Lucas do Rio Verde

5ª Festa do Milho consolida tradição cultural e reúne grande público em Lucas do Rio Verde

Publicado

Caminhando para se tornar uma das maiores festas do estado, a 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde confirmou sua força cultural ao transformar, neste sábado (9), a rotatória do Paço Municipal em um grande palco de encontros, sabores e música, celebrando um dos grãos mais importantes do agronegócio mato-grossense.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, aproximadamente 12 mil pessoas passaram pela primeira noite da festa.

“O milho é uma das grandes riquezas de Lucas do Rio Verde, faz parte da nossa história e da nossa economia. E a Festa do Milho vem justamente para celebrar isso. É muito bom ver como a população abraçou esse evento, que é preparado com tanto carinho, para oferecer o melhor da gastronomia e shows de qualidade para toda a família luverdense”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

“É com grande alegria que realizamos a 5ª edição da Festa do Milho, um evento que celebra a força da cultura luverdense, do produtor, dos empreendedores e de todos que contribuem para transformar essa festa grandiosa em realidade”, completou a secretária de Cultura, Luciana Bauer.

Leia mais:  Residência Médica: Prova será realizada neste domingo (14), na Escola Olavo Bilac

Conquistando quem passava pelo local, a praça de alimentação da festividade reuniu sabores das cinco regiões do Brasil, em uma diversidade gastronômica apresentada por empresas, associações e instituições filantrópicas da cidade.

E enquanto o público aproveitava as opções gastronômicas, a música tomava conta do espaço. Agitando a plateia, o palco da festa recebeu as apresentações dos artistas locais Harley e Gustavo e DJ Munhoz, além do show nacional da dupla Carreiro e Capataz.

Entre os presentes, o morador de Lucas do Rio Verde há 23 anos, Jorge Luiz Pereira, levou toda a família para prestigiar o evento e destacou a importância de iniciativas como essa. “As pessoas precisam valorizar o nosso município. A cada ano, eu percebo que a festa melhora, porque o poder público se preocupa com a população. Incentivar a cultura é fundamental, ainda mais quando as crianças podem aproveitar o parque gratuito e a alimentação tem preços acessíveis. Por isso, faço questão de vir todos os anos com a minha família para prestigiar.”

Além da exposição de maquinários e artesanatos, a Secretaria de Saúde também disponibilizou vacinas de rotina e contra a gripe para os grupos prioritários.

Leia mais:  Prefeitura de Lucas abre processo seletivo para contratação de profissionais de educação física

Somando-se às ações de cuidado e responsabilidade social, em parceria com o Projeto Lixo Zero, o evento contou ainda com um espaço de triagem de resíduos, garantindo a correta separação do material produzido durante a festividade e evitando o descarte inadequado.

A programação segue neste domingo (10) com a estreia do concurso “Fera do Milho”, que vai premiar em dinheiro quem conseguir comer mais milho cozido em cinco minutos. A atração nacional será a dupla Henrique e Diego.

A Festa do Milho é uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e, neste ano, conta com o patrocínio da Sicredi Ouro Verde e da FS Fueling Sustainability, além do apoio institucional da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e do Governo do Estado de Mato Grosso.

O evento também conta com o apoio da Fundação Rio Verde e das empresas SR Caminhões, Miranda Containers, Agro Baggio e da cooperativa Sicoob Credisul.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

“O que a pressa não deixa você ver”: Guarda Civil Municipal intensifica ações de fiscalização e orientação durante a Semana Nacional do Trânsito

Publicado

Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), intensifica as ações de fiscalização, orientação e educação no trânsito em Lucas do Rio Verde.

Com o tema “O que a pressa não deixa você ver”, a campanha idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária destaca a importância de reconhecer e valorizar as vidas presentes em cada trajeto.

“Às vezes, a pressa faz com que enxerguemos tudo como um obstáculo, e é nesses momentos que o risco de acidentes aumenta. Por isso, esta é uma semana de reflexão, para que a população adote escolhas mais conscientes e responsáveis. É importante, por exemplo, calcular o tempo necessário para realizar um trajeto, dirigir com mais tranquilidade e prevenir acidentes provocados pela pressa. Também é fundamental respeitar as regras de trânsito e as sinalizações horizontais e verticais”, destacou o secretário de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Derli Lopes, a corporação intensificará as ações de fiscalização do cumprimento das leis de trânsito, além das atividades de orientação e educação no trânsito nas ruas e no entorno das unidades escolares do município.

Leia mais:  Lucas do Rio Verde é destaque nos Jogos Paralímpicos e Paradesportivos Mato-grossenses

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Nesta semana, intensificaremos o nosso trabalho de fiscalização e de orientação para garantir um trânsito mais seguro para condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, sempre com foco na preservação da vida e na prevenção de acidentes. Também teremos o apoio da equipe especializada da Ronda Ostensiva Preventiva Escolar (ROPE) para ampliar as ações no entorno das escolas”, afirmou.

Outro ponto de atenção da GCM é o aumento significativo do uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e veículos autopropelidos como patinetes elétricos, skates elétricos e scooters elétricas compactas, especialmente por crianças e adolescentes.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública e com apoio da Procuradoria-Geral do Município, está na fase final de elaboração de um projeto de lei para regulamentar o uso desses veículos. A proposta será encaminhada, em breve, para análise e aprovação da Câmara Municipal.

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Em referência à Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, celebrada entre os dias 21 e 25 de setembro, a GCM também reforça a importância do respeito às vagas de estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência.

Leia mais:  Meia Maratona Corrida O Semeador: Confira os pontos de interdição no trânsito em Lucas do Rio Verde

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, estaremos realizando a fiscalização do respeito às vagas exclusivas. Porque quando respeitamos as pessoas com deficiência e os idosos, temos uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou o guarda civil, Oliveira.

Ao aderir à campanha da Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso com a segurança viária, a prevenção de acidentes e a preservação de vidas, incentivando atitudes mais conscientes e responsáveis por parte de todos os cidadãos.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana