Política MT

Espaço de identificação infantil da ALMT inspira projeto do governo paraibano

Publicado

A Casa da Cidadania de João Pessoa, no estado da Paraíba. se inspirou no projeto inovador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e implantou o sistema de biometria para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a crianças de 0 a 5 anos daquele estado. A inauguração ocorreu em janeiro de 2025.

A ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira, participou da inauguração do espaço infantil da Casa da Cidadania de João Pessoa. “Eles se inspiraram em nosso projeto e nos convidaram para a inauguração do espaço infantil deles. É emocionante saber que o nosso trabalho está sendo implantado em outros estados”, contou Uecileny.

Após uma visita à ALMT, em outubro de 2024, o governo paraibano reproduziu o projeto do espaço de identificação infantil e implantou o sistema de biometria para a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a crianças de 0 a 5 anos.

“Em outubro, o representante do governo da Paraíba, Leandro Carnaúba, conheceu nosso projeto e ficou entusiasmado. Em três meses, eles implantaram o sistema de biometria para a confecção RG. Foi uma honra poder representar a ALMT na solenidade”, acrescentou a ouvidora-geral.

Leia mais:  Thiago Silva avalia impacto positivo da sala 24 horas no acolhimento de vítimas em Rondonópolis

De acordo com Uecileny, mais três estados (Amazonas, Acre e Bahia) já entraram em contado com a Ouvidoria da ALMT interessados em conhecer o projeto.

Espaço de identificação Infantil da ALMT – O projeto pioneiro de identificação infantil criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso completou três anos. Com ambiente lúdico e profissionais capacitados, o posto de atendimento exclusivo a esse público funciona no Espaço Cidadania e já atendeu aproximadamente 12 mil crianças de 0 a 5 anos.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Atendimentos no Espaço Cidadania estão mantidos durante o período eleitoral

Publicado

Os atendimentos do Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) seguem normalmente durante o período eleitoral. Não houve alteração na rotina ou nos serviços oferecidos, garantindo que a população continue tendo acesso aos atendimentos.

O Espaço Cidadania funciona das 7h30 às 16h30. Para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o atendimento ocorre por ordem de chegada, após a triagem dos documentos e retirada de senha. O tempo médio de espera é de 20 a 30 minutos.

O Espaço Infantil funciona das 7h30 às 17h, mediante agendamento pelo telefone (65) 98134-0859. Já os serviços do Detran são realizados das 8h às 16h30 e também exigem agendamento, feito pelo próprio site do órgão.

Segundo o gerente do Espaço Cidadania, Jovenil Barros, o movimento atualmente está tranquilo, embora as manhãs geralmente concentrem maior procura.

Para esclarecer dúvidas antes de se deslocar até o local, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (65) 3313-6529.

A manutenção dos atendimentos durante o período eleitoral reforça a continuidade dos serviços públicos oferecidos pela Assembleia Legislativa. Para Jovenil, a prestação desse serviço está diretamente ligada à garantia de direitos. “O serviço prestado pelo Espaço é essencial, atinge diretamente a dignidade do cidadão, não podendo ser interrompido”, ressalta.

Leia mais:  Palestra na ALMT orienta mulheres a identificar sinais de manipulação emocional e violência psicológica

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana