

  – 51.615 casos de COVID-19 residentes em Cuiabá, 93,4% recuperados e 1.461 mortes.

 – A taxa de infecção é mais elevada entre 30 a 39 anos, contudo as taxas em crianças, adolescentes e jovens de 20 a 29 anos foram as que mais cresceram desde 18/julho/2020 – 864%, 1.342% e 952% respectivamente, evidenciando aumento superior do risco de infecção nesses grupos etários quando comparado com os demais.

  – Risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos, quando o risco é superior no sexo feminino.

  – A partir de dezembro se tem registrado o aumento de mortes, e esse padrão tem persistido nas quatro primeiras semanas de janeiro e nas três primeiras semanas de fevereiro, com quase o dobro do número de mortes da última semana de dezembro (SE 53).

– Na última semana

Leia mais:  Obra promove verdadeira transformação e Creas Norte é entregue à população

   – 1.081 casos notificados de COVID-19 e 39 óbitos, com média de 5,6 óbitos/dia.

  – Cerca de 43% dos leitos de UTI de Cuiabá foram ocupados por não residentes na capital.

  –  Manutenção das taxas de ocupação de UTI adulto e de enfermaria e redução da taxa de ocupação de UTI pediátrica nos hospitais de Cuiabá.

  – Valor de Rt (1,12) mais elevado desde a SE 51 (13 a 19 de dezembro) quando o valor estimado foi 1,18.

 CONFIRA O INFORME EPIDEMIOLÓGICO ABAIXO

publicidade

Cuiabá

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta terça-feira (02); campanha acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a Covid-19 retorna as atividades no polo central, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, nesta terça-feira (02), com a aplicação da segunda dose dos trabalhadores da saúde que já tomaram a primeira dose da Coronavac. Na terça e na quarta-feira (03), somente este grupo será atendido, para evitar aglomerações e reordenar o fluxo de atendimento no local. Nesta segunda-feira (1º), a partir das 18 horas, o site de agendamento estará disponível para esse grupo. 

A novidade na vacinação será em relação aos dias e horários. “Nesta fase da campanha estaremos com o polo de vacinação aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h, sempre com agendamento”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação.

A partir de quinta-feira (4), o Município de Cuiabá começa a imunizar idosos acima de 80 anos de idade. Na primeira fase de vacinação dos idosos acima de 85 anos, cerca de 2.460 foram imunizados com a Coronavac no polo central de vacinação, além de cerca de 300 acamados. 

A definição foi apresentada durante reunião do comitê organizador da campanha de imunização, na tarde da última sexta-feira (26), que ocorreu concomitantemente à entrega das doses (4.350 da AstraZeneca e 2.060 da Coronavac) à Secretaria Municipal de Saúde. 

Leia mais:  Turmas virtuais estão sendo criadas para preparar a população para carreira profissional

Hoje pela manhã foi realizada uma capacitação de todos os profissionais envolvidos na campanha para que sejam adotadas as práticas previstas nas bulas das vacinas e no Plano Nacional de Imunização, além das recomendações do Ministério Público Estadual (MPE), como a orientação para que os aplicadores da vacina mostrem a seringa antes e depois da aplicação, que os frascos vazios das vacinas continuem sendo armazenados para possível checagem posterior, entre outros. “Quanto mais correto a gente trabalhar, mais respaldo a gente vai ter”, reforçou Valéria.

Reunião com Secretaria de Estado

Conforme divulgado anteriormente, a secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix reuniu-se com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo para solicitar as 3.030 doses do imunizante Coronavac destinadas para a segunda dose dos trabalhadores da saúde.

Durante a reunião ficou decidido que as doses serão entregues ao Município conforme novas remessas forem sendo entregues pelo Ministério da Saúde. A segunda dose dos trabalhadores da saúde será aplicada com o lote de Coronavac recebido na última sexta-feira (26), com a garantia por parte do Estado de que estas doses serão repostas, sem prejuízo para nenhum grupo contemplado com a vacinação.

Leia mais:  Obra promove verdadeira transformação e Creas Norte é entregue à população

“A partir de amanhã nós voltamos com a vacinação. Nós vamos utilizar para primeira dose a AstraZeneca e a Coronavac para segunda dose dos profissionais de saúde. Se Deus quiser, vai chegar um novo lote em breve e o que nós combinamos é que nós vamos ajustando”, comentou a secretária.

PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO DA SEGUNDA DOSE

-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;

-Clique em pré-cadastro;

-Clique em agendar 2ª dose; vai para outra tela onde é solicitado o número do CPF depois clicar em consultar meu cadastro sendo redirecionado automaticamente para tela de horários;

-Na tela “Agendar sua triagem”, selecione o dia e o horário;

-Imprima o QR Code da 2ª dose;

-No dia agendado, a pessoa precisa levar o QR Code e o cartão de vacinação entregue a ele quando tomou a primeira dose. É imprescindível que a pessoa apresente o cartão de vacinação.

Importante: As pessoas que não fizeram o cadastro de agendamento para a primeira dose, deverão realizar o cadastro completo, sendo encaminhados para o agendamento da segunda dose.

 

Continue lendo

Mais Lidas da Semana