Cuiabá

Mutirão da Cidadania oferece serviços a egressos do sistema prisional em Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Governo do Estado e o Poder Judiciário de Mato Grosso, realizou nesta quarta-feira (11) o Mutirão da Cidadania, voltado a pessoas egressas do sistema penitenciário. O evento aconteceu na sede da Fundação Nova Chance e ofereceu uma série de serviços de saúde, assistência social, apoio jurídico e regularização documental, com foco na reintegração social e na redução da reincidência criminal.

Entre os atendimentos disponibilizados pela Prefeitura estava vacinação, exames de saúde, encaminhamentos médicos, atendimento psicológico, atualização do Cadastro Único e acesso a benefícios sociais.

“Essa ação conjunta é essencial para trazer essas pessoas de volta à sociedade como pais, mães de família e trabalhadores”, afirmou a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, HpeVilela de Oliveira. “Quando oferecemos dignidade, também combatemos a criminalidade”.

O mutirão ainda possibilitou a retirada de tornozeleiras eletrônicas, revisão de penas e quitação de multas judiciais. “A finalidade da pena é a ressocialização. Não basta soltar, é preciso dar apoio no início da liberdade”, ressaltou o desembargador Orlando Perri. “Hoje, muitos saem daqui sem tornozeleira e com suas pendências judiciais resolvidas. É a Justiça garantindo dignidade”.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá economiza mais de 77% em contratos de veículos e telefonia

O secretário estadual de Justiça, Vitor Hugo Bruzzolato Teixeira, destacou o caráter integrador da iniciativa. “Não se trata apenas de punir, mas de oferecer oportunidades. Unimos saúde, assistência e justiça para dar nova chance a quem quer reconstruir sua vida”.

O pedreiro Sebastião da Silva Oliveira, em regime semiaberto, compartilhou sua história como exemplo do impacto da Fundação Nova Chance: “Aqui consegui tirar documentos, abrir conta, arrumar emprego. Foi aqui que conheci minha esposa e recuperei minha dignidade. Hoje estou fichado, lutando, e agradeço por tudo. Cada porta que bati aqui, abriu”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Arraiá do Siminina e Siminino movimenta Pedra 90 com cultura, diversão e integração

Publicado

A programação de festas juninas e julinas do Programa Siminina teve continuidade no bairro Pedra 90 com a realização simultânea das comemorações dos projetos Siminina e Siminino, nas sedes dos programas na região do bairro Pedra 90, nesta quinta-feira (2).

A iniciativa reuniu crianças atendidas pelos programas em um momento de integração, valorização da cultura popular e fortalecimento dos vínculos com as famílias. As festas integram o calendário anual do Programa Siminina e contemplam as 18 unidades da iniciativa entre os meses de junho e julho.

No Pedra 90, a programação contou com brincadeiras, gincanas, apresentações culturais e um lanche coletivo com comidas típicas. As crianças também participaram da produção da decoração e de atividades sobre a história das festas juninas, com informações sobre a origem de alimentos tradicionais como pamonha, canjica, curau e cuscuz.

A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, destacou que as comemorações fazem parte do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano nas unidades.

Leia mais:  Prefeitura intensifica limpeza na Avenida das Torres e reforça compromisso com a zeladoria urbana

“A festa fortalece os vínculos entre as crianças, as equipes e as famílias. É um momento de integração e aprendizado. Elas conhecem a origem das comidas típicas, participam da decoração e vivenciam a cultura popular”, afirmou.

Segundo a coordenadora, a programação já soma 28 festas realizadas e segue nos próximos dias até contemplar todas as 18 unidades do programa. Algumas unidades promovem atividades nos dois períodos, enquanto outras concentram a comemoração em um único momento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana