Mato Grosso

Seduc prorroga campanha para engajar grêmios estudantis na mobilização do Censo Escolar 2025

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prorrogou o prazo de encerramento da campanha de mobilização sobre o Censo Escolar 2025 e atualização cadastral dos estudantes para o dia 27 de junho. O prazo terminaria nesta sexta-feira (20).

Objetivo da campanha é fazer com que os grêmios estudantis usem a criatividade e as redes sociais para ampliar a participação dos alunos na atualização dos dados. A equipe que gerar o maior engajamento ganhará 10 headphones com conexão bluetooth.

Para participar, o grêmio tem que gravar um vídeo com até 1 minuto podendo ser esquete, depoimento, animação, tutorial, uma paródia ou qualquer outra ideia original.

O vídeo deve ser publicado no perfil do Instagram da escola ou do grêmio estudantil e deve conter a marcação dos perfis da @seducmt, @gremioestudantilmt e da Diretoria Regional junto a hashtag #censocombomsensomt. O prazo de divulgação termina no dia 27 e a divulgação da equipe ganhadora será no dia 1º de julho. Após publicar no Instagram, é necessário enviar o link do vídeo por formulário.

Leia mais:  "Investimentos do Governo de MT trouxeram segurança e facilitaram ir e vir da população", destaca prefeito de Matupá

Por meio do material audiovisual autoral, os estudantes precisam incentivar os colegas e suas famílias a procurarem a secretaria escolar para atualizar seus dados cadastrais, principalmente em relação ao CPF, comprovante de residência e a autodeclaração de cor/raça. Veja todas as regras no anexo.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da Educação Básica no Brasil. Ele é realizado anualmente pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – e reúne informações sobre alunos e turmas, professores e gestores, estrutura física das escolas, rendimento e movimentação dos estudantes.

O secretário de Educação, Alan Porto, reforça que os dados coletados servem de base para a criação de políticas públicas, repasses de recursos, cálculo de indicadores educacionais e até para garantir projetos como alimentação e transporte escolar. “A comunidade estudantil entendeu que, sem o censo, as escolas perdem muitas oportunidades”.

A coleta dos dados é feita em duas etapas. A matrícula inicial (maio a julho), na qual se registra a estrutura da escola, dados de matrícula e da equipe escolar. Além disso, há a situação do aluno (no fim do ano letivo), com a coleta de informações sobre aprovação, reprovação, abandono e movimentações dos estudantes.

Leia mais:  Final do SuperChef da Educação acontece, nesta quarta-feira (21.08), no Senac Cuiabá

Todo o processo é feito por meio do sistema Educacenso, que permite às secretarias das escolas preencherem e acompanharem os dados das suas unidades.

“Com esta iniciativa, a Seduc busca não apenas aumentar a participação dos alunos no censo, mas também fomentar um espírito de colaboração e responsabilidade social entre os jovens, preparando-os para um futuro mais consciente e engajado”, concluiu Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Trânsito em frente a Todimo será completamente interrompido para obras no próximo sábado e domingo (13 e 14)

Publicado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito da Avenida Miguel Sutil será completamente interrompido no próximo sábado (13.6) e domingo (14) no trecho em frente a Todimo Lar Center.

A interrupção é necessária para que seja realizado o lançamento de vigas no local onde está sendo construído um novo viaduto. Para realizar essa operação é necessário utilizar guindastes, que ficarão parados na pista ao lado, o que impossibilita a passagem do trânsito.

Esta etapa da obra é fundamental para que comecem a ser construídas as pistas por onde os veículos efetivamente andarão quando as obras forem concluídas.

A interdição irá começar no início da manhã e seguirá até a noite de domingo. No entanto, caso seja possível finalizar o trabalho antes do prazo previsto, o fluxo de veículos será novamente liberado em meia pista.

Rotas de desvio

Para quem vem na Avenida Miguel Sutil em direção a Rodoviária e o Centro de Cuiabá, o desvio será realizado pelo novo elevado construído no local. Os motoristas deverão acessar o caminho à esquerda, passar pelo pequeno viaduto (como se estivessem na contramão) e voltar para a Avenida Miguel Sutil em frente ao Comper.

Leia mais:  Homem é preso pela Polícia Militar com sete tabletes de maconha em Mirassol d’Oeste

No sentido contrário, para quem segue viagem em direção ao Coxipó, os motoristas serão desviados para a rua Estrela do Norte, paralela á Miguel Sutil e depois entrarão à direita na Rua Desembargador Trigo de Loureiro, onde chegarão na Avenida do CPA no retorno em frente a Decorliz Lar Center. De lá será possível seguir novamente até a Avenida Miguel Sutil.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana