Cuiabá

Servidores da área finalística da Saúde e da Assistência Social são ouvidos em reunião e debate sobre PCCS avança

Publicado

A reunião realizada nesta quarta-feira (17) com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Simpumc), o secretário de Governo, Júnior Leite, e a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, foi marcada pelo amplo debate sobre o Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS) dos trabalhadores de área finalística da Saúde e da Assistência Social e a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores. 

Na reunião, foram discutidas as vedações legais ao PCCS em ano eleitoral e os arranjos administrativos que podem ser feitos para avançar no debate. Durante o encontro, a Secretaria de Gestão também detalhou sobre a questão do RGA não concedido em 2020 e 2021 por determinação do Governo Federal para conter gastos no período pandêmico. 

Segundo o secretário de Governo, Júnior Leite, esta é mais uma roda de conversa que atende ao anseio do prefeito Emanuel Pinheiro, de manter uma gestão que valorize os servidores públicos. 

“Estamos deixando claro para os servidores a nossa intenção, que é sempre valorizar os servidores, mas também as nossas limitações, que infelizmente existem, mas ainda assim estamos avançando profundamente”, afirmou o secretário Júnior Leite. 

Leia mais:  Inscrições para a 36ª Corrida Bom Jesus de Cuiabá são esgotadas em 32 minutos

Segundo o presidente do Simpumc e vereador por Cuiabá, Adevair Cabral, a reunião foi proveitosa no sentido de que houve comprometimento por parte dos gestores em avançar no diálogo sobre direitos dos servidores. 

“Nós trouxemos a reivindicação do servidor da área finalística da Secretaria de Assistência Social e da área de Saúde, são cerca de 900 servidores que necessitam de valorização, gostaríamos de agradecer aos secretários pela recepção e por nos ouvir nesse momento importante para a categoria”, afirmou Adevair Cabral. 

Também foi debatido durante o encontro a questão do interstício da progressão da carreira, reduzindo o tempo necessário para acessar esse direito. O encaminhamento sobre o PCCS também será adiantado com o avanço em procedimentos formais necessários para a elaboração do plano. 

“É fundamental que possamos fazer qualquer procedimento de valorização do servidor com o máximo de segurança orçamentária e jurídica possível, até mesmo para garantir que categorias tão importantes como essa não corram riscos após a garantia desses direitos”, afirmou a secretária de Gestão Ellaine Mendes.

Leia mais:  Duas sessões solenes e audiência pública estão na pauta desta semana na Câmara

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura faz plantão de atendimentos para o programa Casa Cuiabana

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá informa que haverá plantão neste sábado (19) e domingo (20) para as inscrições para o programa habitacional Casa Cuiabana. O registro pode ser realizado de forma on-line pelo site oficial: [http://casacuiabana.cuiaba.mt.gov.br] ou presencialmente na sede da Prefeitura de Cuiabá (Praça Alencastro, 158 – Centro). Até a noite desta sexta-feira (18), 57.809 pessoas se cadastraram.

No sábado (19), o atendimento será das 8h15 às 18h. Já no domingo (20), o atendimento será das 8h15 às 12h. O programa registrou recorde no primeiro dia, com mais de 40 mil famílias inscritas.

Requisitos e critérios

Podem se inscrever famílias com renda bruta de até R$ 2.850,00 mensais. Não serão aceitas inscrições de pessoas que já tenham sido beneficiadas por programas habitacionais do município ou que possuam imóvel residencial em seu nome.

Entre os critérios nacionais de priorização, estão:

  • Mulher como responsável familiar;

  • Pessoas negras;

  • Pessoas com deficiência;

  • Idosos;

  • Crianças ou adolescentes na composição familiar;

  • Portadores de doenças graves ou raras;

  • Mulheres vítimas de violência doméstica;

  • Indígenas ou quilombolas;

  • Moradores de áreas de risco;

  • Famílias que tiveram contratos habitacionais rescindidos de forma involuntária.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá ministra curso de irrigação para produtores rurais da comunidade Mineira no Distrito de Aguaçu

A documentação comprobatória e o NIS atualizado serão exigidos durante a análise cadastral.

Sorteio e segurança

O sorteio das unidades ocorrerá em etapas, ao longo dos próximos três anos, conforme a disponibilidade dos imóveis. Os resultados serão divulgados na Gazeta Municipal e no site da Prefeitura.

A gestão municipal também alerta a população sobre possíveis golpes e falsas promessas envolvendo o programa. Não há cobrança de taxas para participar, nem qualquer tipo de pré-cadastro por canais informais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana