O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (LACEN), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), promove webinar sobre vigilância laboratorial para vírus respiratórios, nesta terça-feira (27.2), das 9h às 12h.
Este é o segundo episódio da série Conexão LAB e vai tratar sobre o fluxo laboratorial, desde a coleta e envio adequado das amostras até a liberação dos resultados, promovendo a qualidade dos dados e contribuindo diretamente para ações mais ágeis e assertivas no enfrentamento das síndromes respiratórias.
Segundo a diretora do Lacen, Elaine de Oliveira, o evento vai capacitar os profissionais da saúde de Mato Grosso na atuação contra os vírus respiratórios e alinhar as ações com as diretrizes existentes.
“Essa capacitação é uma forma de qualificar os profissionais da saúde e padronizar os processos na atuação contra os vírus respiratórios, visto que esse é o momento de um aumento sazonal de circulação de vírus respiratórios. Por isso, teremos palestrantes e uma equipe técnica do Lacen para qualificar os profissionais que participarem desta capacitação”, ressaltou.
Miriam Prando Livorati, do Ministério da Saúde, Michel Belmonte, da Vigilância Epidemiológica da SES, e Menandes Alves de Souza Neto, responsável técnico pelo Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs) serão os palestrantes. Elaine fará a mediação.
Esse é o segundo episódio do Conexão LAB, uma série composta por 8 episódios que serão realizados um vez ao mês para tratar de tema de relevância para a vigilância laboratorial. Os assuntos serão definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos de amostras.
O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de vigilância em saúde no Estado de Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.
As forças de segurança de Mato Grosso apreenderam, nesta quarta-feira (1º.7), 325 quilos de drogas no município de Porto Esperidião, localizado na fronteira com a Bolívia. A ação, que também resultou na prisão de um homem, gerou um prejuízo estimado em R$ 1,2 milhão às facções criminosas.
Foram apreendidos 276,3 quilos de maconha, 10,4 quilos de pasta base de cocaína e 8,2 quilos de cloridrato de cocaína, além de uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton Sport, que transportava o carregamento de drogas.
De acordo com informações do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a operação teve início durante um patrulhamento na fronteira, após a suspeita de que havia um veículo com carregamento de drogas circulando pela região de divisa em Porto Esperidião.
Informações obtidas junto às unidades especializadas das forças policiais do Amazonas, como a Companhia de Operações Especiais (COE) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), além da 27ª Companhia Independente de Operações de Goiás (CIOPM-GO), contribuíram para a apreensão da droga e a prisão realizadas pelo Gefron e pelo 17º Batalhão da Polícia Militar de Mirassol D’Oeste, em Mato Grosso, com o apoio do Exército e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
O homem preso tem uma série de passagens criminais, incluindo roubo, sequestro com cárcere privado, receptação e direção perigosa.
A droga, o suspeito e os demais materiais apreendidos foram levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal, na cidade de Cáceres, para o registro da ocorrência.
A população pode contribuir com as ações de prevenção e repressão ao tráfico na região de fronteira ligando para os números 0800 646 1402 e (65) 99668-7655, ambos do Gefron. Este último número também recebe denúncias por mensagens de WhatsApp.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.