Mato Grosso

Mauro Mendes vai mostrar potencial do agro mato-grossense ao público europeu

Publicado

O governador Mauro Mendes viaja a Portugal, na próxima semana, para mostrar o potencial do agronegócio mato-grossense no XIII Fórum de Lisboa, em Portugal, evento que ocorre nos dias 2, 3 e 4 de julho.

Durante esse período de 30/6 a 4/7, o Governo de Mato Grosso ficará sob o comando do vice-governador Otaviano Pivetta.

Mauro vai palestrar no painel “Agronegócio e Segurança Alimentar: desafios para a cooperação”, ao lado do presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber; do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion; do Fundador da Markestrat, da DoutorAgro e da Harven Agribusiness School; Marcos Fava Neves; e do Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, André Nassar.

O painel será moderado pela senadora Tereza Cristina, de Mato Grosso do Sul.

“Essa é mais uma oportunidade de mostrarmos ao mundo a pujança do nosso agronegócio e das grandes oportunidades de investimentos em Mato Grosso. Nosso estado é campeão em produção de alimentos com preservação ambiental, e essa mensagem precisa chegar em todos os cantos do planeta, já que os pilares da produção com preservação são fundamentais para ampliarmos nossas exportações”, relatou o governador.

Leia mais:  Tribunal Pleno elege novos juízes-membros substitutos do TRE-MT

O Fórum de Lisboa é promovido por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a Fundação Getúlio Vargas, por meio do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Neste ano, o tema central do fórum será “Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”. O evento irá promover debates sobre os impactos da era digital e da inteligência artificial na governança, políticas públicas e direitos fundamentais, explorando como o direito pode equilibrar inovação e desenvolvimento sustentável.

O fórum reunirá acadêmicos, juristas e autoridades governamentais, políticas e empresariais do Brasil, de Portugal e de outros países, bem como representantes da sociedade civil organizada.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Pesquisa de alunos da escola técnica de Tangará da Serra é selecionada para Feira Nacional de Ciências

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Exposição "Saúde Mental, Arte e Liberdade" estreia na segunda-feira (12)

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana