Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

7º Pedal da Semob arrecada duas toneladas de alimentos para doação e sorteia 4 bicicletas profissionais

Publicado

O clássico Pedal da Semob de Cuiabá, realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), reuniu mais de 600 ciclistas no último domingo (21). O 7º Pedal de cicloturismo saiu do Shopping Estação e teve como destino o Distrito de Aguaçu (um percurso de 43 quilômetros entre vias pavimentadas e não pavimentadas). No total, foram arrecadadas duas toneladas em alimentos que serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e do Distrito de Aguaçu.

Para a realização do cicloturismo, a Semob contou com o patrocínio de várias empresas privadas, entre elas a Ciclo Machado de Cuiabá e de Várzea Grande, Viveiros Mato Grosso e Shopping Popular. Desta vez, foram sorteados 34 brindes, sendo quatro bicicletas profissionais. Com o apoio de agentes de trânsito da Semob, que fizeram a escolta do passeio com carros e motos com batedores, e também da secretária da Semob, Luciana Zamproni, que fez questão de participar, ajudando na organização do sorteio dos brindes e também no momento de servir a refeição aos participantes, que puderam usufruir de vários pontos de hidratação, café da manhã e almoço festivo com comidas típicas da terra.

A coordenação ressaltou que, mais uma vez, a iniciativa de inclusão social, que reúne pessoas de todas as classes sociais e idades, se superou e bateu recorde em arrecadação de alimentos, adrenalina, alegria e superação. “Nossa meta é melhorar cada vez mais, pois esse projeto, criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, tem duas finalidades: ajudar o próximo e fazer com que a população pratique esporte”, disse o coordenador, Raimundo Ribeiro, ao ressaltar que ficou bastante satisfeito, especialmente porque um dos ganhadores de bike profissional ainda não possuía bicicleta própria para ciclismo e outra ganhadora sequer tinha uma bicicleta. “Ela alugou uma bicicleta para participar e agora tem uma bike profissional para se exercitar. Ele não tinha bike apropriada e agora tem. Isso é muito gratificante pra nós”, completou o coordenador.

Leia mais:  Defesa Civil de Cuiabá pode ser acionada para buscar doações nos postos de arrecadação destinadas às vítimas do Rio Grande do Sul

“O participante fez o percurso com uma bicicleta comum, básica, bem simples e foi embora de lá com uma bike profissional. Isso nos deixou bastante felizes”, afirmou Raimundo. O ganhador do sorteio, João Luís Ramos Filho, 62 anos, morador do Bairro Despraiado, disse que antes de sair de casa, prometeu à filha que iria ser sorteado, que sentia que iria levar prêmio para casa. “E eu realmente consegui realizar o que prometi. Estou muito feliz com o presente, eu precisava muito de uma bicicleta melhor e apropriada para fazer ciclismo”, disse o ganhador.

A secretária de Mobilidade Urbana destacou que, além de proporcionar esporte, lazer e reunir famílias, a iniciativa movimentou o Distrito, trazendo movimento para a economia local e, claro, alegria e movimento. “Achei de suma importância a participação da sociedade. São momentos de lazer proporcionados, que vão até essas comunidades. Desta forma, o Pedal se firma cada vez mais como uma iniciativa de lazer e saúde mental para as pessoas. Sem contar que é uma iniciativa que arrecada alimentos para ajudar o próximo”, pontuou Zamproni. Ela reforça que tanto no Pedal Ecológico quanto nos pedais que são realizados todas as terças-feiras, com saída da Orla do Porto, a população encontra segurança, diversão e bem-estar. “São locais onde as pessoas podem fazer novas amizades e cuidar da mente e do corpo”, comenta.

Leia mais:  Sine da Gente leva oportunidades de emprego à comunidade do bairro Parque Cuiabá e região

Vale lembrar que são duas edições por ano. Nas sete edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos que foram doadas a comunidades como Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa São Vicente de Paula e Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto, entre outras.

A cada edição, cerca de 500 ciclistas participam. Nestes três anos e meio de realizações consecutivas, mais de quatro mil e 500 pessoas já participaram.

Para mais detalhes, siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito se reúne com empresa e anuncia intenção de romper contrato

Publicado

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (22), no salão nobre da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini anunciou a intenção de romper o contrato com a CS Mobi, empresa responsável pelo estacionamento rotativo da capital. Segundo o prefeito, a prioridade é buscar um rompimento amigável entre as partes, mas caso isso não seja viável a administração municipal recorrerá a meios jurídicos para encerrar o contrato.

Durante o encontro, foi destacado que o contrato previa um pagamento mensal de cerca de R$ 650 mil por parte da prefeitura à empresa. No entanto, ao longo de dois anos, apenas quatro parcelas foram quitadas, o que teria levado a CS Mobi a contrair um empréstimo no final de 2024, utilizando a Prefeitura de Cuiabá como fiadora. Essa prática, além de não ter uma lei aprovada pelo Legislativo, gerou prejuízos à gestão que assumiu em janeiro deste ano, conforme ressaltado pelo prefeito.

“O empréstimo feito no final do mandato passado causou um impacto significativo na atual gestão. Com uma administração séria do dinheiro público é possível investir os mesmos R$ 600 mil que estavam previstos no contrato, ao longo de dois anos, e construir uma cidade do futuro, com base no projeto aprovado pela própria CS Mobi”, declarou Abilio.

Leia mais:  Sugestão de Pauta: Especialistas discutem importância do controle de infecções nos ambientes hospitalares de Cuiabá 

O prefeito também afirmou os cuiabanos não se adaptaram ao modelo de estacionamento rotativo implementado pela empresa, o que contribuiu para os problemas de operacionalização do serviço. Além disso, Brunini destacou que as obras propostas pela CS Mobi não oferecem vantagem urbanística ou financeira significativa para Cuiabá, tornando inviável a continuidade do contrato.

Diante do cenário, o prefeito determinou que a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Arsec) realize uma auditoria detalhada no contrato e solicitou à Procuradoria do Município a elaboração de um parecer técnico que avalie a viabilidade e os desdobramentos legais do rompimento.

Para finalizar os trâmites, uma nova reunião será realizada na próxima semana com o objetivo de definir os últimos detalhes para que as partes cheguem a um acordo sobre a forma de encerrar o contrato.

A administração municipal avalia também a possibilidade de reestruturar o modelo de estacionamento rotativo na cidade, sempre priorizando soluções que atendam aos interesses da população.

#ParaCegoVer

A foto mostra uma reunião em andamento em uma sala ampla, com uma mesa comprida de madeira no centro. Sentados à mesa, o prefeito de Cuiabá, representantes da empresa e prefeitura. Sobre a mesa, há microfones, copos de vidro com água e alguns papéis. A imagem transmite um clima formal, de discussão ou planejamento governamental.

Leia mais:  Vidal destaca principais ações de seu mandato e enfatiza compromisso com a causa animal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana