Cuiabá

Vereadores conhecem estrutura do novo Centro de Saúde

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a secretária municipal de Saúde, Dra Lúcia Helena Barboza Sampaio, receberam um grupo de vereadores para uma visita técnica ao prédio da antiga UNIC, localizado na capital. O local será transformado no novo Centro de Saúde Municipal de Cuiabá, um complexo de atendimento que reunirá diversos serviços de saúde e toda a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.

A visita contou com a presença dos vereadores Fred Gahyva, Dilemário Alencar, Katiuscia Manteli, Maysa Leão, Michelly Alencar, Paula Calil, Samantha Iris e a vereadora Baixinha Giraldelli. Eles puderam conhecer de perto as instalações, tirar dúvidas e entender melhor os benefícios que o novo centro trará à população cuiabana.

Durante a visita, o prefeito destacou o grande potencial do espaço, que conta com mais de 200 salas amplas e diversas possibilidades de uso. “Como pode ser observado, aqui é um espaço muito amplo. Dá para fazer a Casa do Autista, o Centro de Reabilitação (CER), queremos trazer equipes que possam cuidar da saúde corporal e física, inclusive um Centro Especializado na Perda de Peso, com acompanhamento profissional e, se necessário, uso de medicações específicas”, explicou.

O novo complexo de saúde será o primeiro da cidade a oferecer atendimento integral para redução de peso, além de ampliar o número de especialidades disponíveis à população. “Hoje nós não temos na cidade um centro de tratamento para perda de peso. Aqui vai ter. Um acompanhamento completo, com profissionais capacitados, com foco na saúde e bem-estar da população”, ressaltou o prefeito.

O prédio também abrigará a sede da Secretaria Municipal de Saúde no terceiro andar, enquanto o quarto andar será destinado à Empresa Cuiabana de Saúde. Com essa mudança, será possível liberar espaços importantes no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), como uma área que será convertida em semi-UTI para ampliar o número de leitos disponíveis.

O prefeito ainda destacou a valorização dos profissionais de saúde municipais, especialmente aqueles que foram subutilizados nos últimos anos. “Temos profissionais de altíssimo nível, muitos atuando na rede privada, mas que são servidores do município e estavam sendo escondidos no sistema. Vamos trazê-los de volta para atender a população com a qualidade que ela merece”.

Leia mais:  Cuiabá terá aporte financeiro de R$ 139 milhões que será destinado à infraestrutura e instalação de usina fotovoltaica; prefeito destaca capacidade de financiamento

A proposta do novo centro também inclui a criação de espaços voltados para a saúde da Mulher, do Idoso e da Criança, promovendo um atendimento integral e acolhedor. A Casa do Autista será um dos pontos centrais do projeto, demonstrando o compromisso da gestão com a inclusão e cuidado especializado.

Sobre os custos com o novo prédio, o prefeito afirmou que o aluguel só começa após a reforma. “Nós não vamos gastar um centavo até estar 100% pronto. O aluguel só inicia quando a reforma estiver concluída. Se a reforma não estiver pronta, não temos gasto. O proprietário é quem está investindo agora para adaptar o prédio. Se fôssemos construir do zero, gastaríamos cerca de R$ 50 milhões”.

Ainda segundo o prefeito, o contrato inclui manutenção predial, segurança da infraestrutura, seguro do imóvel e cuidado contínuo com o espaço. “Não estamos apenas alugando um prédio. Estamos garantindo uma estrutura pronta, segura e adequada para atender milhares de cuiabanos.”

A vereadora Baixinha Giraldelli também comentou positivamente a visita. “Eu achei que essa visita foi muito boa. O espaço realmente precisa de algumas reformas, mas é ótimo. Principalmente por ter 450 vagas de estacionamento, algo que falta muito quando se vai à Secretaria de Saúde. Vai ser maravilhoso se tudo for bem-feito e rápido, para que toda a estrutura possa ser trazida para cá”.

A expectativa é de que, com a conclusão das obras, Cuiabá passe a contar com um dos maiores e mais completos complexos de saúde pública do estado, unificando atendimento, especialidades e administração em um só lugar, com foco na eficiência e no acolhimento ao cidadão.

Durante a visita, a secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, expressou sua satisfação com o avanço do projeto e a oportunidade de apresentá-lo aos parlamentares.

Leia mais:  Quatro leis de autoria da vereadora Paula Calil são sancionadas pelo prefeito da capital

“É com grande alegria que recebemos os vereadores para conhecer de perto esse espaço que será transformado em um marco para a saúde pública de Cuiabá. Essa visita técnica reforça a transparência da nossa gestão e o compromisso com um projeto que vai impactar diretamente milhares de vidas. Estamos muito orgulhosos de poder centralizar e qualificar o atendimento em saúde neste novo complexo, que já nasce com uma estrutura robusta e moderna,” destacou a secretária.

Ela também ressaltou as unidades que serão instaladas no local nesta primeira fase, reafirmando a amplitude do atendimento que será oferecido:

• Sede Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde
• Casa do Autista
• Centro de Reabilitação do Idoso
• Centro de Referência em Hanseníase
• Ambulatório de Especialidades Médicas
• CAPS AD – Adolescer (Centro de Atenção Psicossocial para adolescentes com uso de álcool e outras drogas)
• Centro Especializado de Reabilitação II
• Serviço de Assistência Especializada (SAE)
• Gerência de Vigilância de Nascimentos e Óbitos (GEVINÓ)
• Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST)
• CDMIC – Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá
• Central de Regulação Municipal
• Sede da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP)

“Esse novo centro é a prova de que é possível fazer mais e melhor com planejamento, responsabilidade e, acima de tudo, respeito à população cuiabana”, concluiu Dra. Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem ilustra o prefeito de Cuiabá acompanhado de alguns parlamentares durante uma visita de apresentação ao novo prédio que abrigará diversas unidades de saúde de Cuiabá. O prefeito está apontando para uma direção enquanto todos o observam. A imagem apresenta múltiplas cores e várias pessoas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Secretaria da Mulher abre inscrições para workshop gratuito de empregabilidade feminina no Tijucal

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SMM), abre inscrições para o Workshop de Empregabilidade Feminina, que será realizado nesta quinta-feira (21), no bairro Tijucal, em Cuiabá.

Com foco no fortalecimento da autonomia e da inserção feminina no mercado de trabalho, a ação integra o projeto Cuiabá Emprega Mulheres, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho.

O workshop será realizado das 13h às 17h, na Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa, e oferecerá orientações práticas sobre mentalidade profissional, posicionamento no mercado, como se destacar em entrevistas de emprego, construção de currículo estratégico e noções essenciais de direitos trabalhistas para mulheres.

As interessadas podem se inscrever gratuitamente por meio do link: https://forms.gle/KqrB4qUCMRUKyQCn6. Ao todo, serão oferecidas 70 vagas para participação no evento.

Segundo a secretária municipal da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, a iniciativa se destaca por levar qualificação profissional gratuita diretamente às comunidades, ampliando o acesso à informação e criando oportunidades reais para mulheres da região do Tijucal e bairros próximos. “A proposta é preparar as participantes para processos seletivos, fortalecer a autoconfiança e ampliar as chances de empregabilidade.”

Leia mais:  Quatro leis de autoria da vereadora Paula Calil são sancionadas pelo prefeito da capital

A programação do projeto segue no próximo sábado (23), com a realização da Feira de Empregabilidade e Serviços para Mulheres, das 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo Arena Tijucal. O evento contará com empresas realizando entrevistas de emprego, oferta de vagas, espaço kids e diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, estética, jurídica, cidadania, assistência social e orientação profissional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana