conecte-se conosco

Cuiabá

Vanderlúcio comemora inclusão de trabalhadores da limpeza na vacinação: “Ato de sensibilidade e humanização”

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, comemorou a inclusão dos trabalhadores da coleta de resíduos, catadores de recicláveis e da zeladoria urbana no cronograma de vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, o ato lançado oficialmente nesta segunda-feira (03) demonstra toda a sensibilidade e humanização característica da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

Conforme levantamento apresentado, somando todas essas categorias, mais de 700 profissionais serão imunizados nos próximos dias. A inclusão desses grupos nesta fase da vacinação foi um pedido pessoal da primeira-dama Márcia Pinheiro, considerando que são formados por pessoas em situação de vulnerabilidade e mais expostas à contaminação pelo novo coronavírus, devido às atividades que exercem.

“São pessoas que se arriscam diariamente em prol de uma cidade limpa, bonita e para fazer aquilo que poucos têm coragem para fazer. Uma cidade sem os serviços de limpeza se transforma em um verdadeiro caos, inclusive para a saúde pública. Por isso, nada mais justo que ter essa sensibilidade e humanização com esses heróis anônimos, que estão poupam esforço para manter nossa Cuiabá sempre bem cuidada”, comenta Rodrigues. 

Leia mais:  Veja os dados do painel Covid-19 desta quinta-feira (23)

Vanderlúcio destaca ainda que por serem considerados serviços essenciais, as ações de limpeza, coleta de resíduos e coleta de materiais recicláveis não foram suspensas em nenhum momento durante toda a pandemia. Nesse sentido, além do trabalho de orientação, a Limpurb forneceu para todos que atuam na área de zeladoria os materiais necessários para garantir a proteção contra o vírus.

“Essa foi uma das primeiras preocupações do prefeito Emanuel Pinheiro. A limpeza da cidade continuou em plena atividade durante toda a pandemia. Então, foi feito inicialmente um trabalho de orientação sobre os cuidados necessários a se tomar durante o desempenho das funções, somado com a distribuição de insumos como máscara, luva e álcool 70% para higienização”, pontua o diretor-presidente.

PEDIDO À POPULAÇÃO

Vanderlúcio aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração da população com esses profissionais. Conforme lembrado por ele, cada cidadão também deve tomar os devidos cuidados com o descarte de lixo, para evitar que essas pessoas tenham contato com materiais contaminados. A medida é uma das formas de ajudar a garantir a segurança desses trabalhadores.

Leia mais:  Festa do São Gonçalo do Amarante foi incluso no calendário oficial do município

“O primeiro passo é evitar a todo custo o descarte de máscara e luvas de forma inadequada. Principalmente se a pessoa está infectada com a Covid-19, a recomendação é que se utilize dois sacos plásticos para armazenar e descartar seu lixo. Caso seja possível, também é importante identificar esse lixo com uma fita vermelha ou até por meio de escrita legível e visível. Essas pessoas estão trabalhando por nós. Então, não custa nada darmos nossa colaboração com eles”, pontua.

 

publicidade

Cuiabá

Sugestão de pauta: Prefeitura vacina trabalhadores do transporte coletivo nos dias 10 e 11

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a vacinar nesta segunda-feira (10), os trabalhadores do transporte coletivo, dando continuidade à campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a Covid-19. O prefeito Emanuel Pinheiro, na semana passada, a ununciou o novo grupo para vacinação e, mais uma vez, reiterou o compromisso com à população. “Não medimos esforços para imunizar nossa população. Sonho dia e noite com esse momento. A Prefeitura de Cuiabá vem ampliando os polos de vacinação, à medida que recebemos novas doses de imunizante. Também aderimos ao consórcio para compra de vacinas. A gestão Emanuel Pinheiro não medirá esforços pela população cuiabana”. 

Cerca de 800 trabalhadores residentes de Cuiabá, serão imunizados na segunda e terça (11), no polo de vacinação do Sesc Balneário, região do Osmar Cabral, das 9h às 15h. A categoria faz parte do grupo de pessoas em vulnerabilidade social, cujo lançamento da imunização, de forma simbólica, ocorreu na último dia 3, no Palácio Alencastro, com a vacinação de 11 representantes das seguintes profissões: catadores de recicláveis, carroceiros, motoristas do transporte coletivo e garis (tanto da coleta quanto da varrição de rua). 

Leia mais:  Semob atua na força-tarefa que fiscaliza o toque de recolher na capital

Por serem pessoas em extrema vulnerabilidade social e também por conta da exposição ao coronavírus, muitos sem acesso à internet, a aplicação da vacina ocorrerá por meio de listas e não pelo cadastro no site da campanha Vacina Cuiabá. Eles também não precisarão ir até um dos cinco polos de vacinação, mas serão atendidos em seus locais de trabalho.

Serviço:

O quê: Vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo contra a Covid-19

Quando: segunda (10) e terça (11), das 9h às 15h.

Onde: Sesc Balneário

Endereço: Av. Dr. Meirelles, S/n – São João D’Rei

Continue lendo

Mais Lidas da Semana