Cuiabá

Limpurb retira mais de 100 toneladas de lixo de bolsão no Morada do Ouro II

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), retirou mais de 100 toneladas de lixo de um bolsão de descarte irregular localizado no bairro Morada do Ouro II, na região norte da capital. A ação faz parte de um conjunto de medidas voltadas à limpeza urbana, saúde pública e prevenção de alagamentos.

A força-tarefa foi iniciada na quarta-feira (18) e resultou na retirada de resíduos como móveis velhos, entulho de construção, restos de poda de árvores, pneus, sucatas de veículos, bicicletas, lixo doméstico e até carcaças de animais. Todo o material recolhido foi encaminhado para o aterro sanitário, onde recebeu o descarte ambientalmente correto.

Para a execução do serviço, foram mobilizados diversos equipamentos, incluindo retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões-caçamba, retroescavadeira hidráulica, trator cortador de grama, plataforma e articulado.

Além de garantir a limpeza do local, a ação também contribui diretamente para a prevenção de enchentes, já que o acúmulo de lixo pode obstruir bocas de lobo e córregos. Também tem impacto na saúde pública, ao eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Leia mais:  16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá debate fortalecimento do SUS e participação popular

O ponto de descarte irregular já é monitorado pela Limpurb, com registros de notificações a moradores flagrados descartando lixo de forma incorreta. A Prefeitura reforça que esse tipo de prática é proibida e passível de multa, conforme prevê o Código Sanitário e de Posturas do Município (Lei Complementar nº 4/1992). As penalidades variam de R$ 818,90 a R$ 2.807,03, com acréscimo de R$ 1.871,35 a cada mil metros quadrados de área impactada.

Como alternativa, o município oferece gratuitamente o serviço de recolhimento de objetos inservíveis, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos. O agendamento pode ser feito pelo telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.

#PraCegoVer

A imagem mostra um bolsão de lixo no bairro Morada do Ouro II. Ao fundo, uma pá carregadeira juntamente com um caminhão-caçamba, executam os serviços de recolhimento do material irregular.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia mais:  Cuiabá mantém vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana