Sem categoria

Secretaria de Saúde de Várzea Grande alerta população sobre a leptospirose

Publicado

Doença infecciosa aguda pode ser confundida com dengue, chikungunya, ou mesmo com a doença do carrapato

Com o período de chuvas, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande alerta a população sobre os cuidados necessários no combate à leptospirose. Os ratos são os principais reservatórios da doença e atuam como disseminadores da bactéria viva no meio ambiente. Sua urina pode contaminar água, solo e alimentos tornando fontes de infecção. No Município dois casos foram confirmados sem maiores complicações aos pacientes.

Como explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, a leptospirose pode ser confundida com doenças como dengue, chikungunya e a doença do carrapato. “É isso é o que mais nos preocupa, você contrair a doença e apresentar sintomas semelhantes a outras doenças. Por isso ao apresentar febre alta, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e, nos casos graves, insuficiência renal ou respiratória, o paciente deve procurar imediatamente um médico para que possa ser avaliado e diagnosticado, seja para essa doença ou outras que estão circulando no cenário epidemiológico atual”.

Leia mais:  Rua Joaquim Tavares está interditada para recuperação asfáltica

Alessandra Carreira destaca que Várzea Grande está preparada e que a secretaria de Saúde está confeccionando uma nota informativa à população e para os profissionais. “O objetivo é alertar para importância de estarmos atentos ao manejo adequado e para procedermos de forma mais correta possível com os nossos pacientes, para evitarmos piores desfechos, seja para a leptospirose, dengue, chikungunya ou influenza”, informou.

Uma das orientações da profissional, é que a população esteja atenta quanto aos cuidados de higiene, principalmente, neste momento. “Evitar exposição de locais de alagamentos, de lama ou sujeira. Para os profissionais, que já estão expostos em decorrência de trabalho realizado, há a necessidade do uso de equipamentos de proteção”.

Sintomas da leptospirose:

Febre, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e, nos casos graves, insuficiência renal ou respiratória.

Prevenção:

Evitar contato com água de enchentes ou lama.

Proteger ferimentos com plásticos ou materiais impermeáveis em caso de exposição inevitável.

Leia mais:  ETA Velha é paralisada para manutenção de adutora

Higienizar alimentos e objetos que tiveram contato com água contaminada, usando água sanitária.

Sintomas da dengue, zika e Chikungunya

Essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que se prolifera em água parada.

Sintomas principais:

Dengue: Febre alta, dor muscular, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e cansaço extremo.

Zika: Febre baixa, manchas no corpo, coceira intensa, dor articular e conjuntivite sem secreção.

Chikungunya: Febre alta e intensa, dores articulares que podem persistir por meses.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

TROCA DE TITULARIDADE DE LICENÇAS AMBIENTAIS DE USINA SOLAR

Publicado

A PANTANAL GD S.A. (CNPJ nº 48.449.101/0001-70) por meio do seu representante legal, Alan Carvalho Pousa, portador do CPF nº 055.261.476-90, INFORMA QUE REQUEREU a titularidade da Usina Solar Fotovoltaica (UFV) Poxoréu 2, usina de geração de energia por fonte solar, na modalidade de minigeração distribuída com potência instalada de 1 MW até 5 MW, incluindo a TROCA DE TITULARIDADE de licenças e autorizações ambientais emitidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente de Poxoréu-MT, no âmbito do Processo nº 003/2025. Assim, a PANTANAL GD S.A. passa a ser responsável pela operação e manutenção da usina solar, e de todas as demais obrigações legais que possam existir no âmbito do processo de licenciamento ambiental.

Comentários Facebook
Leia mais:  Funcionárias do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande recebem cuidados especiais no Outubro Rosa
Continue lendo

Mais Lidas da Semana