Policia Federal

FICCO/PI prende seis integrantes de grupo criminoso associado ao tráfico de drogas

Publicado

Teresina/PI. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/PI  deflagrou, nesta quarta-feira (21/8), a Operação Juros Altos, com o objetivo de apurar crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, extorsão e usura, cujos valores têm origem no tráfico de drogas.

A ação policial cumpriu seis mandados judiciais de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão no município de São Raimundo Nonato/PI. Todos os mandados foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de São Raimundo Nonato. 

A investigação identificou um grupo criminoso que, de forma permanente e contínua, utilizava dinheiro de uma facção obtido por meio do tráfico de drogas para realizar empréstimos clandestinos, a juros elevados. Posteriormente, os suspeitos agiam com violência e grave ameaça na cobrança de valores e juros, utilizando a estrutura criminosa da facção. Por fim, o dinheiro ilícito era depositado em contas bancárias de familiares dos investigados e utilizado para a aquisição de veículos luxuosos.

Os trabalhos investigativos tiveram origem em documentos apreendidos pelo Departamento de Repressão a Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil na operação DRACO 117, na cidade de São Raimundo Nonato, compartilhados judicialmente com a FICCO/PI.

Leia mais:  PF desarticula esquema de lavagem de dinheiro no Mato Grosso

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 2,5 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de veículos de luxo, adquiridos com os proventos do crime e registrados em nome de terceiros.

A FICCO/PI, que atua sob a coordenação da Polícia Federal, é composta também por membros da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Militar e Polícia Penal estadual. Atualmente, a FICCO/PI tem sede em Parnaíba, mas sua atuação se estende a todo o estado.

A população pode colaborar com informações sobre a atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes por meio de denúncias anônimas, que podem ser encaminhadas pelo link: bit.ly/denunciapcphb.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí
Fones: 86 3089-9960 | 86 99451-8529 (WhatsApp)
e-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF apreende mais de 80 kg de drogas e prende nove pessoas no Aeroporto de Guarulhos

Publicado

Guarulhos/SP. A Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos realizou uma série de ações que resultaram na prisão de nove pessoas e na apreensão de mais de 80 kg de entorpecentes.

Em ações de combate ao tráfico internacional de drogas, foram presos um cidadão malaio com 26 kg de haxixe, um cidadão espanhol com 24 kg de haxixe e 7 kg de skunk, além de um nigeriano que tentava embarcar para a Etiópia transportando 3 kg de cocaína.

Em outra ocorrência, a Polícia Federal recebeu da Receita Federal a apreensão de uma bagagem abandonada proveniente da Cidade do México contendo 20 kg de metanfetamina. Foi instaurado procedimento investigatório para identificar os responsáveis pelo crime.

Ainda no controle migratório, três cidadãos nigerianos foram presos ao tentarem embarcar para a Etiópia transportando cápsulas de cocaína ocultas no interior do corpo. Eles foram encaminhados ao Hospital Geral de Guarulhos para acompanhamento médico, permanecendo sob escolta da Polícia Penal do Estado de São Paulo.

Leia mais:  PF prende homem com 2 kg de drogas no aeroporto de Manaus

Durante as fiscalizações de rotina, dois brasileiros com mandados de prisão por inadimplência de pensão alimentícia também foram capturados quando tentavam embarcar para Lisboa e Goiânia.

A Polícia Federal ainda prendeu um cidadão dominicano que tentou embarcar para a Espanha utilizando passaporte falso de São Cristóvão e Névis, sendo autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso.

Comunicação Social
Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Superintendência da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 2445-3870
Instagram: @pfsaopaulo

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana