Turismo

Vai viajar de avião? Saiba o que é proibido levar na bagagem

Publicado


objetos cortantes são proibidos na bagagem de mão
Pixabay

objetos cortantes são proibidos na bagagem de mão




A legislação brasileira garante ao passageiro o direito de levar dentro da aeronave uma bagagem de mão de até 10 Kg  sem cobrança de taxas. Pelas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas podem estabelecer limites para altura, largura e comprimento. Neste post vamos mostrar o que é proibido levar na bagagem de mão. Objetos cortantes e produtos inflamáveis são proibidos. Confira .

A gratuidade da bagagem de mão é garantida pela Resolução nº 400, publicada em 13 de dezembro de 2016 pela ANAC. As condições gerais do transporte aéreo em território brasileiro estão detalhadas nesta resoluçao. Lembrando que caso a bagagem de mão tenha mais de 10 Kg ou ultrapasse as dimensões definidas pela companhia aérea,  poderá ser cobrado do passageiro o excesso de bagagem.

Bolsa e mochilas

Segundo comunicado divulgado pela ANAC, as companhias aéreas normalmente permitem que o passageiro leve também um item pessoal, além dos 10 Kg da bagagem de mão. Por exemplo, o passageiro pode levar uma bolsa ou mochila pequena, que possa ser acomodada embaixo do assento. Mas antes de viajar procure saber as medidas máximas do item pessoal estipuladas por cada companhia aéres.

Leia mais:  Ministro Celso Sabino firma novas adesões ao Código de Conduta e ao Movimento "Turismo que Protege" durante a COP30



Antes preparar sua bolsa ou bagagem de mão é importante verificar o que pode ser transportado nas cabines das aeronaves. Caso sua mala tenha um picador de gelo, estilete, faca ou tesouras, esses objetos serão apreendidos. Quando o passageiro não volta para buscar o que ficou retido, o aeroporto pode doá-los para uma instituição de caridade.

Confira a lista de objetos que não podem ser levados na mão de bagagem de mão

Armas de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas. Até réplicas ou de brinquedo não podem ser levadas na bagagem de mão. também fazem parte da lista de objetos proibidos o estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.

Também não podem ser transportados os ojetos pontiagudos ou cortantes, entre eles machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.

Segundo a ANAC, também não poder ser levados no interior da aeronave as ferramentas de trabalho, pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes

Também fazem parte da lista de objetos proibidos na bagagem de mão os explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares. Também não é permitido nas bagens os líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.

Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.

Nas viagens internacionais existe restrição para o transporte de quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100ml e o limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético (tipo ziplock).

Todos os líquidos e géis devem estar acondicionados na embalagem plástica de forma a facilitar a inspeção pelo agente de proteção.


Fonte: Turismo

Leia mais:  Xapuri (AC): história, veraneio e resistência às margens do rio Acre

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Com participação de 14 instituições, ação no Salão do Turismo orientará sobre financiamento para o setor

Publicado

A segunda edição do “Brasil Mais Crédito para o Turismo”, que será realizada durante o Salão do Turismo, em Fortaleza (CE), contará com a participação de ao menos 14 agentes financeiros. O objetivo é dar orientações técnicas e prestar esclarecimentos sobre linhas de financiamento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Os atendimentos serão realizados na quinta (7) e na sexta (8), das 14h às 19h.

O Salão do Turismo, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, é organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e desembarca pela primeira vez no Nordeste.

O “Brasil Mais Crédito para o Turismo” também vai oferecer apoio para inscrição e regularização dos empreendedores no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema oficial do MTur, que formaliza e legaliza pessoas físicas e jurídicas (agências, hotéis, guias etc.) do setor turístico brasileiro.

– Vai ao Salão? Saiba o que curtir em Fortaleza AQUI
– Vai ao Salão? Saiba como chegar ao evento AQUI. 

O Fungetur

Vinculado ao Ministério do Turismo, o Fungetur oferece linhas de crédito para fortalecer empresas do setor. O objetivo é claro: apoiar quem gera emprego, renda e movimenta a economia local, com financiamento para capital de giro, compra de equipamentos, obras, ampliação e modernização dos negócios.

Leia mais:  Único no Brasil, brinquedo com queda livre de 120km/h fica em SP

As linhas do Fungetur permitem financiamentos de até R$ 15 milhões, com juros reduzidos de até 5% ao ano – somados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) –, prazos longos para pagamento e carência, que podem chegar a cinco anos, a depender da modalidade. Para capital de giro, o prazo para amortização pode alcançar até dez anos e, para obras, construção, reforma e ampliação, até 20 anos.

400 atendimentos na 1ª edição

A 1ª edição do “Brasil Mais Crédito para o Turismo” foi realizada no início de março, em Salvador (BA). Na ocasião, o MTur realizou mais de 400 atendimentos a empresários e microempreendedores do estado.

A ação percorrerá ainda diversas cidades e regiões do país, levando informação, orientação especializada e acesso facilitado a financiamentos. A iniciativa reforça o compromisso do governo do Brasil com o desenvolvimento sustentável do turismo.

O evento

O Salão do Turismo reunirá toda a cadeia produtiva em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios.

Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, mostrando o que o país tem de melhor. A programação é intensa e oferece atividades tanto para o público em geral quanto para empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o setor.

As palestras, oficinas e mesas-redondas debaterão o desenvolvimento e o futuro do turismo, abordando temas estratégicos como:

Leia mais:  Participe da consulta pública do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais

– Infraestrutura e investimentos públicos e privados.
– Acessibilidade e sustentabilidade.
– Crédito e economia criativa.
– Inovação digital, inteligência artificial e uso de novas tecnologias.
Como se inscrever

A entrada é gratuita, mas é necessário realizar um cadastro prévio para participar do evento. Passo a passo para a inscrição:

1. Acesse o portal oficial: gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo.
2. Na aba “Inscreva-se”, clique em “Visitantes”.
3. Informe seu e-mail ou WhatsApp e siga as instruções na tela.
4. Insira seus dados pessoais (nome, e-mail e CPF).
5. Escolha as atividades das quais deseja participar (caso queira apenas circular pelo Salão, basta deslizar a página até o fim).
6. Informe sua data de nascimento e o nome da sua mãe para concluir.

Pronto! A sua inscrição será efetivada e um QR Code será gerado e enviado para seu e-mail, o qual deverá ser apresentado na entrada do evento.

Programação

Confira as atividades de cada dia acessando os links diretos abaixo:

– Programação de quinta-feira (7): clique aqui
– Programação de sexta-feira (8): clique aqui
– Programação de sábado (9): clique aqui

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana