Cuiabá

Vacinação contra gripe em shoppings imuniza centenas de pessoas; veja datas

Publicado

Três principais shoppings de Cuiabá — Shopping Estação, Pantanal Shopping e Três Américas — foram palco de uma importante ação de saúde pública: a campanha de vacinação contra a Influenza. A iniciativa, coordenada pelo Núcleo da Primeira-Dama, Samantha Iris, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi considerada um sucesso em seu primeiro dia, sábado (7).

Visando ampliar o acesso da população à vacina, a campanha leva os serviços de saúde a locais de grande circulação, como os centros de compras, que tradicionalmente são espaços de lazer e convivência das famílias cuiabanas.

A primeira-dama Samantha Iris celebrou os resultados e reforçou o convite à população: “Fico feliz que pequenas ações possam ter grandes resultados. Às vezes, o que precisamos é isso: encontrar formas diferentes de alcançar as pessoas. Cada pessoa imunizada contra a Influenza é um ponto a mais de prevenção na sociedade. Fico feliz que os shoppings tenham abraçado a campanha e sou grata pelo espaço cedido para o bem da própria população”.

Foram disponibilizadas 300 doses da vacina contra a Influenza em cada um dos três shoppings. O destaque foi para o Shopping Três Américas, onde as doses se esgotaram antes mesmo do horário previsto para o encerramento da ação. No Pantanal Shopping, foram aplicadas 240 doses, enquanto no Shopping Estação o número chegou a 128.

Leia mais:  Cuiabá tem ônibus grátis para população durante sexta santa e aniversário da cidade

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, acompanhou pessoalmente a ação em todos os pontos e comemorou a adesão do público: “Essa parceria é essencial para aproximarmos ainda mais a saúde da população. É gratificante ver que, em locais onde as pessoas vão para lazer e compras, também estão cuidando da saúde. Precisamos seguir fortalecendo ações como essa para elevar a cobertura vacinal, que ainda está muito baixa em nossa cidade”.

Apesar do sucesso da ação nos shoppings, a cobertura vacinal contra a Influenza em Cuiabá ainda está abaixo do ideal, atingindo pouco mais de 21% do público-alvo. A vacina está disponível gratuitamente nas unidades de saúde e nas ações itinerantes para os seguintes grupos prioritários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

Idosos (60 anos ou mais)

Gestantes

Puérperas

Povos indígenas

Quilombolas

Pessoas em situação de rua

Trabalhadores da saúde

Professores

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte coletivo

Leia mais:  Prefeito esclarece atendimento espontâneo e agendado em UBSs de Cuiabá

Trabalhadores portuários

Trabalhadores dos Correios

Funcionários do sistema prisional

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais

Próximas ações

A vacinação nos shoppings continuará nos próximos sábados do mês de junho, das 10h às 19h, nos mesmos locais: Shopping Estação, Pantanal Shopping e Três Américas. Para se vacinar, basta comparecer com um documento de identificação com foto.

A Prefeitura de Cuiabá reforça a importância da vacinação como forma eficaz de prevenção à gripe, especialmente para os grupos mais vulneráveis às complicações da doença. A orientação é que os cidadãos aproveitem essa oportunidade de cuidado em um ambiente acessível e seguro.

#PraCegoVer

A imagem mostra o cartaz de propaganda da ação de vacinação que acontece nos principais shopping centers de Cuiabá. Ao fundo, há um banco de madeira no lado direito e, à esquerda, uma profissional está sentada próxima a uma mesa com os materiais utilizados na campanha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Cuiabá celebra 204 anos da Independência do Brasil com desfile noturno nesta segunda

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá convida a população para prestigiar, nesta segunda-feira (7), o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que será realizado no período noturno, na Avenida Getúlio Vargas, na região central da Capital.

A concentração das instituições de ensino será às 17h30, na Rua Batista das Neves, entre a Rua Cândido Mariano e a Avenida Getúlio Vargas. A programação prevê a execução do Hino Nacional às 17h50, a revista à tropa às 18h e o início do desfile às 18h20.

O desfile é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e pela Prefeitura de Cuiabá, que participa com cinco unidades da rede municipal de ensino, reunindo mais de 300 estudantes, além de bandas e fanfarras escolares.

Participarão do desfile a EMEB Ana Teresa Arcos Krause, a EMEBC Nova Esperança, a EMEB Profª Francisca Martins Figueiredo, a EMEB Deputado Ulisses Guimarães, a EMEB Profº Firmo José Rodrigues e o Programa Siminina.

Neste ano, o tradicional desfile será realizado à noite como medida de cuidado diante das altas temperaturas e do tempo seco registrados em Cuiabá. Para garantir mais conforto e segurança aos participantes e ao público, o percurso contará ainda com pontos de hidratação distribuídos em locais estratégicos.

Leia mais:  Cuiabá-Prev recebe dois prêmios nacionais por responsabilidade e governança previdenciária 

Também participarão do desfile cívico-militar escolas estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil. Entre as instituições participantes estão a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Judiciária Civil (PJC) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

O público também poderá acompanhar a apresentação da União de Mocidade das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (Umadecre) e da União de Orquestras e Bandas das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (Unobadecre), além da participação de grupos como o Grupo Escoteiro Philippe Landes, Grupo Escoteiro Uniselva – 2MT, Unibe, Clube de Desbravadores e Aventureiros da Associação Leste Mato-Grossense da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), Insanos Motoclube e Lokas Motoclube.

Transporte coletivo

O transporte coletivo de Cuiabá funcionará com tarifa zero para toda a população nesta segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Para atender ao aumento da demanda durante a programação cívica e facilitar o acesso ao evento, a frota de ônibus terá reforço nas linhas e haverá mudanças nos itinerários.

Leia mais:  Cuiabá destaca doação de sangue e qualificação em odontologia

Na região central, a Rua Joaquim Murtinho será bloqueada a partir das 4h [da manhã] para a montagem das estruturas. Já os acessos à Avenida Getúlio Vargas, até a Avenida Presidente Marques, serão fechados às 16h30, com previsão de liberação total até as 21h30.

Durante as interdições, as linhas de ônibus com destino à região do Coxipó, na região Sul, não acessarão a Estação Alencastro e retornarão a partir da Estação Bispo para realizar o desembarque. Já os ônibus com destino à região do CPA, na região Norte, utilizarão a Avenida Dom Bosco como rota alternativa nos trechos bloqueados.

Para os motoristas em geral, as principais vias indicadas para desvio são as avenidas Dom Bosco e Mato Grosso.

Serviço

O quê: Desfile cívico de 7 de Setembro
Quando: Segunda-feira (7)
Horário: A partir das 18h
Local: Avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá
Concentração das escolas: 17h30, na Rua Batista das Neves

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana