Dicas para evitar enjoos em navios e nas viagens rodoviárias
Aquele enjoo sentido em veículos em movimento, formalmente chamado de cinetose, pode provocar náuseas, tontura, sudorese e, em alguns casos, até vômitos. Popularmente conhecida como “enjoo de movimento” ou, em inglês, “motion sickness”, a condição pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo, estrutura física ou hábitos alimentares. Estando em movimento, você já está sujeito ao problema.
Isso acontece por uma questão sensorial relacionada ao labirinto – órgão que fica no nosso ouvido interno e desempenha um papel fundamental no equilíbrio. Qualquer disfunção que aconteça pode causar essas reações, conforme explica a Dra. Milena Quadros, médica otorrinolaringologista do Hospital Paulista, especializada em Otoneurologia e Eletrofisiologia.
Ela esclarece que os sintomas aparecem quando há uma discordância entre informações de diferentes sistemas sensoriais do corpo – como, por exemplo, entre os olhos, que enxergam um ponto fixo, e o labirinto, que percebe o movimento. Isso gera um alerta no cérebro, o que pode causar esse mal-estar.
A médica afirma que essa condição é frequentemente associada a viagens porque os deslocamentos, especialmente em veículos que apresentam oscilações ou movimentos complexos, intensificam essa discrepância sensorial. Além disso, as mudanças na velocidade e na direção durante uma viagem podem exacerbar a cinetose.
Perfis mais propensos a sentir o mal-estar
Embora qualquer pessoa esteja sujeita a passar por isso, há grupos específicos que têm maior predisposição. É o caso das crianças e de pessoas com histórico de enxaqueca ou doenças do labirinto, que tendem a ser mais vulneráveis devido às características específicas de seus sistemas sensoriais e emocionais.
Continua após a publicidade
O estresse e a ansiedade são fatores que também podem agravar os sintomas, tornando os pacientes mais sensíveis a variações de movimento.
Dicas para evitar o problema
A quem normalmente já sente algum tipo de desconforto durante as viagens, ou mesmo a quem deseja evitá-lo previamente, há algumas estratégias para prevenir a cinetose. Veja seis delas:
Ajuste o ambiente durante a viagem : se possível, sente-se em um lugar onde o movimento é menos perceptível, como o assento dianteiro do carro e parte do meio do barco
Busque manter o olhar em um ponto fixo no horizonte;
Evite ler ou usar dispositivos móveis durante a viagem;
Opte por refeições leves e em pequenas quantidades antes da viagem;
A quem já sente esse tipo de desconforto, o uso de remédios específicos para cinetose, como anti-histamínicos, pode prevenir ou reduzir os sintomas. Consulte um médico antes de fazer o uso de medicamentos.
Fazer técnicas de relaxamento , acupressão e respiração, como meditação e mindfulness.
Os ministros do Turismo, Gustavo Feliciano, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participam, nesta quinta-feira (10/09), às 9h30, em Teresina (PI), de uma reunião técnica sobre o Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A agenda contará também com representantes do Sebrae Nacional e de bancos e agências estaduais de fomento credenciados ao Fundo.
Um dos temas do evento será a linha de financiamento para MEIs inscritos no CadÚnico e no Cadastur. A iniciativa disponibiliza crédito de até R$ 21 mil, destinado à melhoria da infraestrutura e ao capital de giro. O recurso é voltado a guias de turismo, motoristas, artesãos, vendedores de alimentos e bebidas, além de outros profissionais da cadeia turística.
A oficina será realizada no AVEXA HUB – Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Rua Visconde da Parnaíba, 875. Os ministros atenderão a imprensa a partir das 11h.
Serviço: Oficina técnica – Fungetur para MEIs do CadÚnico e do Cadastur Data: 10/09/2026 (quinta-feira) Horário: 9h30 Atendimento à imprensa: A partir das 11h Local: AVEXA HUB – Espaço Rosa dos Ventos, UFPI – Rua Visconde da Parnaíba, 875, Teresina (PI) Contato da Assessoria de Comunicação do MTur: Natalia Moraes – (61) 99202-7509 Contato da Assessoria de Comunicação do MDS: Mara Oliveira – [email protected] / [email protected]
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.