Política MT

Comissão de Segurança Pública e Comunitária analisa 12 projetos em primeira reunião

Publicado

A primeira reunião da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi realizada nesta terça-feira (25), para instalação e posse dos novos membros. O deputado Elizeu Nascimento (PL) vai comandar a Comissão como presidente e o deputado Beto Dois a Um (PSB) o vice-presidente.

“Nós vamos trabalhar forte para que possamos fazer com que mais investimentos federais venham para o Estado, mas também sem deixar de olhar pela valorização do profissional”, revelou Nascimento.

Durante a reunião, os parlamentares analisaram e votaram 12 projetos de lei. O PL número 441/2024, do deputado Valdir Barranco foi retirado de pauta.

Um dos projetos votados na reunião de hoje foi o PL1391/2023, de autoria do deputado Elizeu Nascimento, que cria a obrigação dos condenados e presos provisórios pela Lei Maria da Penha usarem

tornozeleiras eletrônicas que avisam a vítima quando o usuário se aproxima.

“A violência contra a mulher tem aumentado, vemos crimes bárbaros cometidos por homens contra as suas ex-mulheres ou até mesmo mulheres. Esse projeto vai aumentar a proteção de mulheres, idosos e crianças relacionados a esses crimes. Então, é um projeto de lei que vai inibir e, com certeza, evitar muitos crimes em Mato Grosso”, defendeu Nascimento.

O Projeto de Lei nº 1517/2024, também de Elizeu Nascimento, que institui diretrizes para a realização de campanhas de conscientização para prevenir a prática de “justiça com as próprias mãos” e linchamentos, teve parecer favorável da Comissão.

“Como policial militar me deparo com várias situações desse tipo, por exemplo, o linchamento, principalmente em casos de crimes bárbaros. As campanhas visam conscientizar as pessoas que isso também é crime”, explicou o deputado.

Foram ainda analisados e votados os seguintes documentos:

Ofício nº 2331/2024/DGFNSP/SENASP/MJ – Ministério da Justiça e Segurança Pública – Transferência dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública ao estado do Mato Grosso;

Memorando nº 1418/2024/SSL – Encaminhando o Ofício nº 001, da Comissão de Assistentes Penitenciários, após leitura realizada na sessão plenária no dia 27 de novembro de 2024.

Leia mais:  Em Brasília, Botelho reforça apoio do Mapa à agricultura familiar de MT

(Lido o expediente Senhor Presidente).

PL 635/2020. Autor: deputado Sílvio Fávero. Retorno do pedido de vista. Dispõe sobre a implantação do Programa de Atendimento Psicológico e bem-estar nos Comandos Regionais, Batalhões e Comando Especializado da Policia Militar do Estado do Mato Grosso. Recebeu apensamento: PLS nº 882/2023 e 1138/2024. Favorável à aprovação PL nº 635/2020, restando rejeitado os PLS nº 882/2023 e 1138/2024, que foram apensados.

PL 2031/2024. Valdir Barranco. Dispõe sobre diretrizes para o registro de boletim de ocorrência de crimes resultantes de discriminação ou preconceito no Estado de Mato Grosso Favorável à aprovação.

PL 1391/2023. Elizeu Nascimento. Ementa original: Cria a obrigação dos condenados e presos provisórios pela Lei Maria da Penha usarem

tornozeleiras eletrônicas que avisam a vítima quando o usuário se aproxima. Apresentado substitutivo integral nº 01, recebeu apensamento: pls nº 834/2024 e 1380/2024. Nova proposta: Estabelece a obrigatoriedade do uso de tornozeleiras eletrônicas para condenados e presos provisórios por crimes de maus-tratos contra idosos, crianças e adolescentes e para os condenados por violência doméstica nos termos da Lei Federal nº 11.340, de 2006 (Lei Maria da Penha), com sistema de alerta para as vítimas, no Estado do Mato Grosso. Favorável a aprovação do PL nº 1391/2023, nos termos do substitutivo integral nº 01, restando rejeitado o texto original, e o PL que foi apensado.

PL 441/2024. Valdir Barranco. Dispõe sobre a Proteção aos Denunciantes em Instituições de Segurança Pública e estabelece Diretrizes para o Treinamento dos Instrutores. Apresentado substitutivo integral nº 01. Nova proposta: Estabelece normas gerais para a proteção de denunciantes de má conduta ou abuso de poder nos órgãos de segurança pública. Concede autonomia para que cada órgão defina e implemente suas próprias medidas de proteção, de acordo com seu regimento interno, assegurando confidencialidade e proteção contra retaliação, com coordenação geral pelo Poder Executivo. Apresentado substitutivo integral nº 01. Favorável a aprovação do PL 441/2024, restando rejeitado o substitutivo integral nº 01.

PL 701/2024. Valdir Barranco. Institui a Política Estadual de Combate às Fraudes Virtuais e aos Delitos Cibernéticos no Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Recebeu apensamento: PLS nº 834/2024 e 1673/2024. Contrário à aprovação (lei nº 9.429, de 03 de agosto de 2010, lei nº 11.170, de 13 de julho de 2020, lei nº 11.707, de 30 de março de 2022, lei nº 11.946, de 06 de dezembro de 2022, lei nº 12.735, de 30 de dezembro de 2012, lei nº 12.737 de 30 de novembro de 2012).

Leia mais:  Deputado defende nome de médico pioneiro para o Hospital Central

PL 1209/2024. Wilson Santos. Dispõe sobre a Cooperação Agropenitenciária no Estado de Mato Grosso. Favorável a aprovação.

PL 1321/2024. Wilson Santos. Dispõe sobre a afixação de QR Code em estabelecimentos públicos e privados, que direcione para sites eletrônico de recebimento de denúncias, no âmbito do Estado de Mato Grosso, na forma em que menciona. Favorável a aprovação.

PL 1326/2024. Gilberto Cattani. Retorno de pedido de vista. Institui multa por porte ou consumo de drogas ilícitas em ambientes públicos, no âmbito do Estado de Mato Grosso. E jurídicos que comprometem suas previsões contrário à aprovação. (a abordagem punitiva contida no texto do projeto, ao impor multas por porte e consumo de drogas, contém dispositivos constitucionais quanto à competência legislativa e cria obstáculos práticos).

PL 1551/2024. Paulo Araújo. Dispõe sobre a notificação eletrônica de vítimas sob medida protetiva acerca da aproximação do agressor e dá outras providências. Favorável a aprovação.

PL 1517/2024. Elizeu Nascimento. Institui diretrizes para a realização de campanhas de conscientização para prevenir a prática de justiça com as próprias mãos e linchamentos. Favorável a aprovação.

PL 1619/2024. Priscila Dourado. Retorno pedido de vista. Cria o Centro de Segurança da Mulher no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e dá outras providências. Favorável a aprovação.

PL 1859/2024. Sebastião Rezende. Dispõe sobre a criação da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECCO), no Município de Rondonópolis/MT e dá outras providências. Contrário à aprovação. (não atende os artigos 155, artigo 39 e artigo 66).

Fonte: ALMT – MT

publicidade

Política MT

ALMT retoma conteúdos institucionais no site e redes sociais após primeiro turno

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) retoma, a partir deste domingo (4), a publicação regular de conteúdos institucionais em seus canais de comunicação. A medida segue as orientações da Procuradoria da Casa para o período eleitoral. Na data, a TV Assembleia, Rádio Assembleia, site institucional e redes sociais do Legislativo farão a cobertura das eleições.

Durante o chamado defeso eleitoral foram suspensas as publicações regulares nas redes sociais institucionais e adotadas restrições à produção e divulgação de entrevistas com deputados. No YouTube da TV Assembleia, as transmissões de sessões plenárias e reuniões de comissões permaneceram disponíveis apenas durante a realização dos eventos.

Apesar das limitações, a comunicação institucional da ALMT não foi interrompida. O site da Assembleia continuou funcionando como fonte de informações sobre as atividades do Parlamento, com acesso a notícias, pautas e votações, leis, projetos, atas, comissões, frentes parlamentares, Portal da Transparência e Diário Oficial Eletrônico.

A TV Assembleia manteve a produção de conteúdos institucionais, respeitando as restrições eleitorais. As sessões plenárias continuaram sendo transmitidas pela Rádio Assembleia e pelo Instagram. Também foram mantidas as transmissões ao vivo de sessões e reuniões de comissões, assim como no YouTube da emissora. O secretário de Comunicação da ALMT, coronel Henrique Santos, destacou os próximos passos dos canais institucionais, com a retomada das publicações integrais.

Coronel Henrique Santos, secretário de Comunicação da ALMT.

Coronel Henrique Santos, secretário de Comunicação da ALMT.

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

“A Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso cumpriu as orientações da Procuradoria da Casa durante o período eleitoral, adotando as medidas necessárias para garantir que a comunicação institucional estivesse de acordo com a legislação e com as regras estabelecidas para o período. Agora, os canais de comunicação retornam sua programação sem as devidas restrições que o período eleitoral exige nos veículos institucionais. As redes sociais, o site, a TV Assembleia e a Rádio Assembleia voltarão a ampliar a divulgação de informações sobre leis, projetos, ações e serviços de interesse público”, disse.

Leia mais:  Nova Lei autoriza a instalação da primeira loja franca (free shop) em Cáceres

Henrique Santos informou ainda que, em breve, estarão no ar novos conteúdos, com formatos diferentes, que vão tornar as informações da Assembleia ainda mais acessíveis e úteis para os mato-grossenses.

Segundo o superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, o acervo que ficou oculto no YouTube também deverá voltar a ser disponibilizado após o processamento necessário para a recuperação dos materiais. A retomada inclui ainda as entrevistas com deputados e a programação regular da TV Assembleia. O “Direto do Plenário”, programa que contextualiza os debates previstos para a sessão plenária, volta a ser exibido com a retomada das sessões já na próxima quarta-feira (7).

No site institucional, as matérias retiradas durante o período eleitoral também voltarão a ficar disponíveis após o primeiro turno, assim como as galerias de fotos. Segundo a coordenadora de Tecnologia da ALMT, Thaís Costa, a previsão é de que o conteúdo volte a ser acessado normalmente, sem perda do acervo. As notícias também voltarão a ser feitas no padrão anterior ao defeso, com menções, declarações e fotografias de deputados.

Leia mais:  ALMT reconhece o trabalho de pilotos para o desenvolvimento do estado

Redes sociais – A partir de 4 de outubro, o Instagram da ALMT também retoma as publicações regulares. De acordo com a gerente de Marketing, Noêmia Almeida, voltam gradativamente conteúdos que fazem parte da rotina de comunicação da Casa, como informações sobre leis, projetos, ações institucionais, além dos quadros “Agora é Lei” e “Você Sabia?” e divulgação de agendas.

A retomada das redes começa integrada à cobertura institucional das Eleições 2026, com acompanhamento da apuração diretamente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Também serão produzidos conteúdos de serviço para os eleitores, com orientações sobre local e seção de votação, documentos necessários e cuidados para o deslocamento. Os conteúdos serão desenvolvidos de forma integrada com as redes da TV Assembleia e da Rádio Assembleia, ampliando a divulgação das informações de interesse público.

Sobre as publicações arquivadas durante o período eleitoral, Noêmia explica que o retorno do material será avaliado. “Os conteúdos que foram arquivados durante o período eleitoral não foram perdidos. Antes de voltarem a ficar disponíveis, porém, esse acervo será analisado pela equipe”, afirmou.

Segundo a gerente, a avaliação considerará a pertinência e a atualidade das informações. “A tendência é que parte dessas publicações volte ao perfil, mas provavelmente não todo o conteúdo. Essa avaliação será feita considerando a pertinência, a atualidade das informações e a adequação ao novo momento da comunicação institucional da Casa”, explicou.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana