A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, neste sábado (15.06), o Mutirão da Cidadania no Distrito de São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço, região do Pantanal mato-grossense. A ação idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, levou serviços sociais e de cidadania aos moradores da região.
Ao todo foram prestados 427 atendimentos de cidadania para 156 pessoas, a exemplo da plastificação de documentos, emissão de foto 3×4, solicitação de segunda via de certidão de nascimento entre outros. Também foram realizadas orientações sobre o programa SER Família, sobre direitos humanos e do consumidor, combate à violência nas escolas e a violência doméstica contra mulheres.
“Essa aproximação do Estado com as comunidades, especialmente as mais distantes é imprescindível para que eles estejam inseridos e se sintam amparados por seus direitos, por isso os serviços de cidadania, as orientações sobre os programas e as atividades de conscientização são importantes”, disse a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
Para a secretária da Setasc, Grasi Paes Bugalho, os mutirões têm o objetivo de alcançar, especialmente, as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e também os residentes em zonas rurais e mais distantes dos centros urbanos, levando serviços essenciais e que, muitas vezes, são de difícil acesso.
“É sempre uma alegria ver as pessoas sendo atendidas nos mutirões. É gratificante ver que conseguimos chegar até as comunidades que realmente precisam dos nossos serviços, não só pela distância, mas também por não terem condições financeiras de pagar uma plastificação de documento ou uma segunda via de certidão. E tudo isso foi pensado com muito carinho pela nossa primeira-dama Virginia Mendes, para que ninguém fique sem atendimento. Por isso, buscamos alcançar todas as regiões de nosso estado, levando serviços de qualidade e com eficiência para nossa população”, afirmou a secretária.
Lourdes Maria, moradora da região da Pimenteira, também localizada no distrito, contou que soube da ação por meio do grupo dos idosos no Whatsapp, e foi conferir, pois precisava dos produtos ofertados durante o mutirão.
“Está sendo muito bom. Aqui nós precisamos desses serviços, porque senão a gente tem que ir na cidade, e lá é tudo mais difícil, e aqui é pra comunidade. Eu fico muito agradecida desse trabalho maravilhoso”.
Outra moradora da região, Elza Maciel de Oliveira Batista, falou sobre a importância do mutirão. “É muito importante porque aqui a gente consegue resolver muita coisa. Para nós, que é tão difícil para ir pra Cuiabá, a passagem é cara, ter esse atendimento aqui é uma mão na roda. Ajuda toda a nossa população. Muito obrigada governador e primeira dama pelo que fizeram aqui por nós”.
Conforme a secretária de Assistência Social de Barão de Melgaço, Francisca Alves de Almeida, o município é extremamente carente e as comunidades são distantes umas das outras, a exemplo de São Pedro de Joselândia, a cerca de 100 quilômetros do perímetro urbano de Barão de Melgaço, o que dificulta a locomoção dos moradores para irem até o município e mesmo até Cuiabá.
“Com a vinda do Governo do Estado, através da Setasc, trazendo todas essas ações é muito proveitoso, porque atende à demanda da comunidade, atende à demanda de Barão de Melgaço, e para nós é muito bom e só temos que agradecer ao governador Mauro Mendes, à primeira-dama Virginia e à secretária Grasi, por esse apoio, por essa dedicação, por esse amor à nossa comunidade. Faz toda a diferença. Tudo que precisamos é esse ato de amor, de solidariedade, de companheirismo, que o Governo tem sido parceiro com o nosso município”, ressaltou.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.