Cuiabá

Coral do Siminina encanta pacientes e colaboradores no Natal do Hospital São Benedito

Publicado

Nesta segunda-feira (17), o Hospital Municipal São Benedito (HMSB), em Cuiabá, recebeu uma apresentação especial do coral do Programa Siminina, promovida pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O evento trouxe alegria e emoção natalina tanto para os pacientes quanto para os colaboradores da instituição.

A ação foi organizada pela equipe de humanização do hospital, em parceria com a gestão do HMSB, com o objetivo de proporcionar um momento de confraternização e alegria em um ambiente onde a rotina é frequentemente desafiadora. O evento contou ainda com a presença do Papai Noel, do Iteec Brasil (Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania), que levou alegria, especialmente às crianças. “Este é o segundo ano que visito o Hospital São Benedito como Papai Noel e é sempre muito emocionante ver a alegria que conseguimos trazer para os pacientes, isso além da injeção de ânimo no dia dos profissionais de serviço, sempre tão dedicados”, disse o Papai Noel.

Segundo a gestora do hospital, Elaine Aparecida Alves, o objetivo era reunir colaboradores e pacientes para celebrar o espírito de Natal e tornar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor.

“Nosso intuito foi justamente reunir nossos colaboradores e proporcionar um momento de alegria para os pacientes também. A rotina de um hospital não é fácil, tanto para quem trabalha quanto para quem está internado. Queríamos fazer algo que trouxesse um pouco de leveza para todos, especialmente para os pacientes, que muitas vezes estão longe da família e enfrentam dificuldades no processo de recuperação”, destacou Elaine.

Leia mais:  Chico 2000 debate efetividade das Políticas Públicas para a Defesa da Pessoa Idosa

O evento contou com a participação do coral formado pelas meninas do Programa Siminina, que encantaram a todos com músicas natalinas. Além disso, a presença do Papai Noel trouxe alegria, especialmente às crianças, que puderam se deliciar com uma mesa de guloseimas preparada com a colaboração do vereador Mário Nadaf, responsável pelas doações de refrigerantes e salgados.

“Foi muito emocionante ver o sorriso no rosto dos nossos colaboradores e pacientes. A maior realização para mim, enquanto gestora, foi ver a felicidade estampada nos rostos de todos. Eles ficaram muito felizes, e tenho certeza de que isso vai contribuir para o dia a dia deles. Esse tipo de ação traz um impacto positivo no ambiente, e esperamos continuar proporcionando momentos como esse”, afirmou Elaine.

O coral, que faz parte das atividades do Programa Siminina, é uma das diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral das participantes. Além das aulas de música, o programa oferece cursos de inclusão digital, arte, entretenimento e oficinas que estimulam a autonomia e a criatividade das meninas.

A primeira-dama, Márcia Pinheiro, ressaltou a importância dessas parcerias para o sucesso do programa. “O apoio das instituições públicas e privadas é essencial, seja com doações, abertura de espaços ou cursos. Isso demonstra a credibilidade e o compromisso da gestão com essas meninas”, afirmou.

Leia mais:  Cuiabá recebe Festival Paralímpico Brasileiro Loterias Caixa no dia 20 de setembro

Com o sucesso do evento, pacientes e colaboradores saíram do Hospital São Benedito mais alegres e com o espírito natalino renovado. A ação reforçou a importância de momentos como esse para humanizar e suavizar a rotina hospitalar, contribuindo para uma recuperação mais rápida e um ambiente mais saudável para todos.

“O projeto Siminina é um pilar de transformação social em Cuiabá, promovendo oportunidades e fortalecendo a autoestima de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio de ações que incentivam o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural”, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro. Atualmente, o programa atende cerca de 1,2 mil meninas, na faixa etária de 6 a 14 anos, em 15 unidades, com o apoio de aproximadamente 80 profissionais. A gestão Emanuel Pinheiro também está reformando mais quatro unidades para ampliar o acesso e beneficiar ainda mais meninas em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Defesa Civil realiza vistoria em dois incêndios e presta assistência às famílias afetadas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, atuou em duas ocorrências de incêndio registradas na Capital. As equipes estiveram nos locais para avaliar os danos, orientar os moradores e verificar a necessidade de isolamento das áreas afetadas.

A primeira ocorrência foi registrada no bairro Doutor Fábio. Segundo relatos dos moradores, o incêndio teria começado em um poste de iluminação. No entanto, durante a avaliação, a equipe identificou uma grande quantidade de materiais acumulados no interior da residência, incluindo objetos recicláveis e outros materiais inflamáveis, o que contribuiu para a rápida propagação das chamas.

De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil, Ozeia Souza, o imóvel ficou com a estrutura comprometida e apresenta risco aos moradores.

“Como lá tem muito lixo e material inflamável, a casa acabou pegando fogo muito rápido. A situação lá é degradante e não tem como morar lá, a casa pode cair a qualquer momento”, explicou.

Um casal que residia no imóvel precisou ser retirado do local por segurança. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, também programou o retorno da equipe para prestar assistência aos moradores, com a entrega de cesta básica e colchões. A área deverá ser isolada até que o proprietário adote as providências necessárias.

Leia mais:  Com 30 dançarinos, grupo de lambadão leva história ao palco em Cuiabá

Segundo incêndio

A segunda ocorrência foi registrada em uma casa de shows localizada na região do CPA 1. Conforme as primeiras informações levantadas pela equipe, há indícios de que o incêndio tenha relação com a estrutura de um sistema fotovoltaico instalado no local.

A Defesa Civil realizará uma vistoria para avaliar as condições da estrutura e verificar se será necessário o isolamento da área. Caso seja identificada a necessidade de uma análise especializada, o local poderá ser encaminhado para avaliação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Segundo Ozeia Souza, a equipe também deverá elaborar os relatórios necessários para orientar as próximas providências. “Vamos fazer a vistoria para ver se vai precisar isolar, se vai passar para a Polícia Técnica também. Se for necessário, deixamos o perímetro para a perícia e, se precisar fazer o isolamento da área ou algum relatório, nós vamos fazer também”, afirmou.

A atuação da Defesa Civil tem como objetivo identificar riscos, orientar a população e adotar medidas preventivas para preservar a segurança de moradores e frequentadores dos locais atingidos.

Leia mais:  Avenida Gonçalo Antunes de Barros recebe operação tapa-buraco

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana