Cuiabá

Prefeitura intensifica ações contra arboviroses e mosquito aedes aegypti

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com diversas secretarias municipais, tem realizado um trabalho intenso e coordenado no combate às arboviroses, como Dengue, Chikungunya e Zika. Durante os meses de fevereiro e março de 2025, a Vigilância em Saúde executou um grande mutirão emergencial de enfrentamento ao risco de epidemia dessas doenças, intensificando as estratégias de controle vetorial nos bairros mais críticos da cidade.

O mutirão emergencial incluiu ações estratégicas nos bairros com alta infestação do mosquito Aedes aegypti, onde foram identificadas condições ambientais propícias ao desenvolvimento e dispersão do vetor. As principais medidas adotadas foram:

  • Vistoria em 100% dos imóveis dos bairros contemplados;

  • Tratamento de depósitos e criadouros não removíveis;

  • Orientação aos moradores sobre sinais, sintomas, prevenção e controle do mosquito;

  • Atendimento de pacientes com sintomas de arboviroses pelo PSF do território;

  • Vacinação para a faixa etária de 10 a 14 anos;

  • Cadastramento e limpeza de bolsões de lixo e terrenos baldios;

  • Notificação de imóveis com acúmulo excessivo de resíduos;

  • Limpeza de praças e margens de córregos pela Limpurb;

  • Implementação do projeto Cata Treco.

Leia mais:  HMC faz primeira cirurgia de alta expansão de pele em paciente com queimadura

A atuação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da SMS foi fundamental para o planejamento e execução das ações, garantindo uma resposta rápida e coordenada frente ao risco de epidemias. O comitê analisou os dados epidemiológicos, mapeou as áreas prioritárias e orientou a alocação dos recursos para otimizar a efetividade do mutirão.

Com a execução dos trabalhos, a SMS conseguiu resultados expressivos nos meses de fevereiro e março. Durante o mês de fevereiro de 2025, o mutirão passou pelos bairros Jardim Florianópolis, Pedra 90, Dom Aquino e Santa Izabel, totalizando 13.071 imóveis visitados. Já no mês de março, as ações se estenderam para bairros como Primeiro de Março, Tijucal, Grande Terceiro, Quilombo e outros, resultando em mais 16.200 imóveis vistoriados e tratados.

O trabalho conjunto da Prefeitura e suas secretarias (SMS, Limpurb, Ordem Pública, Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Educação e Defesa Civil), aliado à coordenação do COE, garantiu a efetividade das ações e o alcance de um grande número de moradores.

Programa Cata Treco

A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos, atuou ativamente nos mutirões com o Programa Cata Treco, permitindo à população o descarte seguro de móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e outros objetos de grande porte.

Leia mais:  Após reduzir focos em 90% em 2025, Prefeitura e Bombeiros iniciam Cuiabá Sem Queimadas 2026

A remoção desses resíduos evita que se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, reduzindo os riscos de proliferação das doenças. No último mutirão, realizado nos bairros Grande Terceiro, Tijucal, Quilombo e Primeiro de Março, foram recolhidas aproximadamente seis toneladas de materiais inservíveis.

Além disso, a equipe de saúde intensificou as ações educativas, alertando a população sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente orientou sobre práticas sustentáveis de descarte e reaproveitamento de materiais.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza, reforçou a importância dessas ações conjuntas para a prevenção das arboviroses e a proteção da saúde da população. “Estamos enfrentando um período crítico de riscos epidemiológicos, e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da SMS e demais secretarias, tem se mobilizado incansavelmente para combater o Aedes aegypti. Nossa prioridade é garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos os cuiabanos, e para isso, contamos com a participação ativa da população no combate aos focos do mosquito”.

#PraCegoVer

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Emprega Inclusão oferece mais de 200 vagas para pessoas com deficiência em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá inicia uma programação voltada à geração de emprego, inclusão produtiva e aproximação entre trabalhadores e empresas. A agenda começa com o EMPREGA PCD, Potencial Sem Limites, que disponibilizará mais de 200 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD), e segue até sexta-feira (10) com novos processos seletivos e atendimento itinerante à população. As ações terão início nesta quarta-feira (8).

Promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com a Secretaria Adjunta de Acessibilidade e Inclusão e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, a iniciativa reúne empresas de diferentes segmentos e amplia o acesso aos serviços públicos de empregabilidade.

O EMPREGA PCD será realizado das 8h às 16h, no CIAC da Praça Alencastro, e contará com oportunidades nas áreas de saúde, comércio, indústria, logística, alimentação, distribuição e serviços. Além das vagas, os participantes terão acesso à orientação profissional, encaminhamento para processos seletivos e atendimento especializado.

Participam desta edição as empresas Promofood, Transportadora Carvalima, Castrillon, Hospital São Mateus, Café Brasileiro, BigLar, Pão e Arte, Hospital Santa Rosa, Drogasil, Pague Menos, Votorantim, Centro Aço, Amazônia Petróleo e Hospital Central.

Leia mais:  Dez localidades de Cuiabá serão atendidas pelo mutirão de limpeza nesta segunda-feira (6)

Uma das empresas participantes da ação, a Transportadora Carvalima, informa que pretende ampliar as oportunidades de contratação durante o mutirão.

“A Carvalima quer receber o maior número possível de candidatos. Por isso, as sete vagas não são destinadas a um setor específico. A definição da área de atuação será feita de acordo com o perfil de cada candidato, ampliando as possibilidades de ingresso na empresa”, informou.

Na quinta-feira (9), também no CIAC, das 8h às 16h, será realizada uma nova ação de empregabilidade, desta vez voltada ao público em geral. As empresas Frango Belo e FIMM Brasil oferecerão 62 vagas para contratação imediata em diferentes funções.

A programação será encerrada na sexta-feira (10), das 9h às 16h, com a Caravana do Trabalho, no CRAS CPA. A equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo prestará atendimento itinerante por meio da van da pasta, oferecendo cadastro de trabalhadores, encaminhamento para vagas de emprego, elaboração de currículos, orientação profissional, informações sobre cursos de qualificação e atendimento ao empreendedor.

Segundo o secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Nivaldo de Almeida Carvalho Junior, a proposta é facilitar o acesso da população às oportunidades e fortalecer a conexão entre trabalhadores e empresas.

Leia mais:  Prefeito analisa com servidores proposta para melhorar prêmio saúde

“Estamos aproximando as oportunidades da população por meio de ações que unem inclusão, qualificação e desenvolvimento econômico. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho, fortalecer as parcerias com as empresas e fazer com que cada oportunidade chegue ao trabalhador cuiabano”, afirmou.

As ações integram a estratégia da Prefeitura de Cuiabá para ampliar o acesso ao mercado de trabalho, incentivar a inclusão produtiva e descentralizar os serviços de geração de emprego e renda.

SERVIÇO

EMPREGA PCD: Potencial Sem Limites

Data: 8 de julho (quarta-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: CIAC da Praça Alencastro (Rua Pedro Celestino, nº 158, Centro)

Ação de Empregabilidade (Público Geral)

Data: 9 de julho (quinta-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: CIAC da Praça Alencastro

Caravana do Trabalho

Data: 10 de julho (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Local: CRAS CPA

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana