Policia Federal

PF e GAECO cumprem novo mandado de prisão contra capitão da PM na Bahia

Publicado

Juazeiro/BA. A Polícia Federal e o GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA, cumpriu novo mandado de prisão preventiva contra capitão da Polícia Militar da Bahia, alvo da Operação FOGO AMIGO, nesta manhã de sábado, 27/7, com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia.

O novo mandado de prisão preventiva foi decretado na quinta-feira, dia 25/7, em decisão liminar proferida pela Segunda Câmara Criminal – 2ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia.  A determinação acatou medida cautelar do MP contra decisão de primeira instância que, atendendo recurso interposto pela defesa do investigado, concedeu liberdade provisória com a imposição de medidas cautelares diversas da prisão preventiva.

A Justiça, ao analisar o recurso, entendeu que as circunstâncias que levaram à prisão preventiva inicial não haviam mudado, justificando assim a necessidade de mantê-lo detido para garantir a ordem pública. O homem foi denunciado em 7 de junho de 2024, pelos crimes de organização criminosa armada e comercialização ilegal de armas de fogo, inclusive de uso restrito. As investigações revelaram um sofisticado esquema de mercado clandestino, no qual o policial e outros membros da quadrilha obtinham munições ilegalmente, adquirindo armas de fogo “frias” e vendendo-as através de intermediários. Esse modus operandi permitia que facções criminosas na Bahia fossem abastecidas com armas e munições.

Leia mais:  PF e BPFRON apreendem mais de meia tonelada de maconha em Guaíra/PR

Durante a “Operação Fogo Amigo”, que levou à prisão do PM, foi apreendida uma arma de fogo registrada em nome de terceiro, uma grande quantidade de munições de diversos calibres e documentos de transporte de mercadorias, evidenciando seu envolvimento no comércio ilegal.


Fogo Amigo

No dia 21 de maio de 2024, a operação cumpriu 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão contra agentes de segurança pública, CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios, que, segundo as investigações, formam a organização criminosa e estão envolvidos no esquema criminoso.

Foram cumpridos mandados nos municípios de Juazeiro, Salvador e Santo Antônio de Jesus. E determinado o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de três lojas que comercializavam material bélico de forma irregular.

A ‘Fogo Amigo’ foi deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Norte (Gaeco Norte), com apoio do Gaeco pernambucano, equipes da Cipe Caatinga e Bepi da PM de Pernambuco;Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core); das Corregedorias-Gerais da Polícia Militar da Bahia e Pernambuco; e do Exército brasileiro.

Leia mais:  PF, PRF e PM PR, em ação conjunta, apreendem de 253 kg de maconha em Cascavel

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
Telefone: (71) 3319-6002/ 71 9 9258-0023

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF cumpre mandados de prisão contra dois foragidos em Minas Gerais

Publicado

Belo Horizonte/MG. A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (17/6), dois mandados de prisão contra dois homens condenados pela Justiça por crimes de roubo majorado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, em ações realizadas em Minas Gerais.

Contra o primeiro homem, havia um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte/MG, decorrente de condenação transitada em julgado pelos crimes de roubo majorado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Após diligências, ele foi localizado e preso no município de Ribeirão das Neves/MG.

Já o segundo capturado possuía mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Belo Horizonte/MG, em razão da suspensão do regime de cumprimento de pena relacionada a condenação pelo crime de roubo majorado. O homem foi localizado e preso em Belo Horizonte/MG.

Após os procedimentos de polícia judiciária, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, em que permanecerão à disposição da Justiça.

Leia mais:  PF, PRF e PM PR, em ação conjunta, apreendem de 253 kg de maconha em Cascavel

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Contato: (31) 3168-6342
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana