A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) enviou, nesta segunda-feira (04.11), equipes de policiais civis e militares de Cuiabá para reforçar a segurança na cidade de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá), após atentado a um escritório de advocacia ocorrido no último sábado (02).
Dois homens em uma motocicleta foram flagrados efetuando disparos contra o local. Até o momento, sete pessoas foram detidas, das quais duas confessaram ser o autor e o passageiro da moto que realizaram o atentado ao escritório.
Ao todo, foram deslocadas duas equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e uma do motopatrulhamento do Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Polícia Militar, além de duas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e uma da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil, para intensificar as rondas ostensivas e repressivas, assim como os procedimentos de investigação.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que as forças policiais iniciaram uma operação integrada voltada para apuração do atentado e para garantia da segurança da população de Lucas do Rio Verde.
“Desde o primeiro momento, as polícias Civil e Militar entraram em ação e, ao longo desta semana, realizaremos uma operação contínua, que abrange tanto a investigação do atentado, quanto a repressão a outras ações criminosas envolvendo os suspeitos detidos”, afirmou.
A Polícia Civil de Lucas do Rio Verde, assim que tomou conhecimento dos fatos, iniciou as investigações para apurar a motivação e identificar os autores dos crimes. Foram abertos os procedimentos com solicitações de perícia aos locais atingidos, escuta da vítima e outras testemunhas, além de realizar diligências constantes para esclarecer a motivação dos ataques.
A Polícia Militar, por meio do 13º Batalhão e da Cavalaria de Lucas do Rio Verde, iniciou diligências para localizar os envolvidos. Na noite de sábado, por volta das 21h, uma equipe da Cavalaria abordou um veículo Fiat Uno, que saía de uma residência no bairro Jaime Seiti Fuji de forma suspeita.
Durante a revista pessoal e a vistoria no carro, os policiais encontraram R$ 6,3 mil em dinheiro e porções de maconha e cocaína. Questionado pela PM, o suspeito afirmou ser integrante de uma facção criminosa responsável pela distribuição de drogas e recolhimento do dinheiro proveniente do tráfico de entorpecentes.
Para a PM, o criminoso também afirmou possuir mais drogas dentro da casa de onde havia saído. Os policiais retornaram ao local e encontraram mais quatro tabletes de maconha e outras porções de entorpecentes.
Também na casa, foram localizadas oito munições de calibre .40. Ao ser perguntado sobre o material, o suspeito confessou que teria sido o autor dos tiros que atingiram o escritório de advocacia. O homem ainda afirmou que o crime foi a mando da mesma facção a qual pertence, por conta de um suposto desacordo comercial.
Na manhã de domingo (03), a residência do advogado foi novamente alvo de disparos. Na mesma noite, por volta das 21h, um segundo suspeito foi preso em uma residência e confessou ter participado do atentado ao escritório junto ao primeiro suspeito detido. No local, a polícia prendeu mais dois homens e apreendeu 34 porções de maconha e três de cocaína, todas prontas para venda. Os três suspeitos foram encaminhados para averiguação na delegacia.
Mais tarde, outra equipe da Cavalaria avistou um homem correndo para o interior de uma casa ao perceber a aproximação da viatura, carregando uma camiseta nas mãos. Os policiais fizeram acompanhamento e no imóvel, encontraram mais dois suspeitos .
A camiseta que o suspeito segurava tinha caraterísticas semelhantes as utilizadas pelos autores dos disparos ao escritório de advocacia. Diante dos fatos, o trio foi encaminhado para Delegacia de Polícia para averiguação.
O Governo de Mato Grosso entregou, nesta quarta-feira (3.6), o novo prédio da Escola Estadual 20 de Março, em Querência, reforçando a qualidade da educação para 1.120 mil alunos.
A escola, que foi construída por meio de um convênio com a Prefeitura de Querência, tem capacidade para atender 560 estudantes por turno. A unidade conta com 16 salas de aula, refeitório, quadra poliesportiva e demais espaços de apoio ao ensino. O investimento foi de R$ 9,2 milhões.
“Não existe desenvolvimento sem educação de qualidade. O que estamos entregando aqui é uma estrutura adequada para que alunos e professores possam fazer um bom trabalho. Estamos trabalhando desde 2019 para garantir as condições necessárias para que nossos jovens aprendam, se desenvolvam e tenham oportunidades”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.
Para a secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, a nova estrutura representa um avanço importante para a comunidade escolar de Querência. “A Escola Estadual 20 de Março foi preparada para oferecer salas adequadas, espaços de convivência, alimentação e prática esportiva. É uma entrega que responde ao crescimento do município e melhora as condições de aprendizagem dos estudantes da rede estadual”, afirmou.
Além da Escola Estadual 20 de Março, Querência conta com outras cinco escolas estaduais que, juntas, atendem mais de 3 mil estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Entre elas, há uma unidade de educação indígena, uma escola do campo e uma unidade cívico-militar.
Obras entregues
O Governo de Mato Grosso já entregou 55 escolas novas em todas as regiões do Estado. Desse total, sete são Colégios Estaduais Integrados (CEIs), incluindo duas unidades em Nova Mutum e uma em Lucas do Rio Verde, ainda não oficialmente inauguradas.
Outras 61 unidades escolares estão em construção. Até 2027, estão planejados mais 32 Colégios Estaduais Integrados, dos quais 11 estão em construção.
Também foram reformadas 111 escolas, enquanto outras 90 vão ganhar novas sedes. Na área esportiva, o Governo já entregou 48 quadras poliesportivas e mantém outras 39 em construção.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.