Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá reforça compromisso com transporte coletivo de qualidade

Publicado

Desde o início da gestão do prefeito Abílio Brunini, a prefeitura tem trabalhado para melhorar o transporte coletivo, oferecendo mais conforto, segurança e um serviço digno à população. Além disso, a fiscalização tem sido intensificada. A Semob realiza inspeções frequentes para garantir que os ônibus estejam sempre em boas condições, com foco no conforto e na segurança.

“Uma das principais ações é a climatização da frota. Hoje, 98% dos ônibus que circulam na cidade já possuem ar-condicionado, e a meta é atingir 100% até agosto de 2026. Em fevereiro deste ano, 20 novos veículos climatizados devem ser incorporados, garantindo mais modernidade e qualidade para os passageiros”, informou a secretária da Secretaria de Mobilidade Urbana- Semob, Regivânia Alves.

A secretária afirma que veículos com problemas são retirados imediatamente para manutenção, e a substituição de ônibus com mais de dez anos de uso também está em andamento.

Os ônibus funcionam todos os dias, das 4h30 à meia-noite, incluindo as linhas noturnas, conhecidas como “corujão”. Para garantir que o serviço atenda às necessidades da população, a Semob realiza ajustes e acompanha o sistema em tempo real. “A gestão do prefeito Abílio Brunini reafirma o compromisso com a melhoria contínua do transporte público de Cuiabá, atendendo às demandas da população e cumprindo as metas previstas para os próximos anos”, finalizou a secretária.

Leia mais:  Cuiabá realiza mutirão de consultas neurológicas no HMC neste sábado

Para denúncias, reclamações ou até mesmo sugestões e elogios podem ser feitas através do fiscalizap, através do número (65) 99235-6950.

#PraCegoVer

Na imagem, há um funcionário da SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana) de costas, vestindo um uniforme amarelo e azul, enquanto observa um ônibus verde e branco com um símbolo de acessibilidade. O ônibus está parado com a rampa de acessibilidade baixada e uma pessoa na porta de entrada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura reforça ações de arborização e amplia medidas contra cortes ilegais

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá reforçou que não concorda com podas ou cortes de árvores e anunciou uma série de medidas para fortalecer a preservação ambiental no município. Entre elas estão o aumento do rigor na liberação de podas, o encaminhamento de um projeto de lei para ampliar as multas por cortes ilegais e a intensificação do plantio de mudas em diferentes regiões da cidade.

A intervenção prevista para a Avenida Fernando Corrêa integra, que gerou repercussão nos últimos dias, integra um projeto de adequação viária exigido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para atender um empreendimento habitacional destinado a mais de 3 mil famílias. A obra prevê a construção de uma alça viária para melhorar o fluxo e ampliar a segurança em um trecho considerado de risco para motoristas. O projeto, que prevê compensação ambiental com o replantio de árvores no canteiro central.

O prefeito Abilio Brunini afirmou que a gestão endureceu as regras para intervenções na arborização urbana. Segundo ele, houve aumento do rigor na concessão de autorizações para poda, reforço da fiscalização e das penalidades aplicadas aos responsáveis por cortes irregulares. Além disso, a Prefeitura vai encami à Câmara Municipal um projeto de lei que amplia as multas para quem realizar supressões ilegais de árvores.

Leia mais:  Mercado do Porto passa por melhorias de acessibilidade e manutenção

Como parte desse conjunto de medidas, a Prefeitura protocolou na Câmara Municipal, em 23 de junho, um projeto de lei complementar que institui e regulamenta a Unidade Padrão Municipal de Cuiabá (UPM-Cuiabá), criando um indexador específico para multas administrativas. A proposta também dá segurança jurídica para a aplicação e cobrança das penalidades decorrentes do poder de polícia administrativa, fortalecendo a fiscalização ambiental e a efetividade das sanções previstas na legislação municipal.

“Aumentamos o rigor para a liberação de poda de árvore, aumentamos as dificuldades para ter acesso a isso, aumentamos as multas e as penalizações. Também estamos enviando à Câmara um projeto para ampliar ainda mais as multas para quem faz corte ilegal”, afirmou o prefeito.

Como parte das ações de compensação e ampliação da cobertura vegetal, a Prefeitura também intensificou o plantio de árvores. Nos últimos sete dias, foram plantadas mil mudas, sendo 400 no Parque Tia Nair e outras 600 na Avenida Tatsumi Koga (V2), na região do Pedra 90, durante a campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!.

Leia mais:  Cuiabá zera pacientes internados nas UPAs e avança na qualidade da rede municipal de saúde

A administração municipal reforça que toda intervenção ambiental seguirá critérios técnicos, a legislação vigente e medidas de compensação, buscando conciliar a preservação das áreas verdes com a execução de obras de interesse público e a segurança da população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana