Cuiabá

Mulheres no Legislativo: secretária de Cultura da Câmara de Cuiabá fortalece a luta feminina nos órgãos públicos

Publicado

07/03/2025
Mulheres no Legislativo: secretária de Cultura da Câmara de Cuiabá fortalece a luta feminina nos órgãos públicos
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
Celebrado desde 1975 em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher homenageia as mulheres que lutaram por melhores condições de trabalho e igualdade salarial. A Câmara Municipal de Cuiabá tem se destacado na luta pelos direitos das mulheres e pela representatividade feminina na política, com oito vereadoras eleitas. Atualmente, a Mesa Diretora é composta exclusivamente por mulheres, um marco histórico, sendo a primeira Câmara Municipal do país com uma Mesa Diretora majoritariamente feminina.
Essa representatividade se estende às demais secretarias da Casa de Leis. Na nova legislatura, a Secretaria de Apoio à Cultura foi assumida por Rayhana Arnuti, esposa de Leonardo e mãe de Marco Antonio e Romeu. Formada em Direito, com especialização em coaching e consultoria de imagem e posicionamento, Rayhana compartilha sua experiência:
“Foi um grande desafio quando entrei, meu início na política. Estava grávida de seis meses e trabalhei até o último dia. Às vezes, sentimos preconceito por sermos mulheres e mães. As pessoas acham que, grávidas, ficamos impossibilitadas, o que não é verdade. Apesar disso, foi muito gratificante estar aqui e agora retornar em um cargo diferente”, afirma Rayhana.
Com oito vereadoras na Câmara de Cuiabá, Rayhana se sente mais à vontade em um ambiente mais feminino:
“Há uma sensação de leveza e liberdade, as ideias fluem melhor. Em ambientes muito masculinos, a mulher tende a ser mais introspectiva. A presença feminina traz acolhimento”, comenta.
Rayhana deixa um recado para as mulheres que iniciam suas carreiras e almejam cargos de liderança:
“Tenham coragem! As pessoas não conhecem nossa trajetória. Costumo dizer que a sorte me encontrou preparada. Ninguém imagina o que passei para estar aqui hoje. Minha maior inspiração é minha mãe, que me deu direção e me fez sonhar. Ela sempre acreditou em mim e viu que eu podia conquistar muito”, conclui.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Primeira-dama anuncia estudo para implantação do Siminino 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

UPAs de Cuiabá registram mais de 65 mil atendimentos em agosto

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou 65.772 atendimentos clínicos e odontológicos na rede de urgência e emergência durante o mês de agosto de 2026. O levantamento faz parte do Painel Executivo de Produtividade e reúne dados das UPAs Norte, Leste, Oeste e Sul, além da Policlínica do Pedra 90.

O volume representa uma média de 2.121 pacientes atendidos por dia nas unidades. Do total, 62% dos atendimentos ocorreram durante o período diurno, enquanto 38% foram registrados no período noturno.

A maior parte da demanda foi de pacientes adultos. O atendimento clínico adulto correspondeu a 75,8% do total, com 49.829 atendimentos. Na sequência aparece o atendimento clínico pediátrico, com 13.103 pacientes, equivalente a 19,9%, e o setor odontológico, que contabilizou 2.840 atendimentos, ou 4,3% do total.

Entre as unidades, a UPA Norte apresentou o maior número de atendimentos, com 16.569 pacientes, seguida pelas UPAs Sul, com 14.308; Oeste, com 14.302; e Leste, com 14.164. A Policlínica do Pedra 90 registrou 6.429 atendimentos no período.

Leia mais:  Prefeito acompanha finais do futsal e projeta mais investimentos no esporte escolar

Para o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa, o acompanhamento dos indicadores é fundamental para aprimorar a organização dos serviços.

“Esses dados nos permitem conhecer com mais precisão o comportamento da demanda, identificar os dias e horários de maior procura e planejar a estrutura da rede de acordo com essa realidade. É um trabalho contínuo para garantir que as equipes estejam dimensionadas e que os serviços consigam atender a população com eficiência”, afirmou.

O painel também aponta a realização de 1.928 tomografias e 1.006 suturas nas unidades durante agosto. A UPA Leste registrou o maior número de tomografias, com 586 exames, enquanto a UPA Norte liderou a realização de suturas, com 314 procedimentos.

O levantamento identificou ainda que as segundas-feiras concentram os maiores volumes de atendimento na rede, enquanto os domingos apresentam os menores fluxos de pacientes.

Na área de vigilância epidemiológica, foram registradas 211 ocorrências de notificação compulsória. Deste total, 185 registros foram relacionados à Covid-19, com maior concentração na UPA Norte, e 21 casos de dengue, principalmente na UPA Leste.

Leia mais:  Chico 2000 homenageia professora e mestre de capoeira

O monitoramento dos dados de produtividade auxilia no planejamento das equipes, na organização dos fluxos de atendimento e de transferência hospitalar e na definição de estratégias para melhorar a assistência oferecida à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana