Cuiabá

Operação Cata-treco atende 18 bairros de Cuiabá nesta semana

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realiza a 24ª semana da operação Cata-treco, visando promover o descarte correto de materiais inservíveis. Ao todo, 18 bairros da capital serão contemplados com o serviço, que oferece à população a oportunidade de se desfazer gratuitamente de móveis e objetos fora de uso.

A ação ocorre de segunda-feira (9) a sábado (14) e mobiliza cerca de 20 servidores da Limpurb por dia, com início dos trabalhos sempre às 7h e previsão de encerramento às 15h. Para garantir o recolhimento, os moradores devem colocar os itens em frente às residências, de forma organizada e identificada, até as 7h do dia agendado para o atendimento no bairro.

Entre os materiais aceitos estão sofás, colchões, camas, mesas, armários, geladeiras e demais objetos que não são recolhidos pela coleta de lixo convencional. Já resíduos como restos de poda, entulho de construção civil, vidros, pilhas, baterias, latas de tinta, pneus e madeira não são aceitos e devem ser descartados nos ecopontos da cidade.

Leia mais:  É amanhã! Feira da Agricultura Familiar chega à 9ª edição na Praça Alencastro

Além do mutirão semanal, a operação Cata-treco também pode ser solicitada diretamente pelos canais de atendimento da Limpurb, por meio do telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.

Confira o calendário de atendimento da semana:

Segunda-feira (09/06)

– Jardim Liberdade

– Brasil 21

– Residencial Loureiro Borba

– Jardim Paraná

– Residencial Milton Figueiredo

Terça-feira (10/06)

– Residencial Vila Real

– Residencial São Francisco

– Residencial Campo Verde

Quarta-feira (11/06)

– Jardim Pauliceia

– Real Parque

– Primeiro de Março

Quinta-feira (12/06)

– Três Poderes

– Alto da Boa Vista

– Nova Esperança III

Sexta-feira (13/06)

– Jardim Comodoro

– Nossa Senhora Aparecida

– Residencial Buriti

Sábado (14/06)

– Santa Isabel

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para o sucesso da ação, que contribui diretamente com a limpeza urbana, prevenção de alagamentos e combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

#PraCegoVer

A imagem mostra os colaboradores da Limpurb realizando a retirada de móveis inservíveis através do programa cata-treco no bairro São João Del Rey. Os trabalhadores usam uniformes e EPIs.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama prestam condolências pela morte de Adelina Siqueira Campos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Programação da Semob alcança cerca de 1.400 pessoas com ações educativas

Publicado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, por meio da equipe de Educação para o Trânsito, concluiu com resultados positivos a programação da Campanha Maio Amarelo 2026, movimento internacional voltado à conscientização para a redução de sinistros e à promoção da segurança viária. As ações atingiram aproximadamente 1.400 pessoas, ampliando significativamente o alcance do conteúdo preventivo da campanha e fortalecendo a cultura da segurança viária no município. O mês de maio terminou, mas as ações de educação para o trânsito são contínuas ao longo de todo o ano.

Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha teve como principal objetivo sensibilizar condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres e estudantes sobre a importância da empatia, do respeito mútuo e da responsabilidade compartilhada na construção de um trânsito mais seguro para todos.

Durante todo o mês de maio, a equipe de Educação para o Trânsito desenvolveu uma intensa agenda de atividades educativas, totalizando 29 ações, entre elas 26 palestras, duas blitzes educativas e uma ação complementar de conscientização. As iniciativas foram realizadas em empresas privadas, instituições de ensino e para a comunidade em geral, alcançando públicos diversificados e promovendo reflexões sobre comportamento seguro, direção defensiva, prevenção de sinistros e valorização da vida.

Leia mais:  Vereador pede retomada de mesa técnica do TCE para que Estado arque com gratuidade estudantil em Cuiabá

O mês foi marcado por atividades intensas e pela troca de conhecimento, com o objetivo de fortalecer a conscientização. “As palestras que realizamos foram voltadas realmente para fazer o público refletir sobre a índole e o comportamento. E o resultado tem sido surpreendente. Quando terminamos as palestras, as pessoas que tinham um conceito passam a ter uma nova visão sobre como enxergar a mobilidade urbana e o trânsito. Isso é muito positivo porque entendemos que o trabalho está atingindo o objetivo e da maneira como deve ser feito. Os desafios que Cuiabá enfrenta hoje no trânsito são semelhantes aos que o Brasil todo enfrenta”, explicou o supervisor de Educação para o Trânsito e agente de trânsito, Marcus Garé.

Dúvidas também foram esclarecidas e variam conforme o perfil de cada empresa. Questões relacionadas a radares, semáforos eletrônicos e autuações costumam surgir acompanhadas de relatos das próprias experiências dos participantes.

“Em se tratando de conscientização, radar e semáforo ainda ficam em segundo plano diante das reclamações de desrespeito que recebemos, como condutores que passam sobre calçadas e não respeitam a faixa de pedestres. Costumamos dizer que não adianta criar leis perfeitas se a pessoa não tem a índole adequada. Como frisamos nas palestras, é preciso mudança de comportamento e consciência para desenvolver empatia pelo outro. O trânsito é empatia, é compreender o que está acontecendo com o próximo, respirar fundo e seguir em frente”, explicou Garé.

Leia mais:  Valter Albano destaca sobrecarga de Cuiabá e cita estudo que aponta que 40% dos atendimentos ambulatoriais, de 2020 a 2024, foram destinados a pacientes de outras cidades

Promover mudanças de percepção sobre atitudes no trânsito é o foco do Maio Amarelo. As atividades contribuíram para reforçar valores essenciais como respeito, responsabilidade, cidadania e empatia, princípios fundamentais para a preservação da vida nas vias públicas.

“A conscientização da população é uma das ferramentas mais eficazes para a redução de acidentes e para a construção de um trânsito mais humano e seguro para todos. O trabalho não para. Nossos profissionais atuam diariamente com o objetivo de fortalecer a paz no trânsito”, pontuou a secretária da Pasta, coronel Francyanne Lacerda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana