conecte-se conosco

Nacional

VÍDEO: Vulcão em erupção forma gigantes gêiseres de lava na Islândia

Publicado


source
Vulcão em erupção forma gigantes gêiseres de lava na Islândia
Reprodução

Vulcão em erupção forma gigantes gêiseres de lava na Islândia

Quase dois meses. Este é o período em que a população que vive a 40 km da capital da Islândia – Reykjavik – observa os enormes gêiseres de lava vulcânica que são jorrados aos céus por conta de uma erupção vulcânica. As informações são da AFP. Veja o momento das explosões:


A polícia local delimitou um perímetro de segurança, para que acidentes sejam evitados. Isso porque fragmentos de rochas em altíssimas temperaturas caem do céu após as erupções de lava do vulcão, no vale Geldingadalir, perto do Monte Fagradalsfjall. Esse fenômeno é chamado de piroclastos – o ato de ‘chover’ salvas de lava, fragmentos de rocha sólida ainda quentes e potencialmente mortais.

Leia mais:  MP e Defensoria entram com ação para que o Rio adote medidas contra a Covid-19

Segundo estimativas do Escritório Meteorológico Nacional, um dos jatos de lavas que o vulcão atirou para os céus ultrapassou os 460 metros de altura.

Você viu?

Henrike Wappler, uma alemã que mora próximo do vulcão, descreve que as cenas são “incríveis”. Sua filha acrescente: “Sinto-me muito pequena perante o poder da Terra (…) Mas não tenho medo!”

Os moradores locais sabem quando a próxima explosão ocorrerá pois um rugido intenso avisa que o próximo gêiser é iminente.


“Parece um avião no céu. Não é todo dia que podemos admirar um vulcão de tão perto. É algo realmente incrível e lindo”, explica Freija Wappler-Fridriksdóttir.

publicidade

Nacional

Doria e Queiroga trocam farpas no Twitter: “Quanto recalque, ministro”

Publicado


source
 João Doria considera quehá
Reprodução

João Doria considera quehá “recalque” de Queiroga em resposta a antecipação da vacinação de São Paulo

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, anunciou neste domingo que antecipará o calendário de vacinação no estado em 30 dias . Após a coletiva de imprensa realizada pelo tucano, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, reivindicou os créditos da antecipação pelo Twitter e foi chamado de ‘recalcado’. Veja a publicação:



De acordo com o ministro Queiroga, a antecipação da imunização dos adultos acima de 18 anos em São Paulo acontecerá devido “as doses enviadas pelo governo federal, por intermédio do ministério da Saúde .” Em seguida, Doria respondeu.

Você viu?

Leia mais:  Não é hora de cantar vitória, diz Lula sobre decisão favorável no STF


Segundo o governador, há “recalque” no posicionamento do ministro. Por fim, o tucano ressaltou que continua a vacinar a população paulista e desejou um “bom domingo e ótima semana” a Queiroga .


O anúncio realizado por João Doria neste domingo também contou com críticas ao presidente Jair Bolsonaro . O governador de São Paulo classificou a “motociata” realizada pelo capitão como uma atitude “negacionista e criminosa” .

Continue lendo

Mais Lidas da Semana