Mato Grosso

Corpo de Bombeiros intensifica ações de prevenção no 2º turno das eleições em Cuiabá

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensifica as ações de prevenção realizadas neste domingo (27.10), durante o segundo turno das eleições municipais em Cuiabá, com a mobilização extraordinária de 86 militares, além do efetivo que já está em serviço regular na Capital, para a “Operação Eleições 2024 – 2º Turno”.

O objetivo é garantir serviços de prevenção e combate a incêndios, além de salvamento e atendimento pré-hospitalar nos locais de votação, para minimizar qualquer situação de risco que possa envolver os eleitores.

Ao todo, 445.070 pessoas estão aptas a votar neste segundo turno, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nas quatro Zonas Eleitorais na Capital que abrangem 158 locais de votação e 1.363 seções eleitorais. A eleição acontece das 7h às 16h, mas a operação começou às 6h e seguirá até o término da apuração dos votos.

Segundo o tenente-coronel Heitor Fernandes Luz, comandante da operação e do 1° Comando Regional Bombeiro Militar (1° CRBM), a meta é seguir o mesmo padrão de atendimento ao cidadão observado no primeiro turno e garantir um processo eleitoral tranquilo e sem incidentes.

Leia mais:  Governo de MT repassa R$ 2,8 milhões para construção de creche em Santo Antônio de Leverger

Para isso, os bombeiros estão posicionados nos principais locais de votação, que reúnem os maiores contingentes de eleitores, como a Arena Pantanal, a Escola Estadual Dom Pedro II Presidente Médici, a Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, a Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi e entre outros.

As equipes se revezarão durante os períodos matutino e vespertino, assegurando uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação de emergência. Após a apuração dos votos, os militares serão deslocados para áreas com grande movimentação de público.

“Com essa atuação reforçada, o Corpo de Bombeiros Militar reafirma seu compromisso de promover um ambiente seguro e tranquilo, para que a população possa exercer seu direito ao voto com confiança e tranquilidade”, afirmou o tenente-coronel.

Além dos bombeiros militares, a operação de segurança das eleições conta com a participação das Polícias Federal, Militar e Judiciária Civil, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, do Ministério Público e da Defesa Civil Estadual.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:  Filhote de gato palheiro resgatado em lavoura passa por avaliação médica em Várzea Grande

publicidade

Mato Grosso

Escola de Saúde Pública promove curso de boas práticas no pré-natal, parto e nascimento

Publicado

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou, entre terça e sexta-feira (6 a 9.10), a segunda edição do Curso de Boas Práticas na Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual, Assistência ao Parto e Nascimento Saudáveis para a Baixada Cuiabana. O curso tem o objetivo de fortalecer a Rede Alyne e a atenção à saúde das mulheres.

A qualificação, com carga horária de 30 horas, está sendo realizada em cinco turmas de 30 vagas cada uma, totalizando 150 profissionais, no período de setembro de 2026 a junho de 2027, na sede da ESP-MT, em Cuiabá.

Estão sendo capacitados profissionais de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

O curso conta com parceria do Escritório Regional de Saúde (ERS) da Baixada Cuiabana, da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES Baixada Cuiabana) e das Secretarias Municipais de Saúde.

Leia mais:  Seciteci realiza aula inaugural do curso Técnico em Saúde Bucal em Sapezal

De acordo com a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, a qualificação é direcionada, preferencialmente, a enfermeiros e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde nos 11 municípios que compõem a Regional Baixada Cuiabana.

“Precisamos ofertar um pré-natal humanizado para alcançar partos normais e reduzir violências obstétricas. Essa qualificação é para que os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde se sintam seguros para observar riscos, acolher e fortalecer o encaminhamento para o parto adequado”, avalia.

Ainda segundo a superintendente, com a realização da primeira turma, constatou-se o grande interesse e motivação dos profissionais, inclusive com outros escritórios regionais interessados, como o de Água Boa.

O curso tem metodologia teórico-prática, com simulação realística, rodas de conversa e estudo de casos clínicos, sendo organizado em grupos de até seis profissionais para melhor supervisão.

Foram abordados o histórico da Política de Saúde da Mulher e da Rede Alyne, os direitos na gestação, as boas práticas do pré-natal, o acolhimento e a classificação de risco, as transformações fisiológicas da gestação, exames, vacinas, o pré-natal da parceria, os sinais clínicos do trabalho de parto, o plano de parto, a caderneta da gestante nacional e cuiabana, e o planejamento sexual e reprodutivo com métodos contraceptivos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:  Polícia Civil prende homem que roubou celular e ameaçou vítima em Várzea Grande

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana