Mato Grosso

“Vice-governador tem trabalhado para garantir investimentos que transformam a realidade de Santo Antônio de Leverger”, afirma prefeita em reunião sobre o Pantanal

Publicado

A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Franciele Magalhães, afirmou, neste sábado (25.1), que os investimentos realizados pelo Governo do Estado, com apoio direto do vice-governador Otaviano Pivetta, têm transformado a realidade do município.

Durante reunião organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que abordou a bioeconomia e os arranjos produtivos do Pantanal, no distrito de Mimoso, a prefeita destacou as melhorias realizadas no município, como o asfaltamento das MTs-040 e 361, a construção do Hospital Júlio Müller, a instalação da iluminação em LED e a revitalização da orla.

“Quando assumi a gestão, o Governo do Estado não estava presente como está hoje. Agora, temos investimentos que estão transformando a realidade do nosso município. Projetos como este, discutidos hoje, fortalecem nossa economia e mostram o compromisso do governo e do vice-governador Otaviano Pivetta com Santo Antônio de Leverger e toda a região”, afirmou a prefeita.

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, destacou a importância da continuidade dos projetos voltados para o desenvolvimento do Estado. “O que discutimos hoje, sobre o aproveitamento das pastagens nativas e do cambará, abriu um novo horizonte para o Pantanal, mostrando o potencial de unir o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. O Estado seguirá apoiando essas iniciativas, que geram oportunidades e fortalecem a economia do povo mato-grossense”, afirmou Otaviano Pivetta.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros contém princípio de incêndio em armazém de grãos em Alto Araguaia

O presidente da Cooperativa de Pequenos Criadores de Gado Pantaneiro (CooperPantanal), Edésio Lucas Evangelista, também destacou o cambará como uma alternativa econômica viável e sustentável. “Praticamente todas as propriedades aqui têm cambará. Com apoio do governo, podemos transformar isso em uma fonte de renda que beneficie toda a região”, pontuou o produtor.

O evento reuniu autoridades estaduais e lideranças locais, como os secretário estaduais Allan Kadec (de Ciência, Tecnologia e Inovação) e Andreia Fujioka (Agricultura Familiar), o deputado estadual Max Russi, o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá; e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Suelme Evangelista Fernandes.

Também estiveram presentes a reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquea; a presidente da Instância de Governança Pantanal Matogrossense, Claudete Castro; e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Aruaque Lotufo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia mais:  Bombeiros socorrem vítima de acidente de trânsito em Tangará da Serra

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia mais:  Estudantes da rede estadual de Tangará da Serra participam da 26ª Copa Hacoaj Internacional de Judô

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana