Policia Federal

PF e IBAMA combatem o garimpo ilegal em terras indígenas na divisa entre Rondônia e Mato Grosso

Publicado

Vilhena/RO. A Polícia Federal e o IBAMA, com o apoio da Polícia Militar de Rondônia, deflagraram, na última terça-feira (11/3), as Operações Golden Border e Águas Claras, que visam combater a extração ilegal de ouro, diamantes e cassiterita em terras indígenas, bem como outros crimes contra o meio ambiente. 

As operações ocorreram em terras situadas na reserva indígena Parque Aripuanã, na fronteira entre os estados de Rondônia e Mato Grosso e na região próxima ao Rio Cardoso. As investigações revelaram atividade de extração mineral ilegal dentro das áreas protegidas, com significativo impacto ambiental. Para o êxito das condutas criminosas, constatou-se que os investigados utilizavam estrutura logística complexa, incluindo maquinário pesado e instalações permanentes em região de proteção ambiental.

Como resultado das operações, foram desmontados e inutilizados quatro acampamentos ilegais, duas pás carregadeiras, 14 motores estacionários, dois resumidoras, um barco, uma balsa, um compressor e mil litros de óleo diesel, bem como outros insumos utilizados.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-6273

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF deflagra operação contra tráfico de drogas no interior do MA

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF e PRF apreendem mercadorias estrangeiras em Mato Grosso e fazem prisão

Publicado

Rondonópolis/MT. A Polícia Federal realizou, na tarde de domingo (26/4), em Rondonópolis, uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que resultou na apreensão de mercadorias de origem estrangeira sem comprovação fiscal e na prisão em flagrante de um homem.

A abordagem ocorreu após diligências apontarem suspeita spbre uma caminhonete. O veículo foi localizado estacionado no anel viário, com o condutor em seu interior.

Durante a abordagem, o homem se identificou como policial militar, mas apresentou informações inconsistentes e comportamento considerado suspeito pelos agentes. Em revista inicial, foram encontrados diversos produtos de origem estrangeira desacompanhados de documentação fiscal, incluindo eletrônicos, perfumes, medicamentos e substâncias de uso estético — parte deles ocultada junto ao corpo.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal no município, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de descaminho, contrabando e infração contra a saúde pública.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso
Contato: (65) 99218-6164
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF deflagra 2ª fase de operação para desarticular organização criminosa no Mato Grosso do Sul

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana