Mato Grosso

Servidores da Sesp participam de curso nacional de atendimento à mulher em situação de violência

Publicado

Mato Grosso sedia o Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, entre segunda-feira (17.06) e sexta-feira (21), na Escola Superior de Contas, em Cuiabá. O curso visa capacitar agentes de segurança pública na prevenção e combate à violência contra a mulher.

A 24ª edição será ofertada em período integral para 40 servidores, sendo 15 da Polícia Militar, 12 da Polícia Civil, cinco da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e oito do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

A capacitação é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MLSP).

Serão ofertadas disciplinas sobre o panorama da situação de violência doméstica no Brasil, leis e especificidades para proteger as mulheres, o racismo e seu impacto no violência contra mulheres negras, marcos na construção dos direitos da mulher, e relações interpessoais para o atendimento não revitimizador.

Leia mais:  Cermac realiza atendimentos a pacientes para detecção de hepatites virais

Serviço
Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Data: 17 a 21 de junho, às 8h
Local: Escola Superior de Contas (Centro Político Administrativo)

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Civil prende professor de música e ex-companheira por estupro de vulnéravel e armazenamento de pornografia infantil

Publicado

Um professor de música e sua ex-companheira envolvidos em crimes graves de estupro de vulnerável e produção/registro de pornografia infantil, utilizando os próprios filhos da suspeita, foram presos em trabalho conjunto da Polícia Civil e da Polícia Militar, realizado na última semana, no município de Campo Verde.

O suspeito, de 38 anos, foi preso em flagrante na última quarta-feira (15.4), após ser flagrada na companhia de uma menor de 14 anos, que estava desaparecida no município de Jaciara. Já sua ex-companheira, de 32 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na sexta-feira (17), por envolvimento nos atos praticados contra os próprios filhos.

Com a prisão do suspeito outras vítimas possam aparecer, uma vez que o professor trabalhou em instituições no município de Jaciara e Nova Brasilândia.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Campo Verde, iniciaram após a Polícia Civil ser acionada pela Polícia Militar, sobre uma mulher que estaria supostamente sendo ameaçada por uma facção criminosa atuante em Campo Verde a praticar atos sexuais com seus próprios filhos, um menino de 11 anos e uma menina de 9 anos.

Leia mais:  Inscrições para 16ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso são prorrogadas

Segundo as informações, as ameaças também a obrigavam permitir que seu ex-companheiro praticasse atos sexuais com sua filha e registrasse os abusos em vídeo.

Com base nas informações passadas e elementos reunidos, foi levantada a hipótese que o autor das mensagens seria o professor de música, ex-companheiro da mãe das crianças.

Prisões

Diante das evidências, a equipe da Polícia Militar iniciou as buscas, conseguindo localizar o suspeito que se encontrava em companhia de uma ex-aluna, menor de idade, sendo revelado que o investigado mantinha um relacionamento com a adolescente desde que ela tinha 13 anos. A menor era considerada desaparecida, desde de dezembro de 2025, quando o professor de música se retirou de Jaciara com sua aluna, sem a permissão de seus familiares.

Com o avanço das investigações, foi confirmado que era ele quem enviava as imagens para a ex-companheira exigindo a confecção do material de pornografia infantil e outras condutas envolvendo a investigada e as crianças.

Com base nas investigações, foi representado pela prisão preventiva da investigada, pelos crimes de estupro de vulnerável e produção/registro de pornografia infantil, cometido contra seus próprios filhos. O mandado foi deferido pela Justiça e cumprido, na tarde de sexta-feira (17), pela equipe de investigadores da Delegacia de Campo Verde.

Leia mais:  Polícia Civil e Procon apreendem 170 camisetas de time falsificadas em loja em Várzea Grande

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Gabriel Conrado, na residência do professor, foram apreendidos medicamentos para disfunção erétil, entre outros, três aparelhos celulares e dois computadores que foram encaminhados à Perícia Técnica, que poderão auxiliar o avanço das investigações.

“A Polícia Civil segue com as investigações e trabalha com a linha de investigação de que o suspeito possa estare inserido em uma organização criminosa voltada para a prática de crimes sexuais de crianças/adolescentes, bem como com a comercialização/distribuição dos materiais pornográficos envolvendo menores de idade”, disse o delegado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana