Cuiabá

“Seja um Herói do Trânsito” é o tema da campanha promovida pela Prefeitura de Cuiabá com extensa programação ao longo do mês Maio Amarelo

Publicado

O vice-prefeito de Cuiabá e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, junto com a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, abriram oficialmente, na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a programação do ‘Maio Amarelo’, tendo como tema escolhido para este ano, pela Prefeitura de Cuiabá. o tema: ‘Seja um Herói do Trânsito ‘. O ‘Maio Amarelo’, uma iniciativa mundial para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, chega à sua 11ª edição em 2024 com o tema central: ‘Paz no trânsito começa por você’.

A campanha convida à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos. ‘É necessário trabalhar para mudar a legislação a fim de torná-la mais rigorosa para aqueles que cometem crimes, principalmente os casos de direção alcoolizada durante a madrugada, agindo como se as ruas fossem exclusivamente suas, como se tivessem todo o direito do mundo, ou pior, como se estivessem acima da lei. Portanto, parabéns a todos vocês, parabéns a todos os envolvidos. Sem dúvida alguma, a ação do ‘Maio Amarelo’ irá mais uma vez sensibilizar muitas pessoas, incluindo crianças, para que se tornem cidadãos melhores no futuro, mais responsáveis e conscientes de seus deveres, obrigações e direitos’, declarou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

‘O mês de maio é extremamente importante. Estamos chamando a atenção da população, enfatizando a importância de cuidar do trânsito. O trânsito mata, o trânsito não espera. Decisões erradas podem resultar em mortes, tanto de terceiros quanto do próprio condutor. Portanto, o Maio Amarelo destaca a atenção, o cuidado e a responsabilidade que devemos ter no trânsito. Essas ações serão educativas, com palestras em escolas e também para motociclistas, pois a maioria dos acidentes envolve esse grupo’, acrescentou a secretária da Semob, Luciana Zamproni.

Até o dia 31 de maio, em parceria com a Educação, Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Empresa Canous e outras instituições e empresas privadas, a Semob trabalhará o tema para sensibilizar a população sobre os cuidados e o respeito às leis de trânsito. ‘Estaremos nas escolas, pois acreditamos que é lá que formamos bons condutores e cidadãos responsáveis. Também faremos palestras em empresas que desejam conscientizar seus funcionários. Teremos o projeto Moto Educação em sua terceira edição, pois 54% dos acidentes estão relacionados aos motociclistas. Precisamos conversar diretamente com essas pessoas, mostrando a importância da responsabilidade e do cuidado no trânsito. Estaremos presentes durante todo o mês para dialogar com a população’, esclareceu Zamproni.

Leia mais:  Vereador Alex Rodrigues lidera abraço simbólico em defesa da Santa Casa de Cuiabá neste sábado (28)

A campanha percorrerá cinco escolas municipais, com palestras educativas para os estudantes na faixa etária de 9 a 12 anos. Presente ao evento, a secretária municipal de Educação, Edilene Machado, disse que as escolhas eleitas para participarem da ação foram aquelas localizadas em regiões de alta mobilidade. ‘A alta velocidade dentro da cidade tem causado atropelamentos semanais, o que é muito preocupante. As pessoas não respeitam as faixas de pedestres nem a sinalização, contribuindo para esses acidentes. Cerca de 97% deles são causados por imprudência e negligência dos condutores. Por isso, escolhemos essas cinco escolas, localizadas em pontos estratégicos da capital’, declarou a secretária.

O psicoterapeuta e professor universitário, Afro Stefanini II, presente ao evento, será um dos palestrantes do curso para agentes de trânsito, que integra a programação do Maio Amarelo. Ele avalia que, para que as pessoas tomem consciência dos problemas causados pelas imprudências no trânsito, é necessária uma mudança de comportamento ou algum evento mais impactante. ‘A mudança de mentalidade pode levar décadas, mas as gerações começam a se comunicar umas com as outras e, muitas vezes, só após um evento impactante é que ocorre a mudança. Existe uma lei na psicologia que é fundamental para qualquer transformação: não há transformação na rejeição. Enquanto rejeitamos algo, não conseguimos transformá-lo. Por isso, para transformar ideias, precisamos transformar nossas mentes’, afirmou o especialista.

Ao final do evento, foram entregues de forma simbólica o cartão e a credencial de estacionamento para pessoas com fibromialgia. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana e de Saúde. “Para nós, isso é crucial, especialmente porque, às vezes, temos dificuldade de mobilidade. A maioria do tempo estamos lidando com dor, e nos raros momentos em que ela não é tão intensa, ainda sentimos um desconforto considerável. Por isso, essa credencial e o cartão irá contribuir e muito no nosso dia a dia pois, irá facilitar na nossa mobilidade e proporcionar prioridade em alguns lugares, o que é incrivelmente valioso para pessoas como nós”, disse Fabiana Tomazi, escolhida para representar as pessoas portadoras da fibromialgia.

Leia mais:  Prefeito reconhece papel da UMADECRE no fortalecimento de ações sociais e apoio à juventude

Durante o mês de maio, a Prefeitura será iluminada na cor amarela em alusão ao Maio Amarelo, além de contar com um laço inflável do movimento em pontos estratégicos da cidade.

Participaram também do lançamento, o secretário adjunto atenção básica, José Ricardo, secretário adjunto da Semob, Ewerton Rodrigo Souza Silva, diretor de trânsito, Michel Diniz, diretor de transportes, Nicolau Budib, secretária adjunta da Educação, Débora Marques, superintendente da PRF, Arthur Preza Nogueira, servidores e representantes das empresas parceiras.

PROGRAMAÇÃO:

Para esta terça-feira (07), o evento acontecerá na sede da Empresa Águas Cuiabá, a partir das 07h30, com uma palestra sobre ‘Maio Amarelo’.

Na quarta-feira (08), durante o pedal da Semob, os participantes farão uma movimentação alusiva ao tema com ponto de concentração na Orla do Porto II, a partir das 19h30. Também no dia 08, a programação será no período da tarde, a partir das 14h, no auditório do Hotel Sesc Porto Cercado.

Os profissionais do Instituto Médico de Diagnóstico por Imagens (IMEDI) receberão os servidores da Semob com uma palestra sobre ‘Maio Amarelo’ no dia 09 (sexta-feira), no auditório da unidade, a partir das 9 horas.

No sábado (10), será a vez dos profissionais do Hospital Amecor, com o mesmo tema, a partir das 10h. A programação ocorrerá durante todo o mês de maio, e as atividades semanais serão amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Campanha da Prefeitura marca participação da Seleção Brasileira nos bairros de Cuiabá

Publicado

A campanha Minha Rua é Show de Bola, idealizada pela Prefeitura de Cuiabá, encerrou neste domingo (5) sua participação na Copa do Mundo de 2026 ao lado da população. Mesmo com a derrota da Seleção Brasileira por 2 a 1 para a Noruega, resultado que eliminou o Brasil da competição, milhares de moradores voltaram a se reunir em diferentes bairros da capital para acompanhar a partida em um ambiente de integração, lazer e convivência comunitária.

Ao todo foram 5 partidas e 16 ruas contempladas. Nesta rodada, os telões foram instalados na Travessa L6, no Jardim Liberdade; Rua Alta Floresta, no CPA II; Rua Santa Isabel, no bairro Santa Isabel; e Rua U, no bairro Primeiro de Março. As ruas foram escolhidas por votação popular nas redes sociais da Prefeitura, após se destacarem pela mobilização dos moradores e pela decoração durante a competição.

Nos bairros Jardim Liberdade e Primeiro de Março, a programação contou ainda com uma parceria com a Coca-Cola, que distribuiu gratuitamente 500 latinhas de refrigerante em cada um dos pontos de transmissão. A ação também teve o apoio da empresa Moreninha do CPA, responsável pela distribuição de 500 picolés em cada um desses dois locais, proporcionando ainda mais lazer e confraternização às famílias durante a transmissão.

O prefeito Abilio Brunini acompanhou a partida na Rua Alta Floresta, no CPA II, e destacou que, mais do que o resultado em campo, a campanha cumpriu o objetivo de fortalecer a convivência entre os moradores e resgatar uma tradição que marcou gerações de cuiabanos.

“Independentemente do resultado da Seleção, quem venceu foi a nossa população. Ver as ruas cheias, as famílias reunidas, as crianças brincando e os vizinhos celebrando esse momento juntos mostra que conseguimos resgatar um sentimento muito bonito de comunidade. Esse sempre foi o principal objetivo da campanha”, afirmou o prefeito.

Leia mais:  Cuiabá instala ressonância magnética de última geração no São Benedito

No CPA II, além da transmissão da partida, os moradores organizaram churrasco, música ao vivo, sorteio de uma camiseta da Seleção Brasileira e reuniram centenas de pessoas em um grande momento de confraternização.

A mobilização da comunidade começou semanas antes do Mundial e envolveu dezenas de moradores na preparação da decoração.

“Foi tudo feito com o esforço dos moradores. Ninguém doou nada. A gente foi pedindo ajuda para um, para outro, e, com a união da comunidade, conseguimos reunir os materiais e transformar a rua. Cerca de 40 pessoas participaram dessa mobilização, que começou três semanas antes da Copa”, contou o morador Marcelo Silva.

Morador do CPA II há 40 anos, Mauri Padilha afirmou que nunca havia presenciado uma mobilização semelhante no bairro.

“Eu moro no CPA há 40 anos e nunca tinha visto uma mobilização como essa. A organização ficou muito bonita e reuniu toda a comunidade. Quero agradecer ao prefeito Abilio Brunini por apoiar essa iniciativa e valorizar os moradores, que se dedicaram para deixar o bairro ainda mais bonito”, afirmou.

Para a moradora Lauricelly Leite, a campanha proporcionou um momento de integração que ficará na memória da comunidade.

“Foi uma tarde muito especial para todos nós. Ver a rua cheia, as famílias reunidas e todo mundo vivendo esse clima de Copa foi emocionante. Agradeço ao prefeito Abilio Brunini por incentivar esse projeto, que aproximou os moradores e fez o nosso bairro reviver essa tradição”.

Ao longo da Copa do Mundo, a campanha percorreu diversos bairros de Cuiabá, levando telões, lazer e fortalecendo os laços entre as comunidades.

No primeiro jogo da Seleção Brasileira, contra Marrocos, os telões foram instalados na Rua Ponta Grossa, no bairro CPA I, e na Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco.

Leia mais:  Ilde Taques garante revitalização e lazer para moradores do Bela Vista

Na partida contra o Haiti, cinco locais receberam a estrutura da Prefeitura: Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que contou com uma estrutura especial voltada à comunidade haitiana residente na capital.

Na terceira transmissão, durante a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, os telões foram instalados na Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa; Rua Lages, no CPA I; Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.

Na quarta rodada, o Brasil venceu o Japão por 2 a 1, de virada, garantindo a classificação às oitavas de final. Na ocasião, a Prefeitura levou a estrutura para a Rua Cruz da Malta, no bairro Serra Dourada; Rua F, no Jardim Passaredo; Rua Cinco, no bairro São João Del Rey; e Rua 10, no bairro Jardim Aroeira.

Com cinco transmissões realizadas durante a Copa do Mundo, a campanha Minha Rua é Show de Bola transformou ruas de diferentes regiões de Cuiabá em grandes pontos de encontro, incentivando a participação popular e resgatando uma tradição que há anos fazia parte da história da cidade. Mesmo com a eliminação da Seleção Brasileira, o legado da iniciativa permaneceu nas comunidades, que voltaram a ocupar os espaços públicos para viver momentos de integração, amizade e pertencimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana