Cuiabá

Tribunas do Legislativo: Câmara de Cuiabá recebe a população durante Sessão Ordinária

Publicado

02/04/2025
Tribunas do Legislativo: Câmara de Cuiabá recebe a população durante Sessão Ordinária
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (1º), a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu duas participações nas tribunas livres. As intervenções foram solicitadas pelos vereadores Dídimo Vovô (PSB) e Maysa Leão (REP).
Energias Renováveis
Gestor e perito ambiental, Emerson Santana abordou a importância da utilização de energias renováveis em Cuiabá e outras localidades. A convite do vereador Dídimo Vovô, ele apresentou o projeto “Consultoria Solar Cidadã”, que atua há 16 anos no setor.
“Recebi o convite do vereador Dídimo para apresentar esse projeto que existe há 16 anos, o Consultoria Solar Cidadã. O Brasil hoje é o terceiro maior gerador de energia eólica e solar do mundo, e os poderes têm que fazer valer essa energia”, destacou o gestor.
World Creativity Day 2025
A produtora cultural Lilian Vieira apresentou aos parlamentares o “World Creativity Day 2025”, considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Cuiabá foi escolhida como sede do evento, que conta com o apoio da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT), da Associação Comercial de Cuiabá, da Galeria Lavapés e do Shopping Goiabeiras.
“Esse é um evento de criatividade que acontece em 67 cidades no Brasil e em dois países. Esse projeto vem para abrir portas, trabalhar, melhorar e empreender. Participar de um evento como esse é abrir um horizonte que, na vida cotidiana, isso não aconteceria. Fica o convite para todos que quiserem participar nos dias 21, 22 e 23 de abril”, afirmou a vereadora Maysa Leão.
Outras Participações
Além das tribunas livres, a Casa recebeu ainda duas manifestações no Artigo 125. O vereador Adevair Cabral (SOLIDARIEDADE) trouxe à discussão a importância da enfermagem no contexto do financiamento da Atenção Básica à Saúde. Já o vereador Dilemário Alencar (UB) utilizou o mesmo dispositivo para indicar à secretária da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), Regivana Alves, a fim de prestar esclarecimentos sobre o contrato de fiscalização eletrônica no município.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Sine tem vaga para mecânico com salário de R$ 3,6 mil; veja outras 230 vagas

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Estudantes indígenas conhecem história de Cuiabá em visita ao Complexo Biocultural do Porto

Publicado

Quarenta e dois estudantes da Escola Indígena Umutina, de Barra do Bugres, visitaram nesta sexta-feira (29) o Complexo Biocultural do Porto, em Cuiabá, conhecendo o Museu do Rio Cuiabá, o Aquário Municipal e a Orla do Porto. A atividade integrou uma programação educativa voltada à valorização do patrimônio cultural mato-grossense e ao fortalecimento da identidade dos povos originários.

Com idades entre 11 e 17 anos, os alunos participaram da visita acompanhados pelas professoras Eliane Boroponepa Monzilar, da Aldeia Boropó, e Ana Lúcia Calomezoré, da Aldeia Balotipone. O objetivo pedagógico foi conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do patrimônio cultural do Estado e promover reflexões sobre a história e as culturas indígenas.

A visita foi viabilizada pelo projeto Caminhos da Cultura, iniciativa criada em 2019 pelo artista plástico e produtor cultural Vicente Paulo. O projeto tem como proposta ampliar o acesso de estudantes da rede pública, além de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, a museus, galerias e outros espaços de formação cultural. Desde sua criação, a iniciativa já aproximou mais de 11 mil alunos de equipamentos culturais em Mato Grosso.

“O projeto nasceu para proporcionar esse acesso aos estudantes da rede pública e também às comunidades tradicionais. Hoje estamos contemplando os Umutina, vindos de diferentes comunidades dessa grande nação indígena”, explicou Vicente Paulo.

Leia mais:  Câmara aprova proposta da Prefeitura de Cuiabá que isenta IPTU para quase 20 mil imóveis

No Complexo Biocultural do Porto, os estudantes participaram de um roteiro guiado que apresentou aspectos históricos de Cuiabá por meio do acervo do Museu do Rio e das atrações do Aquário Municipal. A coordenadora pedagógica do Museu do Rio, Luana da Cruz Borema, explicou que o complexo está implantando um novo formato de recepção aos visitantes, com uma apresentação guiada que contextualiza a história da cidade antes da visita aos espaços expositivos.

Segundo ela, a proposta busca tornar a experiência mais educativa e aproximar os visitantes do patrimônio histórico e cultural de Cuiabá.

Para a professora Eliane Boroponepa Monzilar, a atividade representa uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e de ampliação do repertório cultural dos estudantes.

“Esse projeto proporciona às crianças e aos jovens indígenas a oportunidade de conhecer outros saberes. Muitos deles nunca haviam visitado um museu. É uma troca importante entre o conhecimento do nosso povo e outros conhecimentos culturais, permitindo que compreendam melhor esses espaços e sua importância”, afirmou.

A fala da educadora reforça uma realidade observada em outras ações do Caminhos da Cultura. Em atividades recentes promovidas pelo projeto, estudantes da zona rural e de comunidades tradicionais também tiveram contato pela primeira vez com museus e espaços históricos da capital, vivenciando experiências que ampliam o aprendizado para além da sala de aula.

Leia mais:  Baixinha propõe garantir dignidade a enfermos carentes por meio da distribuição de fraldas

A turismóloga Silvana Maria de Morais Abdala destacou o interesse demonstrado pelo grupo durante toda a visita. Segundo ela, as fotografias históricas e a maquete expostas no museu despertaram grande curiosidade entre as crianças e os adolescentes.

“Foi gratificante perceber o interesse deles em conhecer a história de Cuiabá e compreender melhor o espaço. As crianças, principalmente, demonstraram muita atenção e curiosidade durante toda a visita”, relatou a servidora, que atua há 18 anos na área do turismo.

Além do Complexo Biocultural do Porto, o roteiro dos estudantes incluiu visitas ao Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), à Galeria Lava Pés e ao Museu de História Natural de Mato Grosso, consolidando um dia de atividades voltadas ao conhecimento, à cultura e à formação cidadã.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana