conecte-se conosco

Cidades

Vila Bela da Santíssima Trindade sediará a I Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Publicado


A Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade, promove no período de 21 a 23 de setembro, a 1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência no município em parceria com o Governo do Estado. O evento será realizado na escola municipal Ricardo Franco.

Entre as ações que serão desenvolvidas na semana, estão o lançamento da campanha de fraldas geriátricas, bazar pegue e leve, esporte adaptado, mergulho adaptado, canoagem, além de consultas médicas e emissão de documentos.

O evento, que está sendo organizado pela Casa Civil, através da Superintendência de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, em parceria com o Ganha Tempo e Politec, como também o apoio de outras secretarias estaduais, Defensoria Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ortobras e Aprosoja. 

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken, destaca a importância da 1ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência para o município e conclama a participação da população. “Com muita alegria, quero convidar a todos para participar, nós estaremos debatendo as políticas públicas voltada a pessoa com deficiência, com muitas atividades, palestras e esportes como canoagem e rapel adaptado. Nos ajude a escrever uma nova história de superação, quebra de paradigmas e preconceito, mostrando que todos nós estamos inseridos na vida das pessoas com deficiência, venha conosco e também teremos participação do Governador do estado e sua primeira-dama, a Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência do Governo Federal”, disse o prefeito.

Confira a programação:  21/09 (Terça-feira)

8:00: Abertura oficial com o pronunciamento de autoridades: Governador Mauro Mendes; Secretária Nacional, da Pessoa com Deficiência Priscila Gaspar; Primeira Dama Virginia Mendes; suplente de Senadora Margareth Buzetti; Secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo; Prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken e o prefeito de San Inácio de Velasco-Bolívia. Participam também o Secretário Cultura Esporte e Lazer Alberto Machado; Secretária Adjunta de Ação Governamental Claudia Cristina; Superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência-Casa Civil, Taís Augusta de Paula; o Presidente do CONEDE, Kelly Vieira e o Presidente do CEPIR Carlos Alberto Caetano.

Lançamento da primeira edição da campanha de arrecadação de fraldas geriátricas (infantil, e adultos); entrega de cadeiras de rodas; emissão de RG no modelo novo com o símbolo da Deficiência e consultas médicas. 

Às 14h – abertura do bazar (Pegue e Leve), cortes de cabelo, manicure, maquiagem, amarração de turbantes e sorteios de brindes. Após o lanche da tarde, a apresentação de dança típicas e da banda da Polícia Militar.

17:00: encerramento das atividades.

18:00: Palestra: Taís Augusta de Paula Superintendência de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência- Casa Civil. Tema: Sentindo na Pele

Palestra: Secretária Nacional da PCD Priscila Gaspar

Luiz Tamba Coordenador de Esporte de Inclusão da SECEL

Superintendente do esporte – Rodrigo

Público Alvo: Profissionais da Educação, e os Secretários de Vila Bela da Santíssima Trindade.       

22/09 (quarta-feira)

8:00 –  Abertura do segundo dia:

9:30 – Apresentações culturais

Palestras  Colosplast Apresentações de talentos pessoas com deficiência do município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Emissão de RG no modelo novo com o símbolo da Deficiência.

Danças típicas da Cidade.

Cortes de cabelo, manicures, maquiagem, e amarração de turbantes, sorteios de brindes, Lanche e almoço

11:30: Almoço às cegas (alguns serão escolhidos para almoçar vendados, quem não possui deficiência).

13:30: Torneio de jogos para pessoas com deficiência

Tarde coordenada pelo professor Rodrigo Siqueira e Luiz Tamba Coordenador de Esporte de Inclusão da SECEL

17:00 – Encerramento.

 23/09 (quinta-feira)

8:00 – início das atividades na praia

Concentração na orla da praia, das pessoas com deficiência, onde vamos ter mergulho adaptado, rapel, canoagem.

Música ao Vivo

11:30 –  Almoço festivo

15:00: Banda do Corpo de Bombeiro 

16:30 – Entrega de cestas básicas e cobertores

17:00 – Encerramento do evento com agradecimentos.

Fonte: AMM

Leia mais:  Câmara discute parâmetros de divisão dos recursos do Fundeb

publicidade

Cidades

Mato Grosso registra 531.912 casos e 13.726 óbitos por Covid-19

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (20.09), 531.912 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.726 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 609 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 531.912 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso 3.886 estão em isolamento domiciliar e 513.499 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 161 internações em UTIs públicas e 80 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está 41,39% para UTIs adulto e em 14% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (109.723), Rondonópolis (37.497), Várzea Grande (37.438), Sinop (25.659), Sorriso (18.091), Tangará da Serra (17.647), Lucas do Rio Verde (15.557), Primavera do Leste (14.647), Cáceres (11.726) e Barra do Garças (10.544).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link

Leia mais:  Lei Aldir Blanc: CNM alerta que municípios precisam assinar termo de adesão

O documento ainda aponta que um total de 386.221 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 116 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No domingo (19.09), o Governo Federal confirmou o total de 21.239.783 casos da Covid-19 no Brasil e 590.752 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha de 21.230.325 casos da Covid-19 no Brasil e 590.508 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (20.09).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia mais:  Seminário vai debater Cooperativas de Trabalho e a Nova Lei de Licitações

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: AMM

Continue lendo

Mais Lidas da Semana